Crescer no Instagram é o desejo de muitos! Isso porque o Instagram pode ser um canal de marketing altamente rentável para qualquer marca que decidir apostar nele como estratégia de marketing.
Para provar isso, queremos convidar você a prestar atenção nestes dados:
- O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.
- O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos, segundo os últimos dados divulgados, calcula-se que nosso país tenha mais de 100 milhões de usuários.
Diante desses números, será que apostar no Instagram pode ser uma ideia ruim?!
Antes de avançarmos no nosso artigo, é importante que você entenda que não existe uma fórmula mágica para crescer nesta plataforma, mas com estratégias você poderá sim aumentar a visibilidade do seu negócio e fazer do Instagram um excelente meio para construção de um público altamente fiel e engajado.
Neste artigo, queremos oferecer para você um material que ajude você a dar os primeiros passos na plataforma na forma correta. Mostraremos passo a passo, dicas, estratégias de tudo que você deve fazer para bombar no Instagram.
1. Dê a sua audiência motivos para seguir você
Ter um perfil bonito no Instagram é legal, mas não é o suficiente para atrair novos seguidores e crescer na plataforma. Para atrair novos seguidores, é importante que você deixe bem claro na sua bio qual é a proposta do seu perfil. Sua bio precisa ser clara e objetiva, para que o público fique convencido de seguir você logo de cara.
Uma bio perfeita precisa ter:
- Uma foto do seu negócio em alta qualidade.
- Uma breve descrição sobre quem é você e o que faz.
- Ela precisa ter a sua cara, jamais copie a bio de outros perfis.
- CTA, você precisa fazer uma chamada para ação através de um link que pode ser: da sua loja online, canal do YouTube, curso online e etc.
Quer um exemplo?
Este é o Instagram oficial do Ei Nerd. Neste perfil podemos observar tudo o que falamos acima, logo que o público entrar neste perfil ele vai saber o objetivo deste Instagram que é trazer conteúdos sobre a cultura pop. Além disso, existem dois CTAs, um com endereço de e-mail para publicidade e o link do canal do YouTube do Ei Nerd.
2. Organize as suas postagens
Depois de organizar todo o seu perfil do Instagram, chegou a hora de falarmos sobre uma coisa bastante importante que é a organização das suas postagens e você pode fazer isso através de um calendário de conteúdo.
O calendário de conteúdo trará a você inúmeros benefícios, entre eles será evitar a dificuldade de criar conteúdos de qualidade, porque você vai planejar todas as suas postagens com muita antecedência. Outro benefício que este calendário dará a você, será evitar cometer erros de digitação. Cometer erros todo mundo acaba cometendo em algum momento, mas a partir do momento que publicar um conteúdo ele não poderá ser editado e será bastante constrangedor ter estes erros. Então, antes de publicar revise bem a postagem.
E como criar o seu calendário? É mais fácil do que imagina. Algumas pessoas criam este calendário usando o Excel ou as Planilhas do Google Drive, lá você pode planejar os seus conteúdos para uma, duas, três semanas ou até mesmo trinta dias, isso ficará ao seu critério. A partir do momento que colocar o calendário em prática, você vai perceber quão rico ficarão os seus conteúdos, porque é muito mais fácil criar conteúdos com antecedência do que criar um conteúdo para ser postado dentro de algumas horas. E assim você conseguirá crescer na plataforma.
3. Poste com frequência
Há quem diga que é recomendado fazer de três a quatro postagens por semana em média no Instagram. Mas nós recomendamos que você faça uma postagem por dia. Porque o algoritmo do Instagram recompensa os perfis que postam regularmente, aumentando as chances de ganhar novos seguidores mais rápido, do que aqueles que postam com uma frequência baixa.
Mas se neste momento você não tem condições para postar diariamente, não poste. Gerencie o seu Instagram no seu tempo e conforme você pode, mas tenha em mente que com o passar do tempo, você vai precisar postar com mais frequência.
Lembre-se sempre: É mais importante qualidade do que quantidade.
4. Use hashtags relevantes
As hashtags são usadas como forma de pesquisa no Instagram, ou seja, a partir do momento que você incluir uma hashtags na sua postagem, você vai permitir que as pessoas possam encontrar você através das hashtags.
O Instagram permite que você use até 30 hashtags por postagem, mas não abuse disso, as hashtags costumam ser eficazes na qualidade e não na quantidade. Então, priorize sempre aquelas que são mais relevantes e que tenham haver com o seu post.
5. Comente em outras contas do Instagram
Você não deve responder apenas os comentários que recebe do seu público em seus posts, você pode e deve participar das conversas de outros perfis.
Se você identificar uma postagem interessante de um outro perfil do mesmo nicho que o seu, é interessante você comentar também. O Instagram é uma comunidade, e as pessoas que seguem o perfil que você vai comentar, podem se interessar pelo seu perfil a partir do comentário que você fizer. Você pode ganhar vários seguidores desta forma.
6. Faça stories diariamente
Os stories é o carro chefe do Instagram, por meio dele você poderá se conectar com seu público de uma maneira fácil e rápida. Os stories atendem muito bem a atual geração que anseia por conteúdos curtos, neste formato de conteúdo você poderá postar vídeos com no máximo 15 segundos de duração.
Outro destaque deste tipo de conteúdo, é a facilidade de como ele pode ser feito. Você pode fazer stories em qualquer lugar e em qualquer hora. Ficou preocupado com edição? O Instagram dá para você várias ferramentas gratuitas para você tornar os seus stories bem chamativos. Você pode: Adicionar textos, incluir músicas, gifs, figurinhas, filtros e muito mais.
Aqui estão algumas vantagens que os stories dará para você:
- Se você tiver um negócio, aumentará a visibilidade da sua marca
- Ótima oportunidade para interagir com seu público
- Ter um feedback instantâneo dos seus novos produtos ou serviços
7. Interaja com seu público
O Instagram não é uma rede social para você postar o seu conteúdo agora e sair fora logo em seguida. A proposta do Instagram é fazer com que seus usuários fiquem o maior tempo possível na plataforma, fazendo lives, stories, reels, IGTV, comentando, respondendo direct etc.
Ter o hábito de interagir com o público é uma estratégia crucial para crescer na plataforma. O maior erro que muitos cometem, é não considerar o público que possui. No seu começo, ficará fácil responder os seus seguidores, mas conforme você for crescendo esta tarefa ficará quase impossível. Neste caso, é importante que você reserve um tempo do seu dia para responder alguns dos seus seguidores, você fará o dia deles mais feliz, e o seu público vai ver que você se importa com eles, isso vai fazer eles gostarem de você mais ainda.
8. Faça reels
Se você ainda não fez nenhum Reels para seu Instagram, está perdendo tempo e uma grande oportunidade para crescer na plataforma. Reels é o formato de vídeos curtos do Instagram. Este modelo de vídeo é altamente recomendável e permite que você alcance novos públicos e por consequência, novos seguidores.
Quando você começar a gravar os seus primeiros reels, você vai ter se arrependido de não ter feito esse tipo de vídeo antes, pode acreditar no que estamos falando. Esse formato de vídeo é tão eficaz que ele funciona perfeitamente para todos os tipos de marcas, negócios e nichos.
Para fazer o seu reels bombar, não esqueça de:
- Usar hashtags relevantes que tenha a ver com seu vídeo
- Adicionar legenda no seu vídeo
- Usar memes e músicas que estejam no hype
- Ser sempre original
9. Faça lives com frequência no Instagram
Durante a pandemia do COVID-19, enquanto todos nós estávamos em casa, as lives foram uma ótima maneira de conectar as pessoas. Cantores, empresas, influenciadores em geral não perderam a oportunidade e logo migraram para o universo das transmissões ao vivo.
Ao contrário do YouTube e Twitch que exigem diversos aparatos para fazer uma live de alta qualidade, no Instagram isso não existe. Fazer uma live no Instagram é bastante simples, basta pegar o celular e clicar em iniciar transmissão ao vivo.
Se você busca um lugar para fazer lives, sem ter dor de cabeça, o Instagram é o lugar perfeito para você. Durante a transmissão ao vivo você terá um espaço para interagir em tempo real com a sua audiência. Você poderá responder perguntas e contar suas grandes novidades. As lives são um espaço perfeito para aumentar o vínculo entre você e sua audiência.
10. Crie destaques no seu perfil
Para que um usuário do Instagram se transforme num seguidor seu, você precisa conquistá-lo rapidamente. Caso contrário, ele vai sair do seu perfil e vai em busca de outro para seguir.
Para conquistar um público você precisa caprichar na sua bio, mas principalmente nos seus conteúdos, conforme falamos anteriormente. Existe um recurso muito poderoso no Instagram, chamado destaques. Não sabe o que são os destaques? Antes de explicarmos para você, observe este Instagram abaixo.
Os destaques são esses círculos, eles são muito úteis. Como os stories tem uma vida útil de 24 horas e depois desse tempo eles ficam indisponíveis para visualização, os destaques permitem que você fixe os seus stories antigos. Isso vai permitir que as pessoas possam conhecer mais você.
Você pode fazer destaques sobre:
- Notícias suas
- Outras redes sociais
- Seus serviços/produtos
- Perguntas e respostas
11. Crie conteúdos compartilháveis
Algumas pessoas pensam que para ganhar muitos seguidores no Instagram é preciso ter muito dinheiro, para investir um alto valor em tráfego pago. Mas este pensamento está um pouco equivocado, porque de nada adianta impulsionar uma publicação se ela não tiver qualidade para chamar a atenção das pessoas.
Mas existe sim a possibilidade de ganhar muitos seguidores sem gastar nada, através da forma orgânica, ou seja, o tráfego orgânico. A melhor forma de fazer isso, é criando conteúdos altamente compartilháveis. Você pode criar conteúdos sobre:
- Carrosséis informativos
- Memes que estão no hype do momento
- Reels
- Frases sobre assuntos do seu nicho
12. Faça CTAS sempre que puder
O Instagram oferece diversas opções para você fazer CTAs. Seja por meio de um link de um site que você adicionar nos seus stories, um link da sua loja ou de qualquer outro site que você pode adicionar na sua bio. As possibilidades são imensas, o seu papel será ajudar seu público a executar uma ação que você quer que eles façam.
Além de links que você pode incluir no Instagram, você pode fazer CTA nas legendas dos seus posts, pode pedir para que seu público compartilhe o seu conteúdo e faça qualquer outro tipo de ação.
13. Monitore os seus resultados no Instagram
Tenha o hábito de monitorar como o seu público tem reagido às suas postagens, observe se eles têm interagido aos seus carrosséis, reels, IGTV, stories, etc. Faça este monitoramento constantemente para que você possa ver se seu público está gostando ou não dos conteúdos que você tem feito. Se ele tem gostado, continue. Mas, se a interação que eles têm feito com você são bem baixas, mude de estratégia.
Você precisa lembrar, que o Instagram é uma rede social totalmente interativa e se esta interação não tem acontecido, chegou a hora de mudar.
Agora você já sabe!
Crescer no Instagram pode ser uma tarefa bem difícil num primeiro momento, mas não é. Diariamente temos recebido relatos de alunos nossos, que depois de acompanhar os nossos materiais, o perfil deles no Instagram decolou.
Criamos este artigo para que você tenha uma base sobre tudo que precisa ser feito para crescer na plataforma. Todas as dicas que apresentamos aqui ajudarão você a ganhar mais seguidores no Instagram, com constância.
Seu papel agora é começar a criar conteúdos, focando sempre na qualidade do conteúdo que você cria. Se você fizer isso, seu público crescerá naturalmente e ainda fazer vendas!