Marketing Digital é um dos temas mais buscados nos últimos anos. Mas você sabe o que é, como funciona e quais são as estratégias? Então bora aprender tudo sobre marketing digital!
O que é Marketing Digital?
Para falar do que é marketing digital, antes precisamos reforçar o que não é:
- Marketing digital não é golpe;
- Marketing digital não é esquema de pirâmide.
Pois o motivo é simples: marketing faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Não importa se você irá usar o marketing tradicional ou o marketing digital. Acima de tudo, criar estratégias de marketing é importante para qualquer organização, não é mesmo?
O que é então esse marketing digital?
Enquanto o marketing tradicional ocorre fora do ambiente online, no marketing digital as estratégias são desenvolvidas para o ambiente online, dentro da internet.
Afinal não resta dúvidas que estar na internet é importante para qualquer empresa ou profissional autônomo. Então porque não criar estratégias de marketing dentro desse ambiente? Esse é o foco do marketing digital.
Além disso, podemos dizer que o marketing digital é fundamentado em três pilares: atrair, engajar e converter. Isso envolve todo o processo de comunicação, publicidade, propaganda, atendimento, pré-venda, venda e pós-venda! Tudo usando a tecnologia e a Internet.
Qual é o objetivo do marketing?
O marketing, seja ele tradicional ou não, tem o objetivo de atrair novos clientes ou potenciais clientes a conhecerem sua marca e comprarem seus produtos. Dessa forma, não importa se você é um profissional autônomo ou uma pequena, média ou grande empresa. Certamente você precisa desenvolver estratégias para atrair clientes. Ou seja, a melhor forma de alcançar ainda mais pessoas é por meio da internet!
E essas estratégias podem ser tanto de outbound marketing quanto de inbound marketing:
- Outbound marketing: estratégias de promoção de vendas de forma ativa. Tais como telemarketing, mala direta e campanhas de tráfego pago (anúncios, banners e outdoors);
- Inbound marketing: estratégia de atrair clientes de forma mais passiva. Feita principalmente por meio de conteúdos relevantes e úteis para os clientes, criando um relacionamento com eles.
A grande diferença entre ambos é: enquanto no oubound a empresa corre atrás do cliente, no inbound o cliente é quem busca e encontra a empresa. Por isso muitas organizações tendem a concentrar mais esforços no inbound marketing.
Mas não importa se você irá trabalhar exclusivamente com outbound, inbound ou se trabalhará com ambos. O marketing digital poderá ser usado de diversas formas para:
- Impulsionar o negócio fortalecendo a marca (branding);
- Atrair mais clientes por meio de compartilhamento de conteúdo (inbound marketing). O que pode ser feito por meio de sites, blogs, uso de redes sociais, vlogs, entre outros;
- Prospectar ativamente mais clientes (outbound marketing) e converter mais vendas. O que pode ser feito por meio de publicidade paga, flyers, outdoors, e-mail, banners, entre outros.
Estratégias de Marketing Digital
Existem muitas formas de aplicar o marketing digital. Não importa se você trabalha com serviços, produtos físicos ou infoprodutos. Você pode aplicar essas estratégias para alavancar as suas vendas de forma rápida e fácil.
1. Site Institucional
Se você quer que a sua empresa tenha um maior alcance, então precisa criar um site institucional. Além de aumentar o alcance, ainda aumenta a credibilidade e a confiabilidade da marca. Com toda a certeza, um site institucional mostra mais profissionalismo. Além disso, direciona as pessoas para conhecerem melhor o seu serviço ou produto e é uma das formas das pessoas entrarem em contato.
Por meio do site institucional é possível:
- mostrar a sua identidade de marca;
- reforçar seus princípios e valores;
- criar um relacionamento com seu cliente.
2. Blog
Uma boa forma de trabalhar o marketing de conteúdo é por meio de criação de artigos relevantes para seus clientes e potenciais clientes. Por meio dos artigos você pode criar um forte relacionamento com eles e fazer a sua marca ser lembrada. E ser lembrado é o que te leva a vendas futuras!
Blogs são fáceis de ser administrados e ótimos para fazer a sua marca aparecer nos mecanismos de buscas. Isso aumenta as chances de potenciais clientes conhecerem a sua marca e comprar seu produto ou serviço.
Não é preciso ter grandes habilidades em desenvolvimento web para começar o seu blog hoje mesmo. Mas certamente é importante entender de SEO (Search Engine Optmization). Essa é a forma de fazer o seu artigo aparecer sempre no topo das buscas.
Além disso, tenha em mente que não basta apenas fazer SEO perfeito se o conteúdo não agrega valor para o cliente. Então se liga nas dicas:
- Publique conteúdos novos e atualizados;
- Sempre traga informações que solucionem problemas do seu cliente;
- Invista em escrita persuasiva e storytelling, que são técnicas de copywriting.
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3. Redes Sociais
Uma das formas de criar um bom relacionamento com o seu cliente é por meio das redes sociais. Assim como o Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.
Mas não basta criar uma conta e postar conteúdo de forma aleatória. Antes de tudo é preciso ter uma estratégia!
Primeiramente, para atuar nas redes sociais você precisa:
- Identificar quais redes são importantes para seu negócio;
- Estudar qual o conteúdo mais eficaz para cada rede;
- Analisar constantemente as métricas e o resultado das redes;
- Publicar conteúdo de valor;
- Analisar a frequência ideal de postagem para cada rede.
[Saiba mais sobre A importância das Redes Sociais no Marketing Digital]
4. E-mail marketing
O uso de e-mail é uma boa forma de manter uma comunicação ativa com os clientes. Mas atenção! Certifique-se de só enviar e-mails para pessoas que se cadastraram em sua base de dados. Acima de tudo, evite mandar spams! Dessa forma, tome muito cuidado ao começar a sua estratégia de e-mail marketing. Então fique atento a frequência e relevância do conteúdo.
Por exemplo, você pode usar o e-mail para:
- divulgar uma oferta;
- encaminhar um newsletter;
- aumentar o engajamento por meio de cartões comemorativos (aniversário, por exemplo);
- fazer avisos;
- comunicar novidades entre tantas outras possibilidades.
5. Tráfego Pago
Promover seu conteúdo, seu produto ou serviço por meio de anúncios é uma boa estratégia para alcançar mais pessoas. Dessa forma, os anúncios podem ser usados de forma estratégica para:
- Aumentar a base de leads (clientes em potenciais interessados em seu produto ou serviço);
- Levar clientes ao seu blog, site ou rede social;
- Ganhar mais seguidores;
- Aumentar vendas.
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6. Mercado de Afiliados
Trabalhar com mercado de afiliados divulgando seu produto (físico ou infoproduto) ou até mesmo serviço é uma boa alternativa para aumentar vendas.
Nessa estratégia, você como marca pode criar um programa de afiliados. Mas estes farão a divulgação e vendas em troca de uma comissão.
Hotmart, Amazon, Magalu, eBay, são exemplos deste mercado.
Como começar no Marketing Digital?
Antes de tudo é necessário descobrir qual o nicho de mercado que você quer atuar. Isso serve para qualquer empreendimento!
E não importa se você optar por começar divulgando o seu serviço ou o seu negócio físico ou o seu infoproduto (curso, webnário, workshop, e-book, por exemplo).
Além disso, também pode começar a atuar em uma das profissões necessárias no marketing digital, por exemplo:
- Roteirista;
- Redator;
- Estrategista de Conteúdo;
- Editor de vídeo;
- Designer;
- Copywriting;
- Gestor de Tráfego;
- Social Media;
- Gestor de comunidades;
- Co-produtor;
- Afiliado.
E sabe onde você pode desenvolver todas essas habilidades? Aqui na CyberClass! São inúmeros treinamentos para começar hoje mesmo.
Viu como é fácil começar no marketing digital?
Agora só depende de você escolher o seu caminho no marketing digital e começar!