Black Friday

Como vender mais na Black Friday

Quer saber como vender mais na Black Friday deste ano?

Neste artigo você receberá dicas práticas que ajudarão você a arrasar nas vendas nesta Black Friday.  

O que significa Black Friday?

Black Friday é um dos dias mais aguardados do ano pelos lojistas e principalmente pelos consumidores. Por ser um grande evento comercial que dá descontos em produtos das mais diversas categorias.

A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos. Hoje a Black Friday está presente em vários países de todo o mundo, por ser considerado o maior evento de descontos do ano.

Vale a pena um pequeno negócio apostar na Black Friday?

Com certeza vale. Mas lembre-se, que você não precisa competir com grandes varejistas para que sua pequena empresa tenha uma Black Friday de sucesso. 

É um grande equívoco deixar esta data tão importante de lado, apenas por estar começando no mercado. Até porque preços baixos não são a única forma de chamar a atenção do público. 

Pense na Black Friday como um pontapé inicial para expandir ainda mais o seu negócio. Muitas pequenas empresas não podem oferecer descontos de até 50% em seus produtos e está tudo bem. 

Mesmo que você não possa competir com os grandes varejistas, oferecendo grandes descontos. Você pode fornecer embalagens de presentes personalizadas de forma gratuita ou até mesmo um brinde. 

A Black Friday permitirá que novos clientes cheguem até você, então não perca as chances de agregar valor aos seus clientes e promover um grande relacionamento. 

Podemos destacar dois motivos importantes, para você dono de um pequeno negócio apostar na Black Friday:

Motivo 1: Maior tráfego para seu site e redes sociais

Com toda a mobilização que a Black Friday gera, prepare-se para ter um aumento de tráfego no seu site e nas suas redes sociais. 

Certifique-se de planejar todas as suas mídias com antecedência para poder aproveitar ao máximo todo esse hype.

Motivo 2: Fidelizar novos clientes

Muitas empresas não conseguem dar conta da alta demanda da Black Friday, e acabam dando um atendimento ruim aos clientes.  

Esta pode ser uma grande oportunidade para você. Se seu negócio está começando, aproveite o momento para fidelizar seu cliente dando um atendimento exclusivo.  

Cuidado com a Black Fraude

Antes de ensinarmos como você pode arrasar nesta Black Friday, precisamos falar de uma coisa muito importante, a Black Fraude.

Mas o que é Black Fraude? Black Fraude é um termo utilizado na internet, para identificar empresas que têm adotado estratégias de marketing enganosas durante o período da Black Friday. 

A coisa é tão séria, que existem algumas empresas que até dão golpes, em alguns clientes. Ao fazer isso, essas empresas são acionadas pelo Procon e acabam sendo punidas e tendo sua imagem arruinada no mercado.  

E quais são os principais “golpes” que essas empresas fazem? Acompanhe:

Alto valor do frete

O frete abusivo é uma prática bastante comum nas empresas que fazem Black Fraude, ao invés de Black Friday. 

Esta prática acontece quando uma empresa oferta produtos com descontos irresistíveis, o valor do frete torna-se muito elevado para compensar o desconto dado no produto. 

Desconto fake

O desconto fake é uma das práticas mais comuns, nas empresas que fazem Black Fraude. 

Esta prática é feita de duas formas:

  • Forma 1: Quando a empresa divulga “produtos promocionais” com o mesmo preço ofertado antes da Black Friday.
  • Forma 2: Imagine que uma empresa está vendendo uma televisão a R$1.500 antes da Black Friday. 

Mas durante a Black Friday, a empresa informa que esta televisão antes custava R$1.300 e agora está custando R$1.650. 

Produto está indisponível 

Um produto estar indisponível em determinado site é algo que acontece, isto não tem nenhum problema. 

Mas as empresas que fazem Black Fraude fazem isso para enganar. Elas criam um anúncio de um produto com um valor irresistível. Ao ser traído pelo anúncio o consumidor clica no site e se depara com o produto esgotado. 

Mas porque algumas empresas fazem isso? Para atrair o clique do usuário para o site, a fim de que ele possa comprar um produto similar sem desconto. 

Mas isso acontece mesmo? 

Eu sei que você está se perguntando: “Será que isso acontece mesmo?”

Por mais bizarro que isso tudo possa ser, infelizmente essas são práticas adotadas por muitas empresas. 

Se você tem um negócio, o conselho que queremos dar a você é: 

Não faça isso de forma alguma! 

Caso o faça, o nome da sua empresa poderá estar no Reclame Aqui, Procon e em outros locais de reclamação. 

Em casos mais sérios, você poderá receber até um processo por infringir o Código de Defesa do Consumidor, então fique esperto!   

Como vender mais na Black Friday

Agora que você já sabe os riscos de fazer uma Black Fraude, falaremos agora o que você deve fazer para arrasar nas vendas nesta Black Friday:

Comece seus preparativos cedo

A Black Friday não começa em novembro, ela acontece cedo. Quanto antes você começar ela melhor.

Mas o que isso quer dizer? Significa que você precisa elaborar um plano de ação com antecedência para planejar toda a sua Black Friday.  

O sucesso da Black Friday começa antes dela iniciar. Grandes varejistas e empresas dos mais diversos segmentos, promovem campanhas para divulgar a Black Friday com bastante antecedência.

Isso aumenta a expectativa dos clientes e faz eles ficarem ansiosos pela Black Friday. 

Crie ofertas irresistíveis

O combustível de toda Black Friday são as ofertas. Assim que inicia a Black Friday, os clientes estarão em busca de grandes descontos e promoções. 

Então você precisa criar ofertas irresistíveis, que faça seus clientes sentirem que é uma grande vantagem comprarem de você e não dos seus concorrentes. 

Organize todo o seu site

Teste e revise todo o seu site. Verifique se tudo está funcionando corretamente, veja também se sua página está habilitada para dispositivos móveis.

Certifique-se que todos os seus produtos estão cadastrados corretamente. Observe se não há nenhuma informação confusa que interfira na experiência dos seus clientes na hora da compra. 

Crie um cronômetro de contagem regressiva

Durante o período de Black Friday as empresas estão com um único objetivo, vender. Os usuários estão pesquisando por empresas que estão vendendo produtos com melhores condições.

Aproveite essa oportunidade e faça uma promoção exclusiva, adicionando um cronômetro de contagem regressiva no seu site. Ao ver este cronômetro o usuário terá um senso de urgência, esta é a melhor maneira de aumentar suas vendas. 

Porque o usuário se sentirá encorajado a comprar de você, porque o tempo da promoção está acabando e ele não vai querer perder a sua promoção.

Verifique seu estoque

Certifique-se de ter a quantidade certa de estoque para que seus clientes não fiquem desapontados, numa data tão importante. 

Você precisa garantir uma boa quantidade dos seus produtos mais vendidos, para poder atender a alta demanda da Black Friday. 

Capriche nas redes sociais 

As redes sociais são um terreno fértil para as empresas que anunciam. 

Crie publicações para estabelecer uma conexão com os clientes, usando imagens atrativas, depoimentos positivos de clientes, faça vídeos mostrando seu produto.

As redes sociais serão responsáveis em fazer sua marca chegar até seu cliente, então capriche em todas suas publicações. Se puder impulsionar suas publicações para atingir ainda mais pessoas.    

Contrate um influenciador que seu público ama

Você pode contratar um influenciador digital para promover seu negócio durante a Black Friday. 

Priorize um influenciador esteja de acordo com seu nicho. Assim que as pessoas verem os seus anúncios com este influenciador, as pessoas vão reconhecer este influenciador de imediato. Isso vai incentivá-las a comprar de você. 

Invista no atendimento ao cliente

A Black Friday atrairá uma grande quantidade de tráfego para seu negócio. Isso pode ser uma coisa boa, mas também uma coisa ruim. 

O ponto positivo é que aumentará suas vendas neste período, o lado negativo disso tudo é que você pode não conseguir atender a necessidade de todos os clientes. Por isso, você precisa preparar a sua equipe, para que eles possam dar aos seus clientes a melhor experiência possível. 

A demora em fazer um atendimento, pode prejudicar a imagem da sua empresa num período tão importante. 

Faça um relatório de vendas para análise

A Black Friday acabou? Então faça um relatório de desempenho de vendas. Este relatório irá ajudá-lo a melhorar suas próximas estratégias de vendas. 

Porque você terá uma melhor compreensão do seu público, ao mesmo tempo saberá quais melhorias necessárias precisam ser feitas, para a próxima Black Friday.   

Bora vender nesta Black Friday

 

Esperamos que você coloque em prática as dicas que apresentamos aqui. A Black Friday pode ser muito benéfica para seu negócio, então planeje ela com antecedência. 

O sucesso de uma Black Friday começa antes dela começar, não esqueça disso tá bom?!

Agora que você recebeu dicas para vender na Black Friday, queremos ajudá-lo a vender mais em outras datas comemorativas. 

Quer alavancar suas vendas? Então olha só tudo o que a CyberClass tem pra você: