Quer saber como fazer uma live de sucesso no Instagram? Neste artigo, você vai aprender de forma prática como ter bons resultados em suas lives.
Vale a pena fazer lives no Instagram em 2025?
Se você está se perguntando se ainda vale a pena fazer lives no Instagram em 2025, a resposta é: com toda certeza! E vou te explicar o porquê.
As lives continuam sendo uma das melhores formas de se conectar diretamente com o seu público. Nada cria mais proximidade do que estar ao vivo, falando em tempo real, respondendo perguntas e mostrando quem você é de verdade.
E sabe o que é melhor? O Instagram tem dado cada vez mais destaque para quem faz esse tipo de conteúdo. Além da proximidade que as lives proporcionam, elas permitem que você ensine algo ao seu público.
Durante uma live, você tem a oportunidade de se aprofundar em temas que dificilmente caberiam em um reels, carrossel ou qualquer outro formato de post.
Essa profundidade no conteúdo, é o que faz toda a diferença. Uma live abre espaço para conversas mais completas com seu público. É exatamente isso que seu público mais quer.
Então, se você clicou nesse artigo, mas estava com dúvidas se realmente vale a pena criar uma live no Instagram, fique tranquilo, porque vale muito a pena.
Como fazer uma live de sucesso no Instagram
Agora que você já sabe que vale a pena fazer lives no Instagram, eu quero te mostrar como. Fazer uma live não é simplesmente abrir o aplicativo do Instagram e sair falando.
É preciso fazer um bom planejamento, para que ela realmente funcione e alcance os resultados que você espera. Uma live de sucesso não acontece por acaso e cada detalhe conta.
Por isso, vou compartilhar com você um passo a passo prático, que vai ajudar você a transformar suas lives em um verdadeiro sucesso no Instagram:
1. Crie bons conteúdos
Pronto, acho que buguei você, né? O que tem a ver bons conteúdos com lives? Tem tudo a ver! Não adianta criar conteúdos fracos e esperar que o público fique motivado a assistir você ao vivo, porque isso não vai acontecer.
O sucesso de uma live de sucesso no Instagram começa bem antes dela acontecer. São os conteúdos que você publica diariamente: seja em posts, stories, reels ou carrosséis. Será os conteúdos que você vai despertar o interesse do público.
Quando você entrega um conteúdo bacana, as pessoas ficam animadas para assistir à sua live, porque já sabem que você vai trazer algo interessante e ainda mais completo. Então, se você quer que sua live seja um sucesso, a primeira coisa a ser feita é caprichar nos conteúdos que publica antes dela acontecer, ok?
2. Interaja com seu público
Acho que buguei você pela segunda vez, né? Sim, além de criar bons conteúdos, será preciso interagir com seu público. Mas, por quê? O motivo é muito simples: quanto mais próximo e participativo você for, maiores serão as chances do seu público assistir à sua live.
Pensa comigo o seguinte: por que alguém escolheria parar o que está fazendo para ver você ao vivo? Um dos motivos, é pela conexão que você tem com seus seguidores. Quando o público sente que você dá atenção e valoriza a interação, eles se sentem mais motivados a participar, porque sabem que você é diferente.
É claro que responder todos os seguidores é impossível, e você não é um robô. Mas reserve um momento do seu dia para isso. Responda alguns comentários, reaja aos stories dos seus seguidores ou até mande um direct de agradecimento para aqueles que sempre interagem.
São esses pequenos gestos que fazem com que sua audiência perceba que você se importa de verdade. Quanto mais verdadeira for essa relação, mais propensos seus seguidores estarão de parar tudo e acompanhar sua live no Instagram.
3. Qual o objetivo da sua live?
Depois de criar bons conteúdos e construir uma relação bacana com seus seguidores, vamos começar os preparativos para a sua live? O primeiro passo é bem simples, mas essencial: é preciso definir o objetivo da sua live.
Qual é o propósito dela? A live será para ensinar algo que seu público sempre pergunta? Vender um produto ou serviço? Aumentar a conexão com seus seguidores, mostrando um lado mais pessoal? Ou talvez seja para fazer um desabafo, ou para abrir um espaço para uma conversa mais descontraída com seus seguidores?
Seja qual for o motivo, é fundamental ter um objetivo claro. Sem isso, a sua live pode acabar sem foco, e no fim das contas, seu público pode achá-la uma verdadeira perda de tempo.
Definir o objetivo ajuda você a planejar cada detalhe da live, desde o que será dito até como manter o público envolvido. Então, antes de qualquer coisa, pergunte a si mesmo: o que você quer alcançar com essa live? A resposta será a base de todo o resto!
4. Defina o tema
Com o objetivo da live já definido, agora é hora de escolher o tema. O tema será o assunto principal que você vai abordar durante a transmissão.
Existem várias formas de escolher um tema bacana. Uma opção é pegar um assunto que está bombando no seu nicho no momento. Sabe aquela tendência que todo mundo está falando? Usá-la como tema pode fazer com que mais pessoas se interessem pela sua live.
Outra ideia é responder a uma dúvida em comum que seus seguidores têm feito. Se você perceber que uma pergunta ou assunto aparece com frequência nos comentários ou directs, esse pode ser o gancho perfeito para criar uma live com esse assunto.
Quanto mais chamativo e interessante for o tema, maiores são as chances de o público não só entrar na live, mas também assistir até o final. Por outro lado, escolher um tema fraco pode afastar as pessoas logo nos primeiros minutos e você não quer isso, né? Então, fique esperto!
5. Escolha o melhor dia para sua live
Estamos avançando, e agora é hora de decidir algo muito importante: o dia da sua live. Você pode ter o tema mais incrível e o melhor planejamento, mas se errar no dia e no horário, sua live pode flopar e nem com reza isso vai resolver!
A escolha do dia e do horário precisa ser estratégica. Procure escolher o momento que seu público está mais ativo no Instagram. Além disso, evite dias em que a atenção deles estará em outro lugar, como feriados, eventos grandiosos (Copa do Mundo, Eleições, Olimpíadas) ou alguma outra data especial.
Encontrou um dia bacana? Então, antes de bater o martelo, responda essa pergunta: Você assistiria a uma live nesse dia e horário?” Se a resposta for “sim”, ótimo, está no caminho certo. Se for “não”, talvez seja melhor reavaliar. Por exemplo, sexta-feira muitas pessoas preferem sair de casa. Já na segunda-feira, o cansaço do final de semana pode impactar o interesse das pessoas.
Posso te contar um segredo? O dia ideal será aquele que você decidir, levando em conta as características do seu público e tudo que falei anteriormente. Seu objetivo é encontrar um horário em que a maioria do seu público possa estar disponível.
6. Faça um bom roteiro
Agora que você já tem quase tudo encaminho, será preciso criar o roteiro. Mas calma! Isso não significa que você vai escrever palavra por palavra. As lives precisam ser dinâmicas, então o ideal é criar um roteiro no estilo bullet point, ou seja, levantar apenas os pontos-chaves que você vai falar.
O roteiro serve como um guia para manter você no caminho certo durante toda a live. Ele vai ajudar você a organizar os tópicos, definir as transições e até programar os momentos certos para interagir com o público. Por exemplo, se você sabe que vai responder perguntas, pode definir isso no roteiro também.
Além disso, o roteiro também ajudará você a controlar o tempo da live. Evitando que você se perca, fale demais ou de menos. Afinal, ninguém quer assistir uma live que pareça arrastada ou desorganizada, não é?
Ao criar o roteiro, você vai perceber depois que isso fará uma diferença enorme no resultado da sua live. Com um roteiro bem feito, sua live vai ser um sucesso e vai surpreender até você.
7. Divulgue sua live com antecedência
Como o público vai assistir sua live, se você não divulgar? As pessoas não têm bola de cristal, então você precisa avisá-las com antecedência. Assim como você tem uma rotina cheia de compromissos, seus seguidores também têm. Por isso, é preciso avisá-las, para que eles possam se organizar para participar da sua live.
Mas calma, não precisa de muita antecedência. Duas semanas antes já é um bom tempo, ou, se preferir, uns 10 dias antes. Isso dá ao seu público tempo suficiente para planejar e se preparar para assistir. Lembre-se de reforçar o convite ao longo dos dias, com lembretes nos stories, por exemplo.
Se quiser aumentar ainda mais o alcance, você pode criar um post específico sobre a live e impulsioná-la com tráfego pago. Isso vai garantir que mais pessoas fiquem sabendo e aumentará as chances de atrair pessoas interessadas no tema que você vai abordar.
Divulgar sua live é tão importante quanto planejá-la. Quando você faz isso da forma correta, o público percebe o valor e a seriedade do que está por vir. Então, não se esqueça de avisar seu público com antecedência, tá bom?
8. Cheque todos seus equipamentos
Um dia antes da live acontecer, é importante fazer uma checagem completa de todos os seus equipamentos. Faça um checklist e verifique se tudo está funcionando perfeitamente: seja celular, iluminação e conexão com a internet. Não deixe nada passar, combinado? Além disso, revise o roteiro para garantir que está tudo alinhado com o que você planejou.
Fazer esse checklist antecipadamente permite que você teste tudo e resolva possíveis imprevistos antes da live começar. Se preferir, também pode fazer os testes algumas horas antes da transmissão, mas o ideal é já ter tudo ajustado no dia anterior.
Agora imagine a seguinte situação: você está super empolgado para fazer sua live, mas descobre no meio da live, que algo essencial não está funcionando, como o áudio ou a câmera. Isso vai acabar frustrando o público, que dificilmente terá paciência para esperar que você resolva o problema.
O objetivo desse cuidado é garantir que tudo esteja funcionando bem, para que sua live aconteça de forma profissional e sem nenhum tipo de interrupções. Lembre-se: a experiência do público depende não só do conteúdo, mas também da qualidade da transmissão. Então, invista tempo nessa etapa, para evitar surpresas desagradáveis!
9. Prenda o público na live
Enquanto a live estiver rolando, seu principal objetivo é manter a atenção do público até o final. E aqui vai um segredo: a live não é como um vídeo gravado onde você fala sozinho. O grande diferencial de uma live é a interação em tempo real com os seguidores e você precisa aproveitar isso ao máximo.
Logo no início da live, pergunte ao público como eles estão, de que cidade estão assistindo ou até o que esperam da live. Essas interações criam uma conexão imediata e faz com que as pessoas sintam que estão realmente participando.
À medida que você desenvolve o tema, continue interagindo. Responda perguntas, leia os comentários e mencione os nomes das pessoas que estão participando. Fazer o público se sentir importante é uma estratégia que sempre funciona.
Se preferir, você pode convidar algum seguidor para participar ao vivo da live, para ele comentar sobre o assunto que você está falando. Fazendo isso, seus seguidores ficarão ainda mais conectados, na expectativa de ser o próximo a participar ao vivo.
10. O encerramento com CTA
Eu não sei quantas pessoas vão assistir à sua live até o final, mas uma coisa é certa: quando ela acabar, o que você quer que elas façam? É exatamente aí que entra o CTA (Call to Action) entra em cena. Também conhecido como, “chamada para ação”, o objetivo é direcionar o público a dar o próximo passo.
O CTA pode ser algo simples, como pedir para seus seguidores comentarem em um post que você acabou de publicar, ou até mesmo adquirirem um produto que você anunciou durante a transmissão. O importante é deixar claro o que você quer que eles façam, ok?
Outra ideia bacana é aproveitar o encerramento para divulgar a data da próxima live. Diga algo como: “Já anota aí, na próxima quinta-feira, às 20h, a gente vai se encontrar de novo para falar sobre (tema)!” Isso mantém o público interessado e cria expectativa para os próximos encontros.
O encerramento não deve ser apenas um “tchau”. O objetivo é surpreender o público até o último segundo! Agradeça pela presença deles, mostre o quanto a participação foi importante e reforce a conexão que você criou ao longo da live. Quanto mais especial for o final, maiores são as chances deles voltarem para acompanhar você de novo.
Agora é com você!
Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa para fazer uma live de sucesso no Instagram. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
Mas tem um detalhe que pode fazer toda a diferença, na sua live: o tráfego pago. Sabe aquele post de divulgação da sua live que você pretende criar? Com tráfego pago, você consegue atingir muito mais pessoas e garantir que seu público-alvo fique sabendo da sua live.
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