Quer saber qual a melhor rede social para você começar em 2025? Neste artigo, você vai descobrir quem leva a melhor: Instagram ou TikTok.
Instagram ou TikTok?
2025 já chegou, e aposto que você está cheio de energia para começar a criar conteúdo na internet. Mas aí surge aquela dúvida: onde postar seus conteúdos? Em meio a tantas redes sociais disponíveis, como YouTube, TikTok, Instagram e tantas outras. A escolha acaba não sendo fácil, como muita gente pensa.
De todas as plataformas disponíveis, as mais práticas para quem está começando são o Instagram e o TikTok. Talvez, você esteja se perguntando: “E onde fica o YouTube nesta história?”
Não sei se você sabe, mas criar um vídeo no YouTube dá um trabalho e tanto. Isso acontece, porque quem acessa a plataforma quer assistir vídeos mais elaborados. Por isso, vamos focar no Instagram e no TikTok, beleza?
É importante deixar claro, que ambas plataformas têm suas vantagens e desvantagens. O Instagram é aquela rede social clássica que nunca sai de moda, perfeita para postar fotos, vídeos, stories e muito mais. Já o TikTok é uma plataforma cheia de movimento, voltada para vídeos curtos, desafios e tendências que viralizam num piscar de olhos.
Mas, para quem está começando, qual será a melhor escolha? Para te ajudar nessa decisão, vamos analisar ponto a ponto:
1. Facilidade de uso
Se tem uma coisa que pesa na hora de escolher uma rede social, é como ela se encaixa no nosso dia a dia. Afinal, ninguém quer perder horas do seu dia, tentando entender como a plataforma funciona.
No Instagram, por exemplo, as coisas funcionam de forma mais prática. Afinal, todo mundo já usou a plataforma uma vez na vida. Então, postar fotos, vídeos e stories não é um mistério. Além disso, o aplicativo do Instagram tem um layout bem organizado e intuitivo, isso ajudará você a encontrar tudo o que precisa de forma rápida.
Já o TikTok te joga direto no feed de vídeos, sem mistério. Quer gravar algo? O botão de criar conteúdo está sempre no centro, facilitando tudo. O aplicativo foi desenhado para ser intuitivo e dinâmico, facilitando a vida de quem nunca mexeu no aplicativo.
Vencedor: Empate. Ambas plataformas são bem práticas de utilizar. O Instagram é bem simples, enquanto o TikTok é bastante prático. No fim das contas, a escolha vai depender do perfil de quem vai criar conteúdo.
Se você gosta de algo mais prático, mas completo, o Instagram é para você. Mas, se quer uma experiência ainda mais prática, o TikTok vai te conquistar.
2. Algoritmo
Ah, o famoso algoritmo! Ele é o cérebro por trás do sucesso ou do fracasso de qualquer publicação. Entender como ele funciona fará toda a diferença na sua criação de conteúdo. E no duelo entre Instagram e TikTok, qual será que leva a melhor, qual o que mais ajuda o iniciante a crescer?
No Instagram, o algoritmo favorece os perfis quem tem uma base fiel de seguidores. Para um iniciante, isso pode ser um desafio. Neste caso, é preciso criar bons conteúdos de forma constante para que suas publicações possam furar a bolha e aparecer no feed de mais pessoas.
Porém, com o reels, o Instagram deu uma nova chance para quem está começando. Este é o formato que aumenta suas chances de atingir um público maior, mesmo que você tenha poucos seguidores. Além disso, as hashtags também podem te dar uma forcinha.
E o TikTok? Aí o jogo muda completamente! O algoritmo do TikTok é o verdadeiro amigo dos iniciantes. Ele foca mais no conteúdo do que no número de seguidores. Então, se você postar um vídeo criativo, o algoritmo poderá entregar seu vídeo a muitas pessoas, independente do tamanho do seu perfil.
Vencedor: TikTok. O algoritmo do TikTok ajuda os iniciantes a terem visibilidade na plataforma. Isso acontece porque o algoritmo recomenda vídeos o tempo todo para os usuários. O Instagram está se esforçando para melhorar isso, mas, por enquanto, o TikTok tem o melhor algoritmo para ajudar quem está começando.
3. Formato de conteúdo
Agora vamos falar sobre formato de conteúdo, neste requisito, tanto o Instagram quanto o TikTok têm muito a oferecer. Mas, qual das duas redes sociais é melhor neste ponto?
No Instagram, você tem acesso a uma variedade de formatos de conteúdo. Você pode postar fotos, vídeos curtos (reels), stories, fotos no feed, carrosséis e até mesmo criar uma transmissão ao vivo. O Instagram é um prato cheio, para quem gosta de criar conteúdos dos mais variados estilos.
Já o TikTok é conhecido por seus vídeos curtos. Além disso, a plataforma também oferece a possibilidade de fazer lives e stories, como é feito no Instagram. Outros tipos de publicações, até o momento, não são possíveis serem feitas na plataforma, porém por pouco tempo, em breve serão liberadas no TikTok.
Vencedor: Instagram. Apesar do TikTok dominar o formato de vídeos curtos, o Instagram leva a melhor por oferecer uma gama muito maior de formatos. Isso permite que os criadores de conteúdo possam surpreender seus seguidores, criando sempre um conteúdo em um formato diferente.
4. Monetização
Então, vamos falar um pouquinho de grana? Esse é o assunto que mais interessa a todos os criadores de conteúdo: monetização. Afinal, quem não quer transformar seu esforço nas redes sociais em uma fonte de renda?
A monetização do Instagram é um pouquinho diferente, comparada a monetização das outras redes sociais. Nela, você pode fechar parcerias com marcas, ou até mesmo, vender seus próprios produtos.
Além disso, você pode ganhar dinheiro com as assinaturas, criando conteúdo exclusivo para seus seguidores. Outra forma, é com os selos que seus seguidores poderão enviar enquanto você estiver fazendo uma live.
Já no TikTok, o ritmo é diferente comparado ao Instagram. A plataforma paga baseada nas visualizações recebidas nos vídeos, como é feito no YouTube. Além disso, seus seguidores poderão enviar presentes enquanto você estiver fazendo uma live, entre outras formas de monetização.
Vencedor: TikTok. Ele oferece oportunidades de monetização muito mais completas, comparado ao Instagram. Além disso, a plataforma permite que os iniciantes que querem monetizar, possam ganhar dinheiro na plataforma, sem muita dificuldade.
5. Crescimento orgânico
Crescer de forma orgânica é o sonho de todo iniciante, né? Afinal, começar sem gastar com anúncios e ainda assim ganhar seguidores é uma meta muito desejada.
No Instagram, o crescimento pode ser um pouco mais lento, mas tem um diferencial importante: a fidelização. Com uma variedade de formatos, como stories, posts no feed, reels e até mensagens diretas, conhecidas como DM. A plataforma permite que você crie uma conexão mais próxima com seu público.
Já no TikTok, o algoritmo entrega seus vídeos para muita gente, mesmo que você tenha poucos seguidores. Isso faz com que os vídeos tenham mais chances de viralizar, o problema é que esse público pode consumir o conteúdo de forma mais superficial, o que dificulta a fidelização.
Vencedor: Instagram. Embora o TikTok ajude seus vídeos crescerem de forma mais rápida, a fidelização de seguidores é menor, comparada com o Instagram. Para quem busca criar um público fiel a longo prazo, o Instagram pode ser a melhor escolha.
6. Engajamento
Interagir com o público é essencial para qualquer criador de conteúdo, e as duas plataformas têm formas bem diferentes de incentivar esse engajamento.
No Instagram, a proximidade com os seguidores é mais evidente. Ferramentas como stories, caixinhas de perguntas, enquetes e mensagens diretas criam um ambiente onde os criadores podem realmente conversar com o público.
No TikTok, o formato dos vídeos curtos e o feed dinâmico priorizam a visualização constante de novos conteúdos. Assim que você abre o aplicativo, ele já te apresenta um vídeo novo, mesmo você não seguindo o perfil. Isso pode pode dificultar as interações, como comentários, por exemplo.
No TikTok é comum que o público assista vídeos, sem parar muito para interagir, já que a plataforma incentiva o consumo mais acelerado. No entanto, tem muita gente que gosta de interagir mesmo assim.
Vencedor: Instagram. O Instagram se destaca por promover interações mais significativas, que fortalecem a conexão entre criadores e seguidores. O TikTok, embora tenha um alto volume de visualizações, ele deixa um pouco a desejar no engajamento.
7. Alcance para não seguidores
Alcançar pessoas fora da sua bolha de seguidores é fundamental para crescer nas redes sociais, e nós temos duas plataformas que fazem isso de forma diferente.
No Instagram, o alcance para não seguidores depende bastante dos reels e da aba explorar. O algoritmo até entrega os conteúdos que têm tido um bom engajamento a não seguidores, mas ainda prioriza os seguidores da conta.
Já o TikTok, o jogo funciona de forma completamente diferente. Assim que você posta, seu vídeo é imediatamente mostrado para um público amplo na aba “para você”, onde seguidores e não seguidores consomem o conteúdo de forma equilibrada.
Vencedor: TikTok. Neste duelo, o TikTok ganha disparado. A plataforma não coloca barreiras para entregar seus vídeos para não seguidores. Já o Instagram exige mais esforço para alcançar quem ainda não te segue.
8. Rede social para negócios
Então, chegou a hora de falarmos sobre negócios, cada plataforma tem suas peculiaridades que podem ajudar, ou atrapalhar na hora de vender.
O Instagram possui ferramentas para negócios bem robustas. A plataforma oferece uma loja integrada, permitindo que você faça anúncios segmentados, para atingir as pessoas certas.
Além disso, a plataforma possui diversos formatos de conteúdo, para conectar marcas ao público, como stories, reels e posts no feed. Outro ponto importante do Instagram, é que as pessoas reconhecem ele como uma plataforma para negócios.
Já no TikTok, o foco está na criatividade e na viralização rápida, o que pode ser um grande trunfo para alcançar um público novo e aumentar a visibilidade da sua marca. A plataforma também permite criar anúncios, e o engajamento tende a ser muito alto, especialmente quando o conteúdo é direcionado.
Vencedor: Instagram. O Instagram ainda é a melhor escolha para negócios, graças à sua estrutura mais completa. O TikTok também pode ser usado para negócios, mas se compararmos os dois, o Instagram sai na frente. Aposto que os negócios da sua cidade tem um perfil do Instagram e não no TikTok.
9. Inovação
Inovação é o que move as redes sociais, e tanto o Instagram quanto o TikTok estão sempre trazendo novidades para atrair e manter seus usuários em suas plataformas.
O Instagram nunca ficou parado. A plataforma se destaca por sempre buscar melhorias no que já existe. Desde as mudanças no design até novas ferramentas para criar conteúdo, a plataforma está constantemente evoluindo.
O TikTok, é conhecido por ditar as tendências. Foi ele que trouxe os vídeos curtos para o centro das atenções e segue criando novos recursos, para deixar a plataforma ainda mais dinâmica.
Vencedor: Empate. O Instagram constantemente tem criado coisas inovadoras, da mesma forma o TikTok. Cada plataforma inova à sua maneira, o objetivo delas é criar a melhor experiência possível para seus usuários.
10. Potencial para viralização
Se tem uma coisa que deixa qualquer iniciante animado é a chance de viralizar, né? Afinal, quem não sonha em ter um conteúdo, que de repente atinge milhares de pessoas?
No Instagram, a viralização depende muito do formato do conteúdo, os reels são a grande aposta da plataforma. No entanto, a competição é acirrada, e para um conteúdo viralizar, é preciso que ele se destaque em meio a uma avalanche de outros conteúdos.
Já no TikTok, o cenário é bem diferente. A viralização é praticamente o DNA da plataforma. O algoritmo é desenhado para entregar vídeos a um público amplo, sem se preocupar tanto com o número de seguidores.
Isso faz com que qualquer pessoa, até mesmo quem está começando, tenha uma chance real de ver seu conteúdo bombar. Com uma boa ideia, e o timing certo, a possibilidade de viralizar é muito maior no TikTok
Vencedor: TikTok. No assunto viralização, é muito difícil competir com o TikTok. A plataforma democratiza o alcance, permitindo que qualquer iniciante crie um conteúdo que viralize. O Instagram também tem suas oportunidades, mas no TikTok, as chances de explodir são bem mais altas.
Qual a melhor rede social para o iniciante?
Depois de analisarmos ponto a ponto, ficou claro que tanto o Instagram quanto o TikTok têm seus pontos fortes e fracos. Mas, no fim das contas, a melhor escolha vai depender do que você está buscando.
Se você quer uma plataforma para dar aquele empurrão no seu negócio e criar uma conexão mais próxima com as pessoas, o Instagram é o lugar certo. Ele é uma rede social perfeita, para quem busca dar mais visibilidade para um negócio.
Por outro lado, se o seu foco é viralizar rápido, o TikTok é o lugar ideal. É só soltar a criatividade e deixar o algoritmo trabalhar por você.
Então, qual é a melhor rede? A melhor rede social para o iniciante é aquela que mais se alinha naquilo que você quer alcançar. Comece por aquela que faz mais sentido agora e, depois que pegar o jeito, por que não criar um perfil na outra?
Agora é com você!
Neste artigo, você descobriu as principais diferenças entre o Instagram e o TikTok para iniciantes. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática e começar a criar conteúdo na rede social que mais combina com você.
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