Não Sabe o Que Postar no Instagram? Conheça 10 ideias de conteúdo que funcionam

Não Sabe o que Postar no Instagram? Vou te Ajudar Nisso Agora!

Está sem ideias de conteúdo para postar no Instagram? Neste artigo, você vai conhecer 10 ideias de conteúdo que funcionam.

10 ideias de conteúdo que funcionam para todos os nichos

Se você está sem ideias e não tem a menor noção do que postar no Instagram, saiba que não é o único. Eu sei exatamente o que você está passando neste exato momento. Você pensa, pensa e nada parece bom o suficiente.

Não importa qual seja seu nicho, eu tenho 10 ideias de conteúdo para te mostrar, que funcionam para qualquer nicho. Se você estava procurando aquele empurrãozinho criativo, pode comemorar porque acabou de encontrar.

Então, sem mais enrolação, bora conferir essas 10 ideias:

1. Faça um react

Você sabia que, logo que os reacts surgiram, eles enfrentaram muito preconceito? Sim, no início muita gente dizia que esse formato “roubava” o conteúdo de outros criadores de conteúdo.

Mas o tempo passou, e adivinhe? Hoje o cenário mudou completamente, embora muita gente, ainda tenha um certo preconceito com react. Grande parte dos criadores de conteúdo, tem feito react com uma certa frequência.

Isso acontece, porque esse formato de conteúdo é perfeito para postar no Instagram. Durante um react, você pode mostrar suas reações, mas principalmente pode dar suas opiniões.

Independente de qual seja o seu nicho, você pode reagir a vídeos que estão em alta no momento. Quer fazer um reels que te dê muitas visualizações? Então, faça um react de algo que está bombando na internet.

Pode ser um vídeo viral, ou até mesmo um meme. Quando você reage a algo que está bombando, você acaba surfando na onda e acaba ganhando mais visibilidade.

2. Responda a perguntas frequentes

Seu público vive perguntando algo sobre um assunto específico? Então, por que não aproveitar essa oportunidade para criar um conteúdo sobre isso. Que tal?

Responder a perguntas frequentes é uma das melhores estratégias para postar no Instagram, principalmente quando você está sem ideias.

Dê uma olhada nas mensagens, comentários ou até mesmo nas DMs que você recebe. Identifique as dúvidas mais comuns dos seus seguidores, e transforme isso em conteúdo. Pode ser um reels explicando de forma mais detalhada um assunto específico, ou até um carrossel, onde você deixa a resposta de forma mais organizada.

Ao fazer esse tipo de conteúdo, você mostra que está atendo às necessidades do seu público. E sabe o que é mais legal? Esse tipo de conteúdo costuma gerar ainda mais perguntas, criando um ciclo contínuo de ideias de conteúdo para postar no Instagram.

Isso é tudo que os seguidores mais querem. Afinal, poucos criadores de conteúdo interagem com seus seguidores. Ao fazer isso, você estará ganhando destaque.

3. Publique seu antes e depois

Se tem um tipo de conteúdo que nunca sai de moda e sempre gera impacto, é o famoso “antes e depois”.

Ele funciona muito bem, porque desperta a curiosidade e mostra de forma clara a transformação de algo. Esse formato tem o poder de mostrar resultados, de maneira que as palavras não conseguem.

Esse é um tipo de conteúdo, que além de chamar muita atenção, gera muita interação do público, de maneira quase que instantânea. Independente de qual seja o seu nicho, o antes e depois pode sim ser adaptado e gerar ótimos resultados.

Por exemplo, se você é nutricionista, que tal compartilhar a evolução de um paciente? Com a devida autorização, é claro. Se você é barbeiro, pode mostrar como o corte de cabelo transformou o visual do cliente.

E se você é um influenciador, como poderá mostrar a transformação? Você pode mostrar alguma mudança sua, pode mostrar seu processo de emagrecimento, a decoração da sua casa ou até mesmo o estilo da edição dos seus vídeos. O importante é mostrar a transformação.

Esse formato de conteúdo tem uma vantagem: ele gera muita identificação. Quem vê o “antes” e o “depois” sente inspiração e, muitas vezes, até se identificará com a sua jornada. Essa identificação pode transformar seguidores que visitam seu perfil de forma esporádica, em seguidores fiéis.

4. Participe de alguma trend

Surgiu uma trend relacionada ao seu nicho? Então, é hora de agir rápido e gravar um reels. Participar de trends é uma excelente ideia de conteúdo para postar no Instagram, porque elas estão sempre em alta e chamam a atenção de muita gente.

Além de aumentar sua visibilidade, participar de trends ajudará a deixar seu perfil sempre atualizado. Isso mostrará aos seus seguidores que você está sempre atento no que anda acontecendo na internet.

No entanto, para que seu reels performe bem, é preciso que você seja um dos primeiros. Quando você grava um reels logo no início de uma tendência, as chances de alcançar mais pessoas e surfar na onda aumentam e muito.

Se você curtiu a ideia da trend, eu tenho um aviso importante: não deixe para depois! Se você demorar muito para gravar seu reels, corre o risco de perder o timing.

As trends têm vida curta, e enquanto você pensa em como criar reels, outra trend pode já estar bombando, deixando a anterior no passado. Então, meu conselho é o seguinte: fique atento às tendências do seu nicho e, assim que surgir algo, grave um reels o quanto antes.

5. Dê uma dica rápida

Os reels com dicas rápidas fazem o maior sucesso no Instagram. Sabe, por quê? Isso acontece porque as pessoas adoram aprender algo novo, especialmente quando é algo prático e direto ao ponto. Se você tem uma dica rápida relacionada ao seu nicho, ela com certeza merece virar um reels!

Não importa o quão simples ou complexo seja o que você tem para ensinar. A ideia é facilitar a vida das pessoas que acompanham você, por meio do seu reels. Pode ser uma técnica, uma solução para um problema comum ou até ensinar algo criativo que ninguém pensou antes.

No entanto, para que seu reels funcione, ele precisa ser aplicável. Quanto mais útil e fácil de colocar em prática for a sua dica, maiores são as chances de viralizar. E não esqueça de encorajar seus seguidores a comentarem se eles aplicaram a dica.

Isso não só gera mais engajamento e resulta em uma conversa contínua com o público. Afinal, quem aprende algo novo gosta de compartilhar com os amigos, e isso pode aumentar e muito o seu alcance.

6. Pergunte algo ao público

Não sabe o que postar no Instagram? Que tal aproveitar a oportunidade para chamar seus seguidores para uma conversa? Fazer uma pergunta é uma estratégia simples, mas muito eficaz. Seu público vai adorar dar a opinião, e você ainda cria um senso de comunidade no seu perfil.

Não precisa pensar em algo super elaborado. Muitas vezes, uma pergunta simples pode gerar mais engajamento do que você imagina. Sabia disso? Por exemplo, você pode perguntar algo do tipo: “Devo mudar o visual e tirar a barba, sim ou não?” ou “Qual a próxima receita vocês querem aprender?”.

O importante é que a pergunta esteja alinhada ao seu nicho e, claro, seja interessante para o público. Essa estratégia tem um diferencial: ela faz as pessoas sentirem que a opinião delas é valorizada. E sabe o que acontece quando as pessoas se sentem ouvidas? Elas tendem a interagir ainda mais, e acabam criando um laço com você.

Além disso, você pode usar as respostas como inspiração para futuros conteúdos. Se a maioria pedir algo específico, pronto, você já tem uma ideia certeira para o próximo post ou reels. Esse ciclo de perguntas e respostas também ajuda a manter seu conteúdo dinâmico.

7. Crie listas

Outro tipo de conteúdo que você pode fazer são as listas, sim, as famosas listas. Você não faz ideia do potencial desse formato de conteúdo. Vamos imaginar que você tenha um perfil de Instagram voltado para cinema, ok? Que tal criar uma lista dos “Top 10 filmes imperdíveis do ano”?

Ou, se você é um nutricionista, que tal criar uma lista sobre “Os 5 maiores benefícios de beber água regularmente”, explicando cada ponto de forma prática. Este tipo de conteúdo é rápido e fácil de consumir, e as pessoas vão curtir pra caramba.

Não importa qual seja o seu nicho, as listas funcionam bem para todos os nichos e geram uma alta interação. Elas são perfeitas para quem procura informações rápidas e organizadas. Além disso, elas são altamente compartilháveis, esse conteúdo pode te ajudar a aumentar o alcance do seu perfil.

Para garantir que suas listas sejam um verdadeiro sucesso, é importante apresentar informações que seu público ainda não conheça. O objetivo é educar seu público, mas também trazer um conteúdo de valor, que faça com que seu perfil se destaque como uma fonte de conhecimento confiável.

Para que suas listas performem bem, elas precisam ter um visual bacana. Você pode criar suas listas em formato de carrossel, permitindo que os seguidores deslizem para o lado para ver cada imagem. Se preferir, as listas podem ser feitas no formato de reels.

8. Poste memes adaptados ao seu nicho

Os memes nunca saem da moda, né? É impressionante, quando um meme surge, num piscar de olhos, já tem outro dominando a internet. Um dos memes mais engraçados que tivemos em 2024 foi o “Que show da Xuxa é esse?”.

Lembra dele? Difícil esquecer, né? Enquanto escrevo esse artigo, só de lembrar, começo a dar risadas. Esse é o poder dos memes: eles quebram o gelo e fazem tudo ficar mais leve.

Além de divertir, os memes podem transmitir informações ou opiniões de forma leve e descontraída. Se o seu nicho tem um tom mais sério, é interessante compartilhar um meme engraçado, para quebrar um pouco o gelo.

Não sei qual vai ser o meme do momento enquanto você estiver lendo este artigo, mas que tal pegar esse meme e adaptá-lo ao seu conteúdo? Sim, você pode! Pegue um meme e incorpore ao seu conteúdo. Seu público vai amar, ao ver que você está fazendo um conteúdo divertido.

Adaptar memes ao seu nicho permite que você surfe na onda do momento e alcance um número grande de visualizações. Afinal, quem não gosta de uma boa risada enquanto aprende algo novo? Então, se você ainda não experimentou usar memes no seu Instagram, chegou a hora de testar.

9. Compartilhe algo pessoal

Embora seu perfil no Instagram mostre uma variedade de conteúdos, às vezes abrir um espaço para compartilhar algo mais pessoal pode transformar completamente a relação com seus seguidores.

Quando falo em compartilhar algo pessoal, estou falando de coisas bem íntimas mesmo. Pode ser um desabafo, um trauma que você superou, ou mesmo um medo que enfrentou e venceu. Compartilhar essas experiências pessoais, faz com que seu público sinta uma conexão mais profunda com você.

Seu conteúdo, vai mostrar que por trás de cada post, há uma pessoa real, que enfrenta lutas e desafios. Isso vai tornar seu perfil mais humanizado, mas também vai incentivar seus seguidores a se abrir e compartilhar suas próprias histórias nos comentários do seu post.

Além disso, ao verem que você superou obstáculos, muitos podem se sentir inspirados e encorajados a enfrentar seus próprios problemas. Se preferir, você não precisa compartilhar algo muito complexo, pode ser algo do dia a dia, ou um momento difícil que esteja passando no momento.

10. Poste curiosidades relacionadas ao seu nicho

Já pensou em compartilhar com seus seguidores, curiosidades do seu nicho? Não importa qual seja o seu nicho, sempre tem algo interessante que você pode compartilhar. As curiosidades são uma maneira super legal de engajar seu público, porque todo mundo adora descobrir coisas novas e interessantes.

Por exemplo, se você fala sobre viagens, que tal compartilhar uma curiosidade sobre um destino específico? Ou se o seu Instagram é sobre saúde e bem-estar, por que não compartilhar os benefícios pouco conhecidos sobre um alimento?

Ao compartilhar alguma curiosidade, você estará mostrando ao seu público que você realmente conhece bem seu nicho. E sabe o que mais? Curiosidades são super compartilháveis. As pessoas adoram compartilhar esse tipo de conteúdo com seus amigos.

Então, se alguma vez você planejou um conteúdo relacionado a curiosidade, mas teve dúvida se publicava ou não, fique tranquilo porque ele funciona muito bem. Ele pode ser feito através de um post, uma sequência de stories interativos com quiz, ou até mesmo um reels.

Agora é com você!

Neste artigo, você conheceu 10 ideias de conteúdo para fazer no Instagram, que funcionam independente do seu nicho. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.

Depois que você começar a criar conteúdo, o alcance das suas postagens vai aumentar significativamente. Mas, você quer alcançar ainda mais pessoas? Se sim, eu posso te ajudar nisso.

Preparamos um conteúdo exclusivo que vai te ensinar como fazer tráfego pago no Instagram de forma prática. Com o tráfego pago, você pode garantir que suas publicações atinjam um público mais amplo.

Bora aprender como aumentar o alcance dos seus conteúdos? Então, clique aqui para acessar o conteúdo exclusivo.