A bio do Instagram é o seu cartão de visita. Lembra daquele ditado: “A primeira impressão é a que fica?” Este ditado se encaixa perfeitamente nesse assunto.
Com apenas segundos, você pode causar uma ótima impressão ao público através da sua bio, ou uma péssima impressão, caso a sua esteja desorganizada e incompleta.
Uma bio perfeita no Instagram, trás quatro vantagens:
1 – Diferenciação:
O Instagram é uma plataforma totalmente visual. Se uma pessoa visitar o seu perfil e ver uma foto em alta qualidade, você já ganhou pontos com ela. E após ver sua foto ela encontra uma bio que se diferencia das outras, você está bem perto de ganhar um seguidor.
2 – Profissionalismo:
Uma bio bem organizada, dará a sensação de que você é autoridade no assunto que aborda.
3 – Maior conversão:
A maioria dos seguidores que você terá, serão atraídos pelos conteúdos que você posta. Se sua bio do Instagram for atraente, eles serão atraídos em querer conhecer o seu conteúdo, assim aumenta suas chances de conversão.
4 – Melhores resultados:
Com o tempo, mais visitas o seu perfil terá e mais curtidas também. Com isso, o Instagram vai começar a recomendar o seu perfil para mais pessoas.
Viu como ter uma bio caprichada é importante? Eu separei algumas dicas para ajudar você a organizar a sua:
Dica 1: Otimize seu nome
O nome do seu usuário é um dos elementos mais importantes da bio do Instagram. Porque é através do seu nome, que as pessoas vão localizar você. Mas caso seu nome já esteja em uso, coloque um nome mais próximo do seu usuário, para que as pessoas possam encontrar você com mais facilidade.
Dica 2: Capriche na foto do perfil
Após pesquisar pelo seu nome, a foto do perfil é a segunda coisa que as pessoas vão olhar quando abrirem o seu Instagram. Não dê mole neste momento, coloque uma foto de alta qualidade. Se você é um influenciador digital, adicione uma foto que mostre bem o seu rosto.
Jamais coloque a imagem do seu perfil uma foto com baixa resolução.
Se o Instagram é da sua empresa, coloque o logotipo da sua marca. Isso ajudará a fortalecer o relacionamento da sua marca com seus clientes.
Dica 3: Descreva-se na bio do Instagram
Uma boa bio explica com facilidade a proposta do perfil. Se você é uma empresa, use a bio para destacar o seu negócio. Descreva o ramo, atividades e serviços que sua empresa presta.
Incluir conquistas e diferenciais que sua empresa tem, ajudará você a ganhar ainda mais pontos com o público.
A sua descrição precisa ser clara. Ela deve informar quem você é, o que você oferece e para quem os seus conteúdos são destinados.
Dica 4: Use emojis
Depois de descrever você, chegou a hora de dar um toque especial a sua bio. Use os emojis para fazer isso, eles transmitem muitas informações com apenas um caractere. Eles são ótimos para destacar e separar pontos importantes da sua bio.
Aqui vai alguns exemplos de emoji que você pode usar:
- 🎥 Para indicar que você tem um canal no Youtube
- 📍 Use na frente da localização da sua loja física
- 👉 Quando você quer chamar atenção de algo
- 📩 Use na frente do seu endereço de e-mail
- 👇 Use na última linha da sua bio para apontar para uma URL
- ❤️ Para marcar quem você gosta
- 🍕 Use se você tiver uma pizzaria
Dica 5: Adicione uma categoria na
bio do Instagram
Agora chegou a hora de incluir uma categoria no seu perfil. As categorias são importantes, pois elas ajudam as pessoas a identificar o seu nicho. Existem diversas categorias, escolha a que melhor se enquadra no seu perfil.
As categorias têm uma vantagem, aposto que você vai gostar. Elas não ocupam nenhum caracteres da sua bio, então você pode adicionar uma sem se preocupar em ocupar espaço.
Esta função está disponível apenas para contas comerciais. Se a sua ainda não é, ative agora.
Dica 6: Adicione hashtags relevantes
O Instagram também permite que você inclua hashtags clicáveis na sua bio. Se você tiver hashtag da sua marca, você poderá incluí-la para promover ainda mais o seu negócio. Mas se preferir, você também pode incluir hashtags relevantes ao seu nicho.
Dica 7: Divulgue o seu site
Este é o espaço que o Instagram permite que você compartilhe um link. Aproveite a oportunidade para colocar o link da sua loja online, seu canal do YouTube ou o site da sua empresa.
O ponto negativo desta opção, é que ela permite que você coloque apenas um link, então pense bem em qual quer colocar. Mas caso tenha mais de um site, use o linktree.
Com o linktr.ee você poderá adicionar todos os seus links numa página personalizada.
Observe como o linktree funciona na prática, através do linktree do Peter:
Dica 8: Compartilhe seu contato na
bio do Instagram
O seu contato precisa estar visível para todos, e uma boa forma de fazer isso é deixá-lo na bio. Se você é um influenciador ou tem um negócio, você pode colocar seu endereço de e-mail na bio do Instagram para fins profissionais.
Observe como fica na prática no Instagram do Peter. Assim como ele fez, você também pode colocar um emoji antes do e-mail para dar maior destaque.
Dica 9: Localização
Se você tem uma conta comercial, irá usufruir de diversos benefícios que este tipo de página possui. E um desses benefícios é adicionar a localização do seu negócio na bio do Instagram.
Para conquistar novos clientes, adicionar esta informação permitirá que você promova seu negócio. Assim as pessoas da sua região encontram você com mais facilidade.
Mas se você não quer mudar sua conta comercial por alguns motivos, não tem problema, você pode escrever a localização do seu negócio nos caracteres da sua bio.
Dica 10: Use destaques
Os stories ficam apenas 24 horas no ar, e após isso eles desaparecem. Para resolver este problema, o Instagram criou os destaques. Esta ferramenta é muito importante, porque ela permite que você selecione os stories antigos que publicou, para torná-los visíveis novamente para seu público.
Aproveite esta oportunidade para compartilhar momentos marcantes, divulgar produtos e até divulgar suas outras redes sociais. Quanto mais criativo você for, mais seu público irá gostar.
Viu como é fácil organizar a sua bio do Instagram?
Se você chegou até aqui, viu como é fácil fazer uma bio perfeita no Instagram? Agora você precisa dedicar tempo para fazer a sua, mas faça com calma. Se seguir todos os passos que passamos neste artigo, seu Instagram ficará top como o das grandes marcas e dos grandes influenciadores.
Não se esqueça de que o Instagram é uma rede social totalmente visual. Então, você deve ficar atento a todos os detalhes. Por mais “bobinho” que possa achar os emojis ou algum outro recurso, recomendamos que use todos os que citamos neste artigo. Porque o seu perfil pode ser seu, mas ele só terá vida se tiver um público acompanhando ele. Então tenha em mente que você precisa agradar seu público sempre.
Fique por dentro de todas as novidades que estão rolando no Instagram, e assim que a plataforma lançar um recurso novo, coloque em prática logo na sua bio. Não esqueça disso tá bom?!
Porque você precisa ser inovador, e deve estar a frente da sua concorrência.
Agora que você está craque e sabe tudo sobre a bio do Instagram, eu quero te fazer uma pergunta: Que tal ganhar dinheiro com o seu Instagram? Você já pensou nisso? É totalmente possível!
Não sabe como? Então fica ligado na Cyber, pois lá você vai aprender o passo a passo de como vender no Instagram.