strike youtube

Strike no YouTube: o que é e como evitá-lo

Você sabia que receber um strike no YouTube causa um impacto negativo no crescimento do seu canal? Por isso é importante saber o que precisa ser feito para evitar um strike no YouTube.

O que é um strike no YouTube?

Os strikes são avisos feitos pelo YouTube, a um canal que não está seguindo as regras da plataforma. Esta punição pode ocorrer de três formas: 

A primeira delas é feita pelo próprio YouTube. Quando a plataforma identifica que o usuário está usando recursos proibidos para burlar o crescimento do canal ou quando o conteúdo  postado está infringindo as regras do YouTube.    

 A segunda forma é por meio de uma denúncia. Quando um usuário do YouTube assistir seu vídeo e encontrar alguma infração, ele poderá denunciar seu vídeo ao YouTube. Então, os analistas da plataforma recebem esta denúncia e verificam se houve ou não uma infração.   

A terceira forma é por conta de um YouTuber. Isso quer dizer que, caso você tenha usado o conteúdo dele sem o consentimento, ou tenha feito comentários sobre o criador e ele não se agradou, ele poderá aplicar um strike em você.                             

Quais as consequências de receber um strike no YouTube?

Cada strike corresponde a um nível de punição. Você poderá receber no máximo 3 strikes, e cada um deles trará um tipo de prejuízo ao seu canal.

Então acompanhe agora cada um deles:

Advertência

Antes de receber um strike, você receberá uma advertência do YouTube, por ter ferido suas políticas. Esta é uma forma da plataforma deixar você em alerta.

Caso estes erros persistirem, há uma grande possibilidade de você receber um strike futuramente. 

Strike 1

Receber o primeiro strike é bastante preocupante. Ao recebê-lo ele ficará no seu canal por 90 dias, e você ficará impedido de postar vídeos no seu canal por 7 dias. 

Strike 2

O segundo strike é bastante grave e requer muita atenção. Ao receber 3 strikes no seu canal, ele será excluído da plataforma. Então você deve identificar logo onde  está errando, porque seu canal está em risco.

Este segundo strike, ficará por 90 dias no seu canal e você ficará 14 dias banido da plataforma, sem poder postar vídeos.     

Strike 3

O terceiro strike é muito mais grave em comparação aos anteriores, ao recebê-lo o YouTube toma uma medida bastante severa.

Quando você recebe três strikes no YouTube, sua conta ou qualquer outra conta vinculada é encerrada da plataforma de forma definitiva.   

Qual a diferença de aviso de direitos autorais e strike?

Um canal que recebe um strike, a plataforma remove o vídeo do canal automaticamente. Já o aviso de direitos autorais, faz o vídeo continuar no ar.

Um aviso de direitos autorais, acontece com o apoio da ferramenta chamada Content ID. Nela o detentor do direito autoral, envia uma cópia do conteúdo para o banco de dados do YouTube. 

Ao receber este conteúdo, o YouTube identifica como protegido por direitos autorais. Então caso alguém use este conteúdo, o YouTube automaticamente enviará uma notificação de direitos autorais a quem usou o conteúdo.

Esta notificação não irá derrubar o vídeo, ele poderá ficar no ar normalmente, mas toda a receita do vídeo será destinada ao criador do conteúdo original.  

Quem pode aplicar um strike?

O dono do vídeo, pode aplicar um strike caso algum usuário use o vídeo sem o seu  consentimento. Mas antes de aplicar o strike, o recomendado é entrar em contato com o usuário, para fazer o pedido da remoção do vídeo de uma forma amigável. 

Na grande maioria das vezes, esta forma funciona perfeitamente. Caso o usuário não exclua o vídeo, você pode aplicar o strike.    

O YouTube também pode aplicar um strike em qualquer canal da plataforma, quando ele infringir alguma das diretrizes da comunidade. Então você precisa ficar sempre atento às regras da plataforma, para não ser surpreendido por um strike, tá bom?!

O que fazer se você receber um strike no YouTube?

Ao contrário da reivindicação de direitos autorais que fica permanente no vídeo, devido a sinalização do Content ID, o strike tem um prazo para ficar no canal. Só após 90 dias, ele saíra do canal automaticamente.

Mas se você não quer cumprir este prazo, e deseja remover o strike por estar se sentido injustiçado, você tem duas possibilidades:

Contestar com dono do conteúdo:

A primeira forma é entrando em contato com o reclamante e solicitar que ele retire o strike do seu vídeo. Na sua mensagem, você precisará dar uma explicação do porque você quer que ele remova o strike.

É importante lembrar, que o YouTube não participa desta negociação, caso o reclamante não aceite seus argumentos ou não responda você. Se a negociação entre você e o reclamante não tenha efeito, o strike continuará no seu canal, então você terá que aguardar o prazo de 90 dias para ele sair.   

Contestar com o YouTube:

A segunda forma é entrar em contato com o próprio YouTube e reivindicar o strike recebido. Esta forma é bem semelhante à que falamos anteriormente. Nela você terá que argumentar contra o YouTube. 

Você terá que informar os pontos que a plataforma errou, para que ela então  remova o strike. Caso os argumentos seus não sejam aceitos pelo YouTube, a contestação será rejeitada e o strike permanecerá no seu canal.

Como é possível evitar de receber um strike no YouTube

A melhor forma de evitar um strike no YouTube, é seguir todas as regras da plataforma. Para fazer isso, recomendamos que você acompanhe os termos e diretrizes da plataforma, para estar sempre atento às novas atualizações do YouTube. 

Mostraremos agora alguns conteúdos que você deve evitar fazer no seu canal do YouTube: 

Direitos autorais (conteúdos de terceiro)

Se você gravar um vídeo, os direitos autorais deste vídeo pertencem a você. Mas se você utilizar um conteúdo de outra pessoa no seu vídeo, os direitos autorais deste vídeo pertencem a ela.

A forma mais segura de usar conteúdos de terceiro sem ter dor de cabeça, é pedindo autorização ao criador do vídeo. 

Clipe de música

Evite usar clipes de músicas nos seus vídeos, as gravadoras não gostam disso. Além de aplicar direitos autorais em você, algumas delas podem aplicar um strike nos canais que usam os seus clipes. 

Nosso conselho a você, é usar a Biblioteca de áudio do YouTube. Nela você terá acesso a músicas e efeitos sonoros gratuitos. 

Violência

Este tema o YouTube costuma punir severamente. Evite postar conteúdos considerados violentos. Vídeos de brigas, desafios perigosos, violência física ou verbal, serão punidos com um strike. Tenha muito cuidado com memes, pois alguns são incluídos nesta categoria.    

Nudez

O YouTube não mede esforços para ter uma plataforma family friendly. Portanto, a plataforma não tolera nenhum tipo de conteúdo relacionado a sexo, ou que envolva nudez total ou parcial.

Hacks

É proibido o uso de qualquer tipo de software para expandir o número de inscritos e visualizações dos seus vídeos. A plataforma também proíbe vídeos que ensinam como burlar o acesso de plataformas pagas como jogos, softwares e serviços de streaming que exigem pagamento para fazer seu uso.

Palavrões

O YouTube não tolera o uso de linguagens ofensivas e agressivas nos vídeos de sua plataforma. Evite o uso de palavrões, isso pode afastar algumas marcas de você, afinal elas não querem se associar a conteúdos polêmicos.    

Agora é com você!

O YouTube está entre as plataformas que mais zelam pelas suas políticas e diretrizes, em prol de uma comunidade segura para receber usuários de todas as idades.

Cuidado para não deixar que este zelo, afaste você dos seus inscritos por conta de um strike. Você tem muito a conquistar com o YouTube, então use todas as dicas deste artigo para ajudar a evitar um strike no YouTube

Você quer se aprofundar neste tema? Então confira nosso artigo “Como crescer no YouTube de forma rápida“.

Queremos ver você crescer no YouTube. Mas para continuar crescendo, você precisa estudar constantemente sobre como funciona o SEO do YouTube. Ainda não sabe o que é SEO e como fazer? Então confira nosso treinamento “Os pilares do SEO para YouTube”.

Ainda não é assinante da plataforma? Então corre e clique aqui.