quanto ganha um youtuber

Quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos?

Quer saber quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos? Descubra hoje os segredos para faturar no YouTube, que os youtubers escondem.

Quanto ganha um youtuber com um 1 milhão de inscritos?

Essa pergunta parece simples, mas tem uma resposta bastante complexa. Talvez, você gostaria que eu falasse um valor específico, mas é impossível dar essa resposta.

Porque os ganhos podem variar de um canal a outro. Isso acontece, porque os ganhos no YouTube não são por conta da quantidade de inscritos apenas, mas por uma variedade de fatores.

Estes são os principais pontos:

Nicho do canal

Muita gente acha que não, mas o nicho de um canal pode afetar diretamente na monetização sim. Canais em nichos como finanças, tecnologia e saúde, por exemplo, atraem mais anunciantes, resultando em mais ganhos.

Frequência de vídeos

A regularidade com que os vídeos são postados também afeta diretamente nos ganhos. Canais que tem menos que 1 milhão de inscritos, mas postam todos os dias, podem ter mais oportunidade de gerar receita por ter muitas visualizações, em comparação a canais com 1 milhão de inscritos que postam eventualmente.

Engajamento do público

Além disso, o engajamento do público, medido por likes, comentários e compartilhamentos, isso influencia diretamente na receita do canal. Porque quanto maior for o engajamento que o canal tiver, significa que mais visualizações ele terá.

Alcance geográfico

Por outro lado, o alcance geográfico do público vai influenciar diretamente na monetização do canal. Canais com com um grande público em países de primeiro mundo, como, Estados unidos e Reino Unido, por exemplo, tendem a ganhar mais. Porque o investimento publicitário nesses países é muito maior que o do Brasil.

De onde vem a receita de um youtuber com 1 milhão de inscritos?

Muita gente se questiona, sobre quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos. Mas, vale lembrar que o que faz a monetização de um canal ser grande, é ter uma grande diversidade de fontes de renda.

Conheça agora de onde vem a receita de um youtuber:

Anúncios do AdSense

A principal fonte de receita para muitos youtubers vem do AdSense, que é paga a partir dos anúncios que aparecem nos vídeos. Então, quanto maior for o número de visualizações que o canal tiver, mais ele irá ganhar do AdSense.

Patrocínios

Parcerias com marcas podem ser extremamente lucrativas, especialmente para canais com o público engajado.

Youtubers frequentemente recebem ofertas para promover produtos, com pagamentos que podem superar os ganhos do AdSense.

Venda de produtos

Muitos youtubers aproveitam sua popularidade para vender seus próprios produtos, sejam eles físicos ou digitais. Os produtos podem ser dos mais diversos desde camisetas, canecas, livros, cursos online, entre outros itens. Essa pode ser uma importante fonte de renda, que pode aumentar significativamente seus ganhos.

Os ganhos de um youtuber variam de acordo com o nicho do canal?

A resposta é sim. O nicho pode influenciar diretamente nos ganhos de um canal no YouTube. Vou apresentar alguns exemplos, para ficar ainda mais claro:

Nicho de finanças (empreendedorismo, marketing digital e investimentos)

Esse nicho é o mais lucrativo no YouTube. Vídeos sobre finanças, investimentos, empreendedorismo, marketing digital entre outros assuntos similares, atraem um público interessado em ter uma vida melhor.

Imagine o dono de uma pizzaria que está passando um momento difícil, assim que ele descobre que é possível usar o Instagram para alavancar seu negócio, ele não pensará duas vezes para comprar um curso online para promover a pizzaria no Instagram.

As pessoas que consomem esse nicho são fieis, elas estão dispostas a mudar de vida e quando descobrem esse nicho, elas consomem o conteúdo até mudar de vida.

Sabendo disso, os anunciantes investem um alto orçamento em propagandas nos vídeos deste nicho no YouTube, porque eles sabem que o público desse nicho costuma consumir seus produtos. As marcas não pensam duas vezes em investir nesse nicho, porque vale muito a pena para elas.

Nicho de saúde e fitness

Canais focados em saúde e o universo fitness, trazem um ótimo retorno para os youtubers deste nicho. O motivo é similar ao que dei no exemplo anterior.

As marcas de suplementos, equipamentos de exercício, farmácias, entre outros tipos de negócio, investem pesado em propagandas no YouTube, porque sabem que o público alvo desse vídeo tem cartão de crédito disposto a usar, quando necessário.

Porque o público deste nicho, não mede esforços para ter uma vida mais saudável e bem estar. Sabendo disso, as marcas que investem em propagadas no YouTube, sabem que terão um retorno positivo.

Nicho de react

Apesar deste nicho ser bastante popular, os vídeos de react costumam atrair um número menor de anunciantes. Mesmo que os vídeos relacionados a esse tema gerem muitas visualizações, as marcas costumam investir menos.

Porque o público alvo desse conteúdo não é qualificado. Normalmente, quem grava vídeos de react, faz reação de algum vídeo que viralizou. Então, o youtuber poderá reagir a vídeos muito aleatórios, sem seguir um segmento específico. Outro problema com esse nicho são os problemas de direitos autorais.

O nicho de react não possui um público nichado, ele é bastante variado. Normalmente o público adolescente consome muito esse tipo de conteúdo, então, as marcas não se motivam a investir muito, porque o público adolescente ainda não tem condições para comprar produtos que elas anunciam.

Nicho infantil

Não sei se você sabe, mas em 2019 o YouTube anunciou atualizações nas políticas e diretrizes da plataforma, que afetaram diretamente o nicho infantil.

Essa nova atualização resultou em uma redução drástica nos anúncios exibidos na plataforma, diminuindo diretamente na monetização dos canais que faziam conteúdos sobre este tema.

É preciso ter 1 milhão de inscritos para viver da internet?

Para fechar este artigo com chave de ouro, quero responder essa pergunta para você não ficar mais com dúvidas. Muitas pessoas ainda acreditam que é necessário ter um milhão de inscritos para viver da internet, mas isso não é uma verdade.

Não estou dizendo que atingir a marca de um milhão de inscritos seja algo ruim, de forma alguma. Afinal, quem não gostaria de ter um canal com 1 milhão de inscritos?

Mito do “quanto ganha um youtuber”

Ando observando uma grande onda de pessoas acreditando no mito, de que ter um grande número de inscritos, significa muito dinheiro no bolso. Muitos acreditam que o YouTube paga por número de inscritos.

Por isso, você encontra na internet vídeos como: “quanto ganha um youtuber com 10 mil inscritos”, “quanto ganha um youtuber com 100 mil inscritos” e “quanto ganha um youtuber com 1 milhão de inscritos”.

É claro que ter um grande número de seguidores, pode facilitar e muito as possibilidades dos seus ganhos. Mas vale lembrar, que o sucesso financeiro no YouTube não se limita apenas aos números de inscritos.

Na verdade, a chave para ter uma boa renda está no engajamento que se constrói, mas principalmente na qualidade do conteúdo que é entregue. Porque, de nada adianta ter 1 milhão de inscritos, sem ter um público engajado. O canal vai ter apenas números bonitos e nada além disso.

Por outro lado, a diversificação da receita, como vendas de produtos, consultorias ou cursos online, podem dar boas recompensas financeiras a canais menores. É exatamente isso que faz a diferença.

Embora, existam alguns youtubers com nichos mais específicos, que podem atrair marcas com mais facilidade. Mas o que fará toda a diferença, será o público engajado. Quanto mais engajado for o público, maiores serão as chances de comprarem de você.

Um youtuber pequeno pode ganhar mais que um com 1 milhão de inscritos?

Pra responder essa pergunta, pensa comigo o seguinte, de nada vale um youtuber com 1 milhão de inscritos e ter o AdSense como sua única fonte de renda, enquanto um canal menor tem várias fontes de renda. Aí eu pergunto, qual ganhará mais no fim das contas?

Portanto, não fique muito fixado em alcançar um milhão de inscritos, seus esforços precisam estar em duas coisas. Primeiramente, concentre-se em construir um público engajado e planejar a diversificação da sua renda.

Ao fazer isso, não se surpreenda se em pouco tempo você começar a viver  da internet e ganhando mais do que muitos youtubers com 1 milhão de inscritos, que vivem apenas do AdSense.

Agora é com você

Neste artigo, você aprendeu como funciona a monetização do YouTube. Viu que ter 1 milhão de inscritos, não significa necessariamente ter dinheiro no bolso.

Ao entender quanto ganha um youtuber, você descobriu que canais menores podem superar os ganhos de canais grandes, se usarem as estratégias corretas. Agora que você está equipado com esse conhecimento, é hora de colocar em prática.

Que tal criar um canal no YouTube? Talvez você sempre quis dar esse passo e teve vergonha de aparecer em frente as câmeras. Se esse é o seu caso, tenho uma sugestão para você. Quero compartilhar um material que vai ajudá-lo a entender como funciona um canal sem aparecer.

Não deixe que a timidez impeça você de alcançar seus objetivos. Para acessar o material, clique aqui.