Escolher um nicho de mercado é uma etapa fundamental pra o início de qualquer negócio. Em primeiro lugar, ter um nicho definido é importante para saber com qual público que você vai falar e quais estratégias que serão necessárias para atingir esse público.
Esse é o primeiro passo para começar a empreender, seja no digital ou não. Esse é o primeiro passo para começar um canal do YouTube ou até mesmo um perfil no Instagram também. Você sabe o que fazer para descobrir o nicho de mercado ideal para você? Sobre isso que vamos falar hoje.
Mas antes precisamos entender melhor o que é Nicho de Mercado. Bora?
Mercado, Nicho e Subnicho
O Mercado é um conjunto de pessoas interessadas em comprar e vender. Todos nós fazemos parte desse mercado, comprando ou vendendo algo. E pode ser um produto físico, um produto digital ou um serviço.
Dentro do mercado existem vários nichos, que é uma parte menor que possui perfil e interesses semelhantes. Por exemplo, nicho de eletrônicos, da saúde, finanças entre outros.
A escolha do nicho de mercado é importante porque é a partir dela que você identifica as maiores necessidades desse mercado para atender.
Já o subnicho é uma parte menor do nicho de mercado. Uma parte com necessidades ou preferências bem específicas. Por exemplo, dentro da área da saúde temos diversos subnichos. Se você é um médico, dentista, enfermeiro, nutricionista ou até mesmo profissional da área de educação física, você atua dentro do nicho da saúde e bem-estar.
Começar com um subnicho é o ideal para quem quer empreender. Isto porque quanto mais segmentado for seu subnicho, mais facilidade você vai ter pra encontrar conteúdos que conversem profundamente com o seu público.
Além disso, começar com um subnicho é uma boa forma para criar uma audiência mais engajada. Mas não se preocupe em ficar limitado. Pois aos poucos você pode ampliar os horizontes dentro do seu nicho.
Escolher o nicho pode parecer uma decisão fácil para alguns, mas para outros não é tão simples assim. Primeiro, porque é uma questão de paixão, habilidade e demanda. Vamos falar sobre isso agora.
Escolhendo o Nicho de Mercado
Quando começamos a pensar em nicho de mercado, podemos optar por dois caminhos:
- Escolher começar com aquilo que você gosta e faz bem;
- Começar com um nicho que seja mais lucrativo.
Ambos os caminhos são viáveis, mas eu te garanto uma coisa: trabalhar com o que a gente não gosta é estressante e desmotivador.
Mas quando trabalhamos com algo que nos interessa, algo que somos apaixonados e que somos muito bons, então o trabalho fica muito mais fácil e prazeroso.
Por isso minha recomendação ao escolher um nicho é começar identificando as suas paixões e habilidades.
Método PHD
O primeiro grande passo para quem busca começar com sucesso é saber em qual mercado deve atuar. E por mais incrível que pareça, é nessa etapa que as pessoas mais falham, o que impacta em todo o desenvolvimento do negócio a médio e longo prazo.
Para não falhar na escolha do nicho de mercado, uma boa opção é o método PHD. Um método simples e de fácil aplicação. Este método consiste em identificar quais são as suas paixões, o que você faz super bem (habilidade) e o que o mercado está disposto a pagar para você fazer.
Mas como aplicar esse método?
1. Liste suas paixões.
Em uma planilha liste todas as suas paixões e coisas que você gosta de fazer ou conversar. Pode ser algo simples, como ler um livro ou jogar videogame.
Por mais simples ou cotidiano que possa ser, existe uma possibilidade de negócio em sua paixão. Gosta de ler? Você pode trabalhar fazendo resenhas de livros. Gosta de jogar? Você pode ter uma loja de games ou até mesmo um canal do YouTube. Tenha em mente que sempre haverá mais pessoas que também possuem os mesmos interesses que você.
2. Analise sua habilidade
Depois de listado suas paixões, analise o quanto você tem de habilidade em cada uma dessas paixões e se ela pode ser desenvolvida facilmente.
Algo que é importante reforçar aqui é que habilidade pode ser desenvolvida! Por mais que você não seja excelente ainda em algo, nada te impede de aprimorar a sua habilidade.
E ainda mais quando é algo que você gosta muito! Fica bem mais fácil para estudar sobre o assunto e assim aprimorar sua habilidade.
3. Analise a Demanda
Estamos falando de nicho de mercado para ser um negócio, uma fonte de renda. Por isso é importante agora analisar quais das suas paixões outras pessoas estão dispostas a abrir a carteira e pagar para você.
Não tem como você atuar em um mercado que não gere renda, não é? Por isso essa análise é muito importante. Nem tudo o que gostamos de fazer as pessoas estão dispostas a pagar por isso.
Pense também em escalabilidade. Ou seja, pense se existe chance de crescimento para essa demanda.
4. Analise suas opções
Após listar em uma planilha todas as suas paixões, habilidades e demandas. Faça uma análise das suas opções.
O ideal é sempre a junção de paixão + habilidade + demanda, mas e se eventualmente não tiver todos os elementos dessa fórmula?
- Paixão + Habilidade = Você fará o que ama e faz bem, mas não poderá se manter financeiramente se não houver pessoas dispostas a te pagar por isso. Não é recomendado.
- Paixão + Demanda = Você fará o que ama e as pessoas estarão disposta a pagar para você. Entretanto, se você não fizer bem (habilidade), precisará de terceiros desempenhando a atividade para se manter neste mercado.
- Habilidade + Demanda = Se você faz algo muito bem e tem pessoas querendo comprar, você está no caminho do sucesso financeiro. Entretanto, se não há paixão pelo o que se faz o trabalho se torna uma punição.
Por isso que recomendamos trabalhar com aquilo que você gosta de fazer. E melhor ainda será se este for um dos mercados mais lucrativos. Você sabe quais são?
Nichos de mercado mais lucrativos
Existem alguns nichos que são altamente lucrativos e listamos abaixo alguns deles.
Saúde e Fitness
Esse mercado está em alta, em 2019 a onda Fitness movimentou 2 bilhões de reais no Brasil. Nichos ligados à saúde fitness são os mais fáceis de se trabalhar e um dos mais escolhidos para quem começa a trabalhar no mercado online.
Aqui vai alguns subnichos para atuar em Saúde e Fitness:
- Yoga e meditação;
- Alimentação para diabéticos;
- Emagrecer com saúde;
- Parar de fumar;
- Depressão;
- Acnes e manchas na pele;
- Abdômen trincado;
- Alimentação vegana/vegetariana.
Relacionamento
O mercado que engloba Relacionamento é altamente lucrativo e uma excelente opção pra quem quer começar um projeto online. As possibilidades são praticamente infinitas, uma vez que a base da natureza humana está nos relacionamentos.
São subnicho em Relacionamentos:
- Como vencer a timidez;
- Namoro Online;
- Recuperar casamento;
- Aprender a falar em público;
- Como melhorar a Autoestima.
Animais de Estimação
O IBGE diz que existem mais de 139 milhões de brasileiros que têm ao menos um pet em sua casa. O mercado direcionado aos animais de estimação só cresce a cada dia.
Para atender este nicho de mercado, você pode apostar em e-commerces, vídeos na internet sobre técnicas e dicas de adestramento. As possibilidades são gigantescas, basta usar as melhores estratégias.
Aqui vai alguns subnichos para atuar na área de Animais de Estimação:
- Como cuidar do seu gato;
- Como treinar seu cachorro
- Alimentação saudável para animais de estimação;
- Acessórios para pets.
Dinheiro e Investimentos
As pessoas precisam ganhar dinheiro para conseguir sobreviver. Dinheiro e Investimentos é um dos mercados mais lucrativos para quem quer trabalhar com internet.
Conteúdos sobre investimento, criação de negócios online tem sido os assuntos mais buscados na internet nestes últimos tempos.
São subnichos de Dinheiro e Investimento:
- Como ganhar dinheiro na internet;
- Renda extra;
- Criptomoedas;
- Mercado de Ações;
- Como economizar.
Agora que você já conhece os nichos mais lucrativos e já sabe como é importante trabalhar com aquilo que você gosta e faz bem, vamos escolher o nicho de mercado?
3 passos simples para escolher o nicho
Antes de você começar seu negócio é importante você escolher corretamente em qual nicho você vai atuar. Essa escolha não pode ser feita de qualquer jeito. Ela precisa ser feita com cuidado e planejamento, precisa de analise e observação. Caso contrário, suas ações dificilmente vão alcançar o resultado que você tá esperando.
Escolha um nicho de mercado que você domina
A melhor forma pra escolher seu nicho é pensar em algo que você gosta. Isso é muito importante, porque no mercado que você vai atuar, será necessário sempre ler e estudar muito sobre seu nicho, e nada mais chato do que ler algo que você não gosta.
Olhe só este exemplo: uma pessoa pode ter interesse por Criptomoedas, mas não tem conhecimento necessários pra explicar pras outras pessoas. É claro que nada impede você de estudar sobre o assunto pra virar autoridade.
Mas certamente você tem outras habilidades que podem dar um retorno financeiro ainda mais rápido.
Antes de bater o martelo, veja se você consegue responder essas perguntas:
- Você tem bastante conhecimento neste assunto?
- Você já trabalhou com o tema antes?
- Sua mensagem é entendida quando você fala sobre este assunto?
O nicho ideal pra você vai aparecer naturalmente quando seus interesses se ligarem com a sua experiência.
Entenda as tendências
Toda hora aparecem pessoas procurando soluções para emagrecer, ganhar dinheiro na internet, dicas para ser mais produtivo, entre outros temas do momento. As tendências são itens com grande procura e com muita oferta, e ser mais um na multidão não vai fazer você ser bem-sucedido e acredito que esse não seja seu interesse.
Por isso continue as suas pesquisas pra encontrar as tendências mais específicas e escolha um nicho de mercado com grande procura e menor oferta.
Existem algumas ferramentas que podem te dar uma mãozinha neste trabalho: Ubersuggest, Google e Google Trends.
É possível competir nesse nicho de mercado?
Caso o nicho escolhido por você já tenha muitos concorrentes, não desanime. Veja isso como uma oportunidade, se seus concorrentes têm tido resultados, quer dizer que existe muita demanda para esse nicho.
Faça uma pesquisa da sua concorrência, visite as páginas deles para entender a forma que eles operam, sem dúvida tem coisas que você pode fazer que eles ainda não fizeram.
Com bastante dedicação você vai encontrar as brechas dos seus concorrentes.
Faça pesquisas e análises antes de escolher seu nicho. E lembre-se:
a escolha do nicho errado pode causar muitos problemas para você no futuro.
Agora é com você! Bora escolher o nicho e começar a ganhar dinheiro fazendo o que amamos.
E se ainda não decidiu, conheça várias habilidades lucrativas que você pode começar hoje mesmo, aqui mesmo na CyberClass!