Quer se tornar um social media de sucesso e não está conseguindo? Neste artigo, vou revelar os principais erros que estão te atrapalhando.
Ainda dá para fazer sucesso profissional como social media?
Se você é daqueles que, assim como eu, ama redes sociais e quer transformar isso em um negócio, provavelmente já se perguntou: será que ainda dá para fazer sucesso como um social media? Será que esse mercado não está saturado? Enfim, várias perguntas vêm à sua mente.
Mas vou te responder de forma direta: é claro que dá. Na verdade, nunca houve um momento tão promissor para quem quer trabalhar com redes sociais. Não sei se você sabe, mas nós estamos vivendo uma verdadeira revolução na comunicação. Antigamente, a televisão e o rádio dominavam tudo, mas hoje as redes sociais são a bola da vez.
E sabe o que isso significa? Que as empresas, desde pequenas até as grandes marcas, querem colocar a cara na internet para vender mais. Elas não conseguem fazer isso sozinhas, e sabe quem vai ajudá-las? Você!
Erros que estão atrapalhando seu sucesso como social media
O mercado de social media está crescendo cada vez mais, e novas oportunidades surgem o tempo todo. Mas se você sente que está com dificuldades para fechar com novos clientes ou fazer seu trabalho se destacar, talvez esteja cometendo alguns erros que podem estar travando seu crescimento.
A partir de agora, vou te mostrar os erros mais comuns que muitos social media iniciantes cometem e que podem estar atrapalhando seu sucesso nessa profissão. Ah, se você ainda não começou nessa carreira, continue lendo, viu. Porque conhecer os principais erros, fará você sair na frente de muita gente.
Portanto, preste atenção, porque evitar esses erros pode ser a virada de chave para você finalmente crescer e se destacar neste mercado:
1. Não arrumar a casa
Antes de começar, deixa eu te fazer uma pergunta, mas eu preciso que você seja sincero comigo, combinado? Então, lá vai: você contrataria um personal trainer acima do peso? Um advogado que fala palavras erradas? Um dentista com dentes mal cuidados? Ou então, um terapeuta para casais que já está no quarto casamento? Pois é, fica difícil confiar, né?
E por que eu estou te perguntando isso logo no primeiro tópico? Por conta da coerência. Se você quer ajudar seus clientes a se posicionarem melhor nas redes sociais, conquistarem mais seguidores e venderem mais, nas redes sociais, primeiro precisa aplicar isso no próprio perfil. Afinal, como você vai convencer alguém a investir em uma boa presença digital se a sua própria não gera confiança?
Isso não significa que você precisa ter milhares de seguidores, nada disso. Mas pelo menos precisa ter um perfil organizado, com uma identidade visual bem definida, um site e um portfólio apresentável.
Muitos social media iniciantes caem na armadilha de focar 100% no crescimento dos clientes e esquecem de cuidar da própria vitrine. E o resultado disso? Dificuldade para fechar contratos, falta de credibilidade no mercado e insegurança dos clientes. Portanto, antes de sair oferecendo seus serviços, tire um tempo para “arrumar sua casa”.
2. Não se profissionalizar
Agora que você sabe que precisa “arrumar a casa”, preciso contar outro erro grave que muitos social media iniciantes cometem: não se profissionalizar.
As redes sociais são extremamente dinâmicas. O que funciona hoje pode não dar mais resultado amanhã. O algoritmo está em constante mudança, novas tendências surgem o tempo todo e, se você não acompanhar tudo isso, vai ficar para trás.
Imagina comigo a seguinte situação: um cliente te pergunta sobre uma funcionalidade do Instagram, e você não sabe responder. E agora? A falta de atualização pode fazer você perder oportunidades e credibilidade.
Por isso, se você quer ser um social media de sucesso, estude sempre. Busque aprender sobre redes sociais, mas também copywriting, um pouco de design e edição de vídeos. Não precisa ser expert em tudo, mas quanto mais conhecimento você tiver, mais segurança terá para argumentar com seus clientes.
3. Não definir um nicho de atuação
Existe um ditado que fala mais ou menos assim: “quem quer fazer de tudo, acaba não fazendo nada”. E eu aposto que você já ouviu algo parecido por aí, né?
Mas o que isso tem a ver com um social media iniciante? Olha, muita gente acredita que no começo, é preciso aceitar qualquer tipo de cliente para ganhar experiência. E até certo ponto eu concordo. No entanto, é preciso ter um limite, senão você pode acabar se perdendo no meio do caminho.
Por exemplo, se hoje você gerencia o Instagram de uma mecânica, amanhã de uma sex shop, depois de uma escola de inglês… percebe o problema? Cada nicho tem um público diferente, uma linguagem específica, estratégias próprias. Quanto mais você tenta abraçar tudo, mais difícil fica se tornar uma referência.
Portanto, se especialize em um ou alguns nichos específicos. Com o tempo, você se torna referência nessa área, entende melhor as dores do público, descobre o que realmente funciona e até consegue cobrar mais pelos seus serviços.
4. Não se valorizar
No começo, pela falta de experiência, muitos social media iniciantes cometem o erro de não se valorizar. E esse erro pode custar caro!
Por medo de perder o cliente, eles não sabem precificar corretamente, aceitam qualquer proposta e deixam o cliente ditar as regras do trabalho. Ou seja, acabam trabalhando muito mais do que deveriam, cobrando muito menos do que merecem e, no final, ainda se sentem frustrados.
Mas deixa eu te contar uma parada: se você não se valorizar, ninguém vai fazer isso por você. Quando um cliente percebe que você cobra barato demais ou aceita qualquer condição, ele pode até contratar você naquele momento, mas dificilmente vai enxergar o seu trabalho como algo valioso.
Então, por mais que você esteja começando, se valorize! Saiba precificar corretamente, estabeleça limites e mostre para o cliente que seu trabalho tem um impacto real para o negócio dele. Afinal, você não está apenas postando nas redes sociais, você está ajudando a construir uma marca, gerar engajamento, e no fim das contas, gerar mais vendas.
5. Se valorizar demais
Assim como você não pode deixar de valorizar seu trabalho, também não pode cair na armadilha de se valorizar demais. Mas o que isso significa na prática?
Infelizmente, muitos profissionais entram neste mercado com a mentalidade errada, achando que podem começar cobrando preços muito altos ou escolhendo demais os clientes. E aí, adivinha o que acontece? Os clientes vão atrás de outro profissional.
Lembre-se: você está começando, precisa encontrar um equilíbrio. Isso não significa que você deve cobrar barato demais, mas sim ser estratégico. Cobrar um valor um pouco abaixo do mercado no início pode ser uma boa ideia para conquistar os primeiros clientes, ganhar experiência e construir um portfólio.
Vou te dar uma dica importante: peça para um amigo solicitar orçamentos em algumas empresas e analise como elas atendem ele. Veja como elas precificam, como se comunicam com ele e quais diferenciais oferecem. Assim, você pode adaptar sua abordagem para o seu próprio negócio e encontrar a melhor forma de se posicionar melhor no mercado.
6. Reciclar conteúdo
Criar novos conteúdos o tempo todo não é uma tarefa fácil, eu sei. Mas isso não significa que você pode cair na armadilha de só reciclar conteúdos antigos. Se você quer se destacar como social media, precisa ter sempre uma gaveta de ideias, com estratégias e temas fresquinhos para os clientes.
O que acontece com muitos iniciantes é o seguinte: na falta de criatividade, eles pegam conteúdos antigos e repostam, achando que ninguém vai perceber. Mas acredite, o público nota! E pior, o cliente pode se sentir enganado ao perceber que está pagando por um serviço que não traz nada de novo.
Isso não quer dizer que você nunca pode reaproveitar uma ideia. Adaptar conteúdos antigos, trazendo novas informações, é algo válido. O problema é quando o profissional não cria nada novo e apenas recicla o tempo todo, entende?
Se você quer ser um social media valorizado, precisa mostrar para os clientes que eles podem contar com você para inovar. Então, invista em pesquisa, acompanhe tendências, busque referências e mantenha sua criatividade sempre ativa. Isso vai te ajudar a criar conteúdos sempre relevantes, sem precisar ficar reciclando o tempo todo.
7. Não especificar as demandas no contrato
Agora imagine a seguinte situação: você está quase dormindo, relaxado depois de um dia cheio, e lá pelas 22h30 seu cliente te manda uma mensagem no WhatsApp perguntando sobre uma postagem no Instagram.
Você respira fundo, responde, achando que é só um caso isolado. Mas no dia seguinte, ele volta a mandar mensagens fora do horário, e depois começa a te pedir “pequenos ajustes” constantemente. E o pior? Você sente que não pode dizer não, porque nunca deixou claro no contrato.
E é exatamente aí que mora o problema. Se você não especificar suas demandas no contrato, vai acabar fazendo muito mais do que o combinado e, muitas vezes, sem ser pago por isso. Muitos social media iniciantes pecam nessa parte, porque têm medo de parecerem rígidos demais.
No entanto, um contrato bem detalhado não afasta clientes, ele evita desgastes e torna sua relação com o cliente mais profissional. Então, antes de fechar com um cliente deixe tudo claro no contrato: seja horário de atendimento, quantidade de postagens, revisões, suporte e absolutamente tudo.
8. Esperar os clientes caírem do céu
Muitos social media iniciantes cometem um erro clássico: acreditam que os clientes vão aparecer do nada, bater na porta e implorar por seus serviços.
É claro que com o tempo, quando você constrói autoridade e se destaca no mercado, pode até acontecer de receber indicações ou clientes chegarem até você de forma orgânica. Mas no começo, a realidade é outra. Se você quer fechar contratos e crescer na área, vai precisar ir atrás dos clientes.
Afinal, se ninguém ainda sabe que você existe, como você espera ser contratado? Então, ao invés de esperar que as oportunidades caiam no seu colo, comece a tomar a iniciativa. Separe um tempo no seu dia para prospectar clientes. Faça networking, envie propostas, apresente seu trabalho de forma estratégica.
Na hora de abordar um possível cliente, personalize sua mensagem. Demonstre que você estudou o negócio dele, que entende suas dores e que pode realmente ajudar. Ninguém gosta de receber mensagens que mais parece um Ctrl C + Ctrl V.
9. Não oferecer uma estratégia de conteúdo
Se você acha que o seu trabalho como social media se resume a fazer postagens e manter o feed dos seus clientes atualizado, você está redondamente enganado.
Ser um bom social media vai muito além de apenas postar conteúdo. O seu papel principal é criar uma estratégia de conteúdo alinhada com os objetivos do cliente.
E aí vem um problema: muitos clientes nem sabem exatamente o que querem. Eles apenas acham que precisam estar no Instagram, mas não têm clareza sobre metas, métricas ou resultados.
Alguns querem mais engajamento, outros querem ganhar seguidores, e há aqueles que querem focar diretamente em vendas. Então, você não pode usar a mesma estratégia para todos. Para cada cliente, você precisa criar um planejamento e desenvolver conteúdo que ajude o cliente a atingir seus objetivos.
10. Não surpreender o cliente
E para fechar este artigo com chave de ouro, preciso te alertar sobre um erro que pode comprometer toda a sua jornada como social media: não surpreender o cliente.
Na busca por fechar mais contratos e aumentar a cartela de clientes, muitos profissionais acabam entregando apenas o básico, sem ir além do que foi combinado. Mas aqui vai um segredo: se você quiser crescer nesse mercado e ser sempre indicado, precisa superar as expectativas dos seus clientes.
Imagine que você foi contratado para gerenciar o Instagram de uma pizzaria que acabou de criar um perfil. O objetivo combinado era alcançar 2 mil seguidores em três meses. Agora, imagine se você se dedicar um pouco mais, testar novas estratégias e, ao final do prazo, entregar 4 ou até 5 mil seguidores?
Qual você acha que será a reação do cliente? Ele vai ficar impressionado. Então, as chances dele renovar o contrato com você aumentam. Além disso, ele pode te recomendar para outros empresários. E o melhor de tudo, você poderá cobrar mais. Afinal, ele percebeu que com você, ele tem resultados reais.
Agora é com você!
Neste artigo, você conheceu os principais erros que um social media iniciante precisa evitar. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
Evitar esses deslizes pode ser o que falta para você finalmente se destacar no mercado e fechar mais clientes. Mas, além da ajuda que dei a você neste artigo, quero te ajudar ainda mais.
Preparamos um conteúdo exclusivo para quem quer dar o próximo passo e deseja se tornar um social media realmente profissional. Nele, você vai aprender estratégias avançadas para atrair clientes, criar bons conteúdos e tudo que precisa para crescer nesta carreira.
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