monetizar os shorts

Dá para monetizar os shorts?

Você sabia que o YouTube vai começar a monetizar os shortsA plataforma anunciou que será possível ganhar dinheiro com o YouTube shorts. Descubra agora como será isso…

O que são os shorts?

Se você não sabia o que são os shorts, a partir de agora explicaremos tudo sobre ele para você. Shorts é um formato de vídeo curto, criado pelo YouTube  para competir diretamente com o Instagram e TikTok.

Ao contrário dos outros vídeos do YouTube, que não possuem um tempo limite de duração. Os Shorts são vídeos de até 60 segundos de duração.

Assim que você gravar um shorts, você poderá editar seu vídeo pelo próprio aplicativo do YouTube.

Porque a plataforma disponibiliza recursos para fazer as edições de forma gratuita 

Porque você deve apostar no YouTube Shorts?

Certamente você deve estar se perguntando, por que você precisa criar esse tal de Shorts. 

Os motivos são:

Alcançar novos público

Os shorts têm sido recomendados pelo YouTube o tempo todo. Assim que você entrar na página inicial do YouTube, em algum momento a plataforma vai recomendar um shorts para você.  

Então esta é uma ótima oportunidade para você atrair novos inscritos.

Novo interesse do público

Assim que o TikTok e Instagram investiram pesado nos vídeos curtos, este novo formato de conteúdo se popularizou rapidamente em todo o mundo. Principalmente entre os jovens, estes são o maior público que assiste vídeos na internet.

Os vídeos curtos servem como uma distração entre os jovens. Outra coisa que faz eles gostarem dos vídeos curtos, é que eles podem assistir mais vídeos em pouco tempo.   

Combater a saturação

Se você tem um canal no YouTube, você sabe como é difícil ganhar inscritos. Para qualquer nicho que você procurar, irá encontrar milhares de canais com ótima qualidade falando dos mais diversos assuntos.

Isso acaba desanimando os YouTubers iniciantes, por eles não se acharem aptos a “competir” com os YouTubers com mais tempo de casa.

Os Shorts do YouTube podem ajudá-lo a resolver este problema. Porque com o Shorts você tem uma oportunidade de ouro para escalar o crescimento do seu canal e aumentar sua taxa de engajamento.

Além disso, o Shorts tem um dos melhores alcances orgânicos da plataforma. Então se você adicionar o título e palavras-chaves focadas em SEO, nada vai impedir você de ganhar muitos inscritos.  

Quando você poderá monetizar os Shorts?

O YouTube ainda não disponibilizou uma data exata, de quando eles vão passar a monetizar os Shorts. A informação dada pela plataforma é que esta mudança vai acontecer no início de 2023. 

Enquanto essa data não chega, recomendamos que você se prepare. Porque se muitos influenciadores faziam Shorts sem receber praticamente nada, imagine quando monetizar? Eles vão gravar o tempo todo.

O Shorts tem potencial e um grande futuro pela frente e você não pode perder essa oportunidade! 

Como monetizar os shorts

A partir do início de 2023, os criadores que fazem shorts poderão se qualificar no Programa de Parceiros do YouTube. Isso significa que eles podem gerar receita com os vídeos. 

Lembra da regra antiga de monetização? A regra se mantém para os criadores que fazem vídeos longos. Então é necessário ter 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses.

Mas para os criadores que fazem shorts, a regra é um pouco diferente. Os criadores precisarão atingir 1.000 inscritos e ter 10 milhões de visualizações nos últimos 90 dias, para poder solicitar a monetização no canal.

Como viralizar um shorts

Vem cá, seja sincero comigo: Você se assustou um pouco, quando falamos que é necessário ter 10 milhões de visualizações nos últimos 90 dias, para monetizar os shorts?

Calma, nada de pânico tá bom?!

Se você pensou desta forma, é porque não conhece todo o potencial do Shorts. 

Para você ter uma ideia, os vídeos de shorts estão com mais de 30 bilhões de visualizações por dia, em todo mundo!

Isso significa que há uma grande chance do seu conteúdo ser visto por muita gente. Pensando nisso, iremos passar agora algumas dicas para você viralizar os seus shorts:

Crie um vídeo em looping

Os shorts são reproduzidos em looping. Aproveite esta oportunidade para criar um conteúdo que seja tão interessante que faça o usuário querer revê-lo mais de uma vez. Isso aumentará sua retenção e o YouTube vai recomendar seus shorts para mais pessoas.

Vá direto ao ponto

Não é porque o shorts tem um limite de duração, que você vai enrolar. Vá direto ao ponto, você precisa chamar a atenção do público, logo nos primeiros segundos de vídeo.

Aproveite as tendências

Pegar carona nas tendências é uma das melhores maneiras de aumentar as visualizações de um shorts. 

Vídeos com assuntos que estão em alta, são recomendados com facilidade pela plataforma. 

Seja criativo

Não é porque os vídeos em shorts tendem atingir um número maior de visualizações, que você vai postar um conteúdo aleatório. 

Se o público não achar seu shorts interessante, eles não se motivaram a assistir ele, mesmo tendo poucos segundos de duração. 

Faça um vídeo dinâmico

Ninguém resiste a um vídeo dinâmico, não é mesmo? Um vídeo dinâmico é aquele que possui uma edição bacana, tem efeitos sonoros, textos, imagens e efeitos. 

Se você fizer isso, você vai atrair com facilidade a atenção das pessoas que estão assistindo você. 

Crie uma thumbnail

Assim como os outros vídeos do YouTube, as thumbnails desempenham um papel importante para decidir se o espectador clicará ou não em determinado vídeo.

Por isso, nós recomendamos que você crie uma thumbnail chamativa para seu shorts.

Faça bons títulos

Os títulos são outro aspecto importante, para você chamar atenção dos usuários. Assim como você vai caprichar nas thumbnail, você não pode ignorar a importância dos títulos de jeito nenhum. 

Assim que um espectador olha o título do seu vídeo, ele passa a ficar ciente do conteúdo que você vai apresentar. Caso uma pessoa clique no seu vídeo e não encontre o assunto que você prometeu no título, você perderá a confiança do seu espectador. 

Isso ocasionará uma queda no engajamento do seu canal, então fica esperto!  

Não pare

Seu shorts teve pouca visualização? Não pare, continue fazendo mais shorts. 

Eu sei como é frustrante você se preparar para fazer um vídeo e ele não performar como você planejou. Mas você precisa ficar ciente que isso é normal no início.

Ser consistente é uma característica que você precisa ter, caso queira crescer no YouTube.     

7 ideias de shorts que você deve fazer

Agora queremos te passar uma lista com 7 ideias de Shorts que você pode fazer no seu canal: 

Antes e depois

Se você tem um produto e decidir mostrar o antes e o depois num Shorts, esta é uma ótima iniciativa. 

Mitos e fatos

Existem mitos relacionados ao seu nicho? Acabe com esses mitos gravando um shorts.

Vídeo motivador

Os conteúdos motivacionais sempre foram um dos que têm melhor desempenho nas plataformas. Faça um shorts sobre esse tema, seu público vai amar!

Faça um vídeo de unboxing

Os vídeos de unboxing são super populares, porque as pessoas gostam de ver com detalhes como é determinado produto. 

Notícias

Você pode gravar um shorts dando a notícia sobre algo que está acontecendo. 

É muito importante que esta notícia seja relacionada com seu nicho, tá bom?!

Seu público vai amar ver que você gosta de manter eles atualizados. 

Curiosidade

As pessoas amam vídeos de curiosidades, grave um shorts de uma curiosidade relacionada ao seu nicho.

Hacks

 

Este é um outro tipo de shorts que você pode fazer, grave um vídeo mostrando como se faz algo de forma inovadora. Pense em algo que poucas pessoas sabem fazer.

Bora fazer um shorts?

Espero que você tenha ficado feliz com esta notícia e esteja animado para começar a gravar os seus shorts. Não desperdice essa oportunidade que o YouTube está dando, para ganhar dinheiro com os shorts.

O YouTube vai começar a monetizar os shorts no início do ano que vem, sendo assim, nós recomendamos que você faça shorts desde agora. 

Sabe porque? Porque você precisa conquistar uma audiência desde já. Para que quando a plataforma começar a monetizar os shorts, você já tenha um público fiel para começar com o pé direito. 

Antes de encerrar este artigo, posso fazer uma pergunta para você? Você é uma pessoa tímida? Tem vergonha de falar diante das câmeras? Nós queremos ajudar você nisso! 

Clica aqui para aprender como perder a timidez diante das câmeras, este material vai ajudar muito você nos shorts.