Quer saber como fazer collab no Instagram?
Neste artigo você vai aprender os segredos de como fazer um post de colaboração no Instagram, para ganhar muitos seguidores.
O que é collab?
Collab, significa colaboração. É um tipo de conteúdo bastante feito nas redes sociais e que você pode fazer no Instagram. Neste tipo de conteúdo, dois um mais criadores se reúnem para fazer um conteúdo especial.
As collabs têm ganhado bastante popularidade no Instagram, devido aos diversos benefícios que oferecem.
Quais as vantagens de fazer collab no Instagram?
Agora que você já sabe o que é collab, é importante entender as vantagens que essa estratégia poderá trazer para seu perfil no Instagram:
1 – Troca de autoridade
Lembra do ditado: “Diga-me com quem andas, que direi quem és”? Ao fazer uma collab com outro criador de conteúdo de boa fama, tanto seu público quanto o dele terão uma boa impressão de vocês dois.
Mas se você tem credibilidade e decide fazer uma collab com um criador de conteúdo que não tem boa reputação, seu público ficará com uma má impressão de você.
Ao fazer uma collab, você compartilha a autoridade e reputação dele com seu público e vice-versa. Essa colaboração demonstra que você é uma fonte confiável, mas também pode arruinar sua reputação, caso escolha a pessoa errada. Por isso, você precisa escolher cuidadosamente seu parceiro de collab para não prejudicar a imagem que você demorou tanto para conquistar.
2 – Ampliação de público
Quando você faz uma collab com outro criador de conteúdo, você está sendo exposto à base de seguidores dele. Isso pode resultar em um aumento significativo na visibilidade do seu perfil e no crescimento da audiência.
Portanto há uma grande possibilidade dos seguidores do seu parceiro de collab se tornarem seus seguidores fiéis também. Essa troca mútua de públicos é uma maneira eficaz de expandir sua presença online e atrair um novo público que compartilha com interesses semelhantes ao seu.
3 – Diversificação de conteúdo
Para que um perfil no Instagram tenha sucesso e o mantenha, é essencial manter uma dinâmica constante e oferecer novidades regularmente. Fazer uma collab é uma ótima maneira de adicionar um ar diferente no seu perfil, oferecendo aos seus seguidores uma experiência diferente de tempos em tempos.
Desta forma você evitará que seu perfil fique estagnado e monótono, mantendo-o constantemente interessante e atrativo para o público. Pode ter certeza que seu público vai amar ver você fazer algum conteúdo com alguém conhecido do seu nicho.
Como fazer uma collab perfeita no Instagram
Agora que você já sabe as vantagens de fazer collab, bora aprender como se faz?
1 – Não tenha medo de ouvir um não
Antes de você ir em busca da pessoa que vai fazer colaboração com você, é fundamental que você esteja preparado com a possibilidade de receber uma resposta negativa.
Não é todos os perfis que você entrar em contato que estarão interessados ou disponíveis para uma collab no momento e você precisará entender isso. Sei quão desanimador pode ser receber um não, principalmente se esta for a sua primeira colaboração, mas é preciso encarar esta realidade.
Lembre-se de que cada perfil tem sua própria agenda, suas estratégias e prioridades e você precisa entender e respeitar isso. Quer um conselho? O “não” você já tem, então corra atrás do “sim”!
2 – Prepare o terreno para um “sim”
Assim como os agricultores analisam cuidadosamente o solo antes de plantar suas sementes, para ter uma boa colheita, a preparação do seu perfil no Instagram é essencial antes de buscar uma collab.
Antes de dar uma resposta, as pessoas avaliarão cuidadosamente seu perfil para ver se valerá a pena fazer uma collab com você ou não. Então, dê uma olhada em seu perfil. Verifique se está tudo em ordem, desde a foto de perfil, sua bio, veja também se suas postagens estão de qualidade.
Quando seu perfil estiver organizado e atraente, as chances de outros perfis aceitarem uma collab com você aumentarão e muito. Porque eles verão que você está levando a sério seu perfil, isso significa que a collab será proveitosa para ambos os lados.
3 – Busque por perfis com público similar ao seu
Para transformar sua collab em realidade, a regra número um é encontrar perfis que tenham um público igual ou similar ao seu. Imagine agora o seguinte cenário: você é um influenciador de maquiagem, com um público feminino que é apaixonado pelas suas dicas de beleza.
Agora, imagine receber um convite de alguém que administra um perfil voltado para jogos de vídeo game. Será que faria sentido isso? Com certeza que não!
Ao buscar por perfis com um público similar ao seu, você está aumentando as chances de que os seguidores desse perfil tenham interesse pelo seu conteúdo. Esta é a essência da collab, onde ambas as partes saiam ganhando e possam se beneficiar da audiência do outro.
4 – Busque perfis com número de seguidores similares ao seu
Vamos imaginar uma situação: Você tem um perfil no Instagram com cerca de 200 mil seguidores. Agora, pense que alguém com apenas 1.500 seguidores está interessado em fazer uma collab com você.
Qual seria sua reação? Aceitaria ou recusaria? Certamente você iria recusar.
Agora, vamos analisar o oposto. Se você tem 1.500 seguidores e outra pessoa 2.100 seguidores, ela faz uma proposta de collab, você provavelmente se sentiria mais confortável em aceitar, certo? É exatamente isso que eu quero dizer.
Busque fazer collabs com perfis que tenham um número de seguidores mais próximo do seu. Fazendo isso, você aumenta as chances de ser aceito.
5 – Planeje tudo com antecedência
Uma collab de sucesso requer planejamento e organização. Antes de entrar em contato com seu possível parceiro de colaboração, pense em todos os detalhes. Defina qual será o conteúdo da collab e qual será seu objetivo principal.
Além disso, é importante estipular a data e o horário que a publicação será postada. Embora muitos detalhes serão discutidos em conjunto com seu parceiro, ter um roteiro pré-definido demonstrará comprometimento e profissionalismo.
6 – Comunique-se de forma clara com seu parceiro
Após a criação do conteúdo, é fundamental manter uma comunicação clara e constante com seu parceiro. Para que vocês possam definir previamente a data e horário exato que o conteúdo será publicado.
Essa comunicação possibilita uma divulgação coordenada entre vocês em tempo real. Existem muitos casos de muitas collabs que não dão certo, devido a falhas nesta etapa.
Ao publicar o conteúdo é fundamental que ambos estejam online, para comentar e poder interagir ao máximo com os seguidores.
7 – Arrume sua casa para os novos seguidores
Assim como você recebe com carinho um convidado em sua casa, é importante dar boas vindas aos novos seguidores do seu perfil. Um stories acolhedor, um post de boas vindas, fará toda a diferença para este momento.
Faça com que esses novos seguidores não vejam você não como um perfil no Instagram apenas, faça com que eles se sintam pertencentes de uma comunidade. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Caso você não os acolha, existe uma grande possibilidade de perdê-los rapidamente.
8 – Avalie os resultados
Depois de ter feito a collab, não se esqueça do último passo, este sem dúvida é o mais importante: avaliar os resultados.
Analisar os resultados, ajudará você a ter muito mais sucesso nas suas futuras collabs, porque você já vai saber o que deve e o que não deve fazer.
Como conseguir uma collab?
Muitos perfis recebem muitas recusas quando buscam uma collab, isso acontece devido a falta da construção de um relacionamento prévio.
Mas antes de convidar alguém, é importante demonstrar um interesse real pelo trabalho da pessoa. É importante que você siga o perfil desta pessoa, faça comentários interessantes.
Lembre-se: As pessoas não gostam de ser incomodadas e que fiquem pedindo algo para elas o tempo todo. Se você começar com uma abordagem totalmente diferente, sendo gentil e atencioso. Esta pessoa vai enxergar você como profissional.
Quantas vezes devo fazer um post de colaboração no Instagram?
E para fechar este artigo com chave de ouro, vou responder a pergunta que você provavelmente está se fazendo: “Quantas vezes posso fazer uma collab no Instagram?”
Entretanto, a resposta para essa questão é: não há regras ou limites definidos para determinar uma frequência de colaboração no Instagram.
Use a colaboração de forma estratégica, como uma carta na manga. Este é um conteúdo que pode ser feito de vez em quando, com equilíbrio para não afetar a identidade do seu perfil.
Bora fazer uma collab no Instagram?
Como você viu, fazer collab é uma ótima forma de ganhar seguidores no Instagram. Agora é hora de colocar em prática o que aprendeu e começar sua primeira collab, bora?
Posso dar uma dica? Quero compartilhar com você um treinamento sobre tráfego pago, que poderá ajudar seu primeiro collab ir ainda mais longe.