Diversificar a carteira de Investimento

Como diversificar a carteira de investimentos

Diversificar sua carteira é como criar uma barreira de segurança para o seu dinheiro.

Mesmo para você que está começando a investir agora é muito importante escolher mais de um investimento para manter a segurança e não sair no prejuízo.

À primeira vista essa estratégia parece ser complicada, mas você vai entender o que é a diversificação e como por em prática

O que é diversificação de investimentos

A diversificação é uma estratégia usada para proteger o dinheiro investido.

Isso acontece porque quando você compra apenas um ativo e ele desvaloriza você sai no prejuízo.

Mas se você comprar mais de um ativo diferente e apenas um deles cair, seu dinheiro está protegido e você mantém sua carteira equilibrada.

Se um investimento se valoriza e continua rendendo e o outro traz prejuízos, você continua tendo lucros e não perde apostando todas as fichas em um só lugar.

E como diversificar vai dar mais segurança para o meu dinheiro?

Vou te dar um exemplo prático:

Você abriu uma loja de roupas e trabalha apenas com um fornecedor para manter o seu estoque. Um belo dia, o caminhão que faz as entregas quebra e não consegue atender o seu pedido. Então você fica sem mercadorias para vender para os seus clientes e não consegue cumprir com as encomendas já feitas. Mas, se trabalhasse com dois ou mais fornecedores diferentes teria conseguido contornar a situação com mais facilidade.

O que acontece com a sua carteira de investimentos é igual.

Se comprar ações de apenas uma empresa e ela desvalorizar, você perde muito mais do que comprando mais de uma empresa diferente para distribuir o capital.

Diversificar sua carteira de investimentos é o que vai te permitir ter equilíbrio entre lucro e prejuízo, já que mesmo quando um dos ativos desvaloriza os outros ainda geram lucro e protegem o restante da carteira. Além disso, diversificar também trás uma oportunidade de aumentar os seus ganhos como investidor.

Isso acontece porque ao escolher vários ativos diferentes você está aumentando a variedade dos investimentos e isso gera mais oportunidades de rendimento.

Agora que você já sabe o porquê e a importância de diversificar sua carteira de investimentos é hora de entender por onde começar.

Por onde começar a diversificar?

Se você está apenas começando a investir ou já tem experiência no mercado financeiro a diversificação da sua carteira é muito importante para o sucesso dos seus investimentos.

Do mesmo modo, essa estratégia deve ser usada por qualquer perfil investidor, desde os mais conservadores até os mais agressivos. Além disso, você também pode diversificar apenas dentro de uma categoria de investimentos.

Isso significa que, se o seu perfil é conservador por exemplo e você investe apenas em Renda Fixa, basta escolher apenas ativos de renda fixa variados para aplicar o seu dinheiro. Mas a grande sacada para a diversificação ser mais lucrativa é escolher investimentos tanto na renda fixa quanto na renda variável.

Isso acontece porque a relação entre risco e lucro nos investimentos é a seguinte:

 Quanto maior o risco maior a possibilidade de lucro, porém a chance de prejuízo também aumenta.

Como diz o ditado: ” Quanto mais alto maior o tombo” , por isso é muito importante que você conheça cada um dos investimentos que escolher.

 A verdadeira função da diversificação é trazer equilíbrio, rentabilidade e “paz de espírito” para você.

Então preste atenção, se você perde noites de sono pensando em como andam seus investimentos é porque algo está fora do lugar na sua carteira.

Pensando nisso, se você é do tipo mais conservador e não aguenta ver seu dinheiro desvalorizar nem R$10,00, o melhor a fazer é manter sua diversificação dentro da renda fixa. Porque lá você consegue mais segurança e estabilidade, mesmo que os lucros sejam mais baixos.

Agora, se você é do tipo que gosta de correr alguns riscos e ver alguns dos seus investimentos despencarem não te tiram uma boa noite de sono, é hora de começar a se aventurar nas possibilidades da renda variável.

Como diversificar em renda fixa

A diversificação dentro dessa categoria é um pouco mais simples e menos arriscada.

Isso porque a renda fixa é uma categoria de investimentos mais conservadora e proporciona mais estabilidade e menos riscos para os seus investimentos.

Porém, é importante que você saiba que diversificar seus investimentos apenas em renda fixa não significa risco zero e sim riscos mais baixos.

Você pode diversificar usando Títulos do Tesouro Direto para sua reserva de emergência e aposentadoria por exemplo.

Existem ativos muito interessantes dentro do tesouro, como pré fixados com altíssima liquidez para emergências e o tesouro IPCA que rende de acordo com a inflação e protege seu poder de compra para uma futura aposentadoria.

 No longo prazo, esses ativos vão fazer muita diferença na sua carteira de investimentos.

Você também pode escolher CDBs que oferecem pelo menos 100% do CDI.

Essa é uma opção interessante para investimentos de médio e longo prazo, o que aumenta ainda mais sua diversificação e entrega uma rentabilidade considerável para o seu dinheiro.

Na Renda Variável essa diversificação muda de acordo com a estratégia de cada investidor.

Alguns são focados em ações, outros em fundos de investimentos, outros no mercado imobiliário, entre tantas outras opções.

As possibilidades são muitas e a sua escolha vai de acordo com seu perfil investidor e com o nível de risco que você aceita correr.

Você pode criar uma estratégia para cada categoria de ativos ou então diversificar entre várias categorias diferentes.

Tudo depende do seu objetivo.

Seguindo essa linha de raciocínio, se você tem um espírito empreendedor, por exemplo, diversificar entre ações e fundos de ações com empresas de segmentos diferentes pode ser uma boa estratégia.

No entanto, se você gosta da ideia de receber aluguéis de imóveis sem a preocupação de precisar lidar com inquilinos ou manutenções, os fundo imobiliários podem ser muito atrativos para a sua carteira.

E você pode escolher entre fundo de tijolo, de papel ou diversificar entre os dois.

Essas estratégias são feitas pelo investidor seguindo a linha de raciocínio dos seus objetivos.

Vale lembrar que o pulo do gato para qualquer diversificação de investimentos é sempre manter uma reserva de emergência.

Nesse caso, dê preferência para investimentos de baixo risco e alta liquidez.

Como diversificar com a segurança da renda fixa e o lucro da renda variável.

Se você quer a segurança da renda fixa mas aceita riscos até certo ponto, existe uma estratégia de diversificação para você.

Antes de tudo, você precisa entender que o ponto mais importante dessa estratégia de diversificação é manter o equilíbrio entre a renda fixa e a renda variável.

Pois é esse equilíbrio que vai te ajudar a manter o psicológico em dia.

Se esse for o seu caso, o ideal é manter a maior parte do seu patrimônio em renda fixa para garantir riscos mais baixos e investir uma pequena parte do seu dinheiro em renda variável.

Existem alguns ativos que podem te ajudar a colocar em prática essa estratégia de diversificação de investimentos.

Os Fundos de investimentos de uma maneira geral são uma boa alternativa, isso porque eles trazem um portfólio extenso de ativos de uma vez só para sua carteira.

Você vai encontrar fundos variados, como por exemplo: Fundos imobiliários, Fundos de ações e até mesmo fundos de fundos.

Além disso, esse tipo de investimento pode ser uma excelente opção para quem está começando a investir em renda variável a entender melhor a variação que acontece no preço desses investimentos.

É importante lembrar que todos os exemplos que você viu aqui não são indicações de investimentos e sim apenas situações ilustrativas para que você entenda como a diversificação funciona e por onde começar a escolher os ativos que vão compor sua carteira de investimentos.

Posso diversificar minha carteira de ativos mesmo investindo pouco dinheiro?

Não só pode como deve!

Toda vez que você quiser começar a investir, defina um objetivo para aquele dinheiro.

Começar a poupar e investir só por ter dinheiro não faz sentido, você deve ter uma finalidade para cada um dos ativos da sua carteira e uma estratégia de diversificação para proteger seu patrimônio.

Mesmo que essa finalidade seja para um prazo muito longo, como uma aposentadoria por exemplo.

Além disso, é muito importante que você siga sempre seu plano de ação e tente diversificar seus investimentos de acordo com as datas de cada objetivo que você criou.

Existem investimentos para todos os bolsos.

No próprio tesouro direto, você encontra opções a partir de R$30,53 e nas contas correntes remuneradas você investe qualquer valor com liquidez imediata.

Vantagens que você ganha ao diversificar sua carteira de investimentos:

  •  Menos riscos e prejuízos;
  •  Mais lucro;
  •  Proteção consideravelmente mais alta de todo seu patrimônio investido;
  •  Facilidade para acompanhar as variações dos seus investimentos;
  •  Mais facilidade e agilidade no acúmulo de capital com consistência no longo prazo;

Se você ainda não começou a investir seu dinheiro e quer entender melhor por onde começar, confira nosso conteúdo Como começar a investir do zero e faça a diferença no seu futuro e no da sua família !

Agora não tem mais desculpas para começar a diversificar e garantir um bom equilíbrio e mais segurança pra sua carteira de investimentos né?!

Então bora começar a aplicar com sabedoria e estratégia, afinal já sabemos que conseguir poupar pouco dinheiro não é motivo para não investir e pensar no longo prazo.

E aproveite pra conferir nosso workshop sobre Criptomoedas!