Precisa de ajuda para conseguir seus primeiros clientes de copy? Neste artigo, vou mostrar o caminho que você precisa seguir para começar.
O que você deve saber antes de conseguir o primeiro cliente
Se você clicou neste artigo, tenho certeza que está ansioso para descobrir o que é necessário para conseguir seus primeiros clientes de copy. Antes de apresentar as estratégias, que tenho certeza que você está morrendo de curiosidade, eu preciso preparar você para o início da sua carreira. Combinado?
Conseguir os primeiros clientes pode ser desafiador e tanto, no começo da sua carreira. Mas, existem algumas lições que você precisa aprender desde já, para começar nessa carreira com o pé direito:
1. Aprenda a lidar com a rejeição
Como você está começando, é importante se preparar para lidar com a rejeição. Sim, no início da sua carreira, você vai ouvir muitos “não”. Pode ser desanimador eu sei, afinal, quem gosta de ganhar um “não” de alguém? Mas, isso faz parte do processo, e você precisa estar preparado, caso queira conquistar seus primeiros clientes de copy.
No começo, muita gente vai ignorar suas mensagens, outras sequer vão abrir sua proposta. Já outros, podem até fechar a porta na sua cara, literalmente. É frustrante? Claro que é, mas é essencial entender que isso não define você.
Se você desanimar com os primeiros “não” que receber, você corre um sério risco de abandonar a profissão logo no começo. Em vez disso, use cada rejeição como aprendizado, que tal? Então, reflita no seguinte: no que eu posso melhorar para conseguir o “sim”?
2. Entenda que o começo pode ser devagar
Na internet, as coisas podem acontecer rápido demais para algumas pessoas, enquanto para outros, o crescimento pode demorar um pouco mais. Muita gente acha que o sucesso instantâneo é uma regra, mas a realidade pode ser um pouco diferente.
Antes de ler esse artigo, talvez você tenha visto pessoas conquistando clientes rapidamente e logo pensou: “Será que isso vai acontecer comigo também?” Sabe o que é mais importante, neste caso? Estar preparado, caso o crescimento seja devagar.
Isso não significa que você está fazendo algo errado ou que não tem potencial para trabalhar nesta área. Para alguns, as oportunidades aparecem logo no início, para outros, é preciso um pouco mais de tempo e esforço para engrenar.
3. Esteja preparado para se vender
Com o surgimento do ChatGPT, e de outras ferramentas de IA ganhando cada vez mais destaque, infelizmente muita gente não acha mais necessário contratar um profissional de copy. Então, além de escrever bem, você precisa saber se vender, e será exatamente isso que vai abrir as portas para você nesta carreira.
Sabe o que faz a diferença? Você mostrar como seu trabalho pode transformar o resultado de uma empresa. Mostre que você entende e conhece o público deles, que sabe criar mensagens que conectam de verdade, e que é capaz de gerar vendas. Se você não fizer isso, adivinha o que vai acontecer? Eles vão optar pelo ChatGPT ou qualquer outra IA, ao invés do seu trabalho.
Deixe claro que nenhuma IA pode competir com sua criatividade e com seu olhar estratégico. Além disso, mostre que o que você faz é único e que nenhuma máquina pode substituir o impacto que você pode gerar.
Como conseguir os primeiros clientes de Copy
Agora que você já entendeu a importância de se preparar para conquistar seus primeiros clientes, vamos se aprofundar no conteúdo?
Então, chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para a prática. Para isso, vou compartilhar com você 10 estratégias que podem te ajudar a dar os primeiros passos, para finalmente conseguir seus primeiros clientes de copy.
Lembre-se, não é preciso aplicar todas as estratégias de uma vez. Escolha aquelas que fazem mais sentido, você tem toda a liberdade para usar as estratégias que achar melhor:
1. Crie um perfil no Instagram
A primeira coisa que você precisa fazer, se quiser trabalhar com copy e atrair muitos clientes, é colocar a cara na internet, literalmente! Nos dias de hoje, estar na internet não é mais uma escolha, é uma obrigação.
Então, crie um perfil no Instagram totalmente voltado para copy. Nesse perfil, você pode compartilhar conteúdos variados relacionados a sua profissão. O objetivo do seu perfil, é mostrar para as pessoas que você entende do assunto, e que pode ajudar elas a resolver os problemas que elas estão passando.
O seu perfil servirá como um cartão de visitas virtual, onde as pessoas poderão ver e acompanhar seu trabalho. Além disso, se quiser, você pode criar um site para mostrar seu portfólio e outras coisas que achar pertinente mostrar.
Portanto, não tenha medo de entrar de cabeça na internet, porque é bem provável que lá você vai conhecer seus primeiros clientes de copy.
2. Participe de comunidades de cursos online
Se você já fez algum curso online, ou adquiriu alguma algum outro infoproduto, certamente deve ter participado de uma comunidade. Independente do infoproduto, os criadores disponibilizam uma comunidade para reunir os alunos. Esses lugares são excelentes para quem está começando nessa carreira. Sabia disso?
Além de serem ótimos para aprender, tirar dúvidas e trocar experiências com os outros membros, essas comunidades são perfeitas para fazer networking. Lá, você encontra profissionais de diferentes áreas que, muitas vezes, precisam de um copywriting ou conhecem alguém que precisa.
Sabe o que é mais interessante? Muitos copywriters conseguem seus primeiros clientes de copy nessas comunidades. Assim que você participar de alguma comunidade, fique de olho nas conversas, interaja com os membros e, quando surgir uma oportunidade, mostre como você pode ajudar.
Não seja tímido! Participe ativamente da comunidade, compartilhe ideias e aproveite o espaço para construir conexões, pois elas podem abrir portas no futuro. Essas comunidades não são só um local para aprender, elas podem te ajudar a crescer na sua carreira.
3. Participe de grupos do Facebook
Além das comunidades de infoprodutos, outra excelente opção é participar de grupos do Facebook. Muita gente diz que o Facebook não está com nada, mas isso não é verdade. Na real, ele está mais vivo do que nunca, especialmente os grupos.
Existem excelentes grupos relacionados a copywriting, que você pode participar. Eles são úteis para aprender, trocar ideias e, claro, fazer networking. Participar desses grupos, poderá abrir oportunidades para você, quando menos espera.
No entanto, não fique apenas observando o grupo, comente, ajude outras pessoas e mostre que você entende de copy. É assim que você começa a se destacar e, quem sabe, consegue fechar seus primeiros trabalhos por lá.
4. Faça prospecção em negócios locais
Sabe aquela loja do seu bairro que você frequenta sempre? Pode ser a padaria, farmácia ou até aquele mercadinho da esquina. Eu aposto com você, que o Instagram deles está abandonado, ou então cheio de posts que não têm interação alguma. É aí que você entra em cena!
A falta de uma boa copy está, provavelmente, impedindo esses negócios de aumentar suas vendas e atrair mais clientes. E adivinha? Você pode mostrar como resolver isso para eles, de forma prática.
Portanto, converse com os donos ou responsáveis e explique como uma copy bem feita pode transformar as redes sociais deles em verdadeiras máquinas de vendas. Mostre exemplos de posts que poderiam ser melhores e apresente soluções.
Seja direto, demonstre como você pode ajudá-los a atrair mais público e converter seguidores em clientes. Negócios locais muitas vezes precisam desse empurrãozinho para perceber a importância de investir em conteúdo de qualidade.
5. Se cadastre em plataformas de freelancer
Uma ótima forma de conquistar seus primeiros clientes de copy é se cadastrar nas principais plataformas de freelancer. É bem comum que empresas e profissionais acessem elas, à procura de um copywriter que possa resolver problemas específicos, e você pode ser a solução que eles estão buscando.
Quando criar o perfil, não esqueça de caprichar nas informações. Mostre que você entende de copywriting e que pode entregar resultados reais para quem contratar o seu trabalho. É importante que o seu perfil transmita confiança e deixe claro como você pode ajudar os clientes a alcançarem os objetivos deles.
Não se preocupe em escolher a plataforma perfeita, o importante é se cadastrar nas principais. Portanto, não esqueça de preencher todas as informações, para deixar seu perfil bem interessante. Isso vai aumentar as chances de você ser escolhido por quem está buscando um copywriter.
6. Melhore conteúdos de outras pessoas
Uma estratégia simples, mas super eficiente, é melhorar os conteúdos de outras pessoas. Tenha o hábito de acessar perfis ou sites de outras pessoas, e analise o que poderia ser feito para melhorar o engajamento e conversão.
Por exemplo, imagine que você encontrou o perfil no Instagram de uma nutricionista, ela criou um carrossel no Instagram, mas ele teve pouquíssimo engajamento. Então, chegou a sua chance de mostrar seu trabalho.
Crie um novo carrossel para ela, destacando porque a sua versão vai performar melhor e como pode ajudar a atrair mais clientes ou seguidores. Envie o material como presente, sem cobrar absolutamente nada.
O objetivo é mostrar que você é capaz de gerar resultados para ela. Quando ela postar e perceber que o engajamento aumentou, as chances dela contratar você são enormes. Afinal, agora ela tem uma prova viva do impacto que sua copy pode trazer.
Mas, eu preciso dar um aviso importante: nem todo mundo vai responder à sua mensagem. Algumas pessoas podem ignorar ou até postar sem nem te agradecer. Isso faz parte do jogo, ok? O importante é que essa estratégia pode abrir muitas portas e render vários clientes de copy que já vão confiar no seu trabalho antes mesmo de fechar o contrato.
7. Tráfego pago
Se você está começando e quer atrair clientes de forma mais rápida, investir em tráfego pago pode ser uma estratégia bastante interessante. Criando bons anúncios, você consegue alcançar pessoas que realmente precisam dos seus serviços de copy, e que dificilmente conseguiriam atingir, se dependesse apenas do tráfego orgânico.
Não se preocupe, não é preciso gastar uma fortuna para isso. Comece com um orçamento pequeno, focando em públicos que tenham maior chance de contratar você. Por exemplo, empreendedores, donos de pequenos negócios ou pessoas que buscam melhorar suas vendas na internet.
O anúncio precisa mostrar valor ao seu trabalho. Para que seu anúncio coverta, é importante usar as estratégias de copy ao seu favor. Além disso, sugiro que crie algo que desperte a curiosidade, isso fará muita gente entrar em contato com você.
8. Seja ativo no LinkedIn
Além de criar um perfil no Instagram, outra rede social que você precisa considerar é o LinkedIn. Se você ainda não está lá, está perdendo uma oportunidade gigante de fazer networking e conquistar clientes. Sabia disso?
O LinkedIn é uma rede social voltada totalmente para trabalho. Lá, você encontra empreendedores, donos de negócios e até grandes marcas, todos interagindo e buscando soluções. E sabe o que é melhor? Diferente do Instagram, no LinkedIn as pessoas já estão em um clima mais profissional, ou seja, o foco é totalmente em trabalho e resultados.
Se você acha que o LinkedIn é só para quem procura emprego, está enganado! Essa plataforma é incrível para fazer networking, e quando as pessoas perceberem que você realmente entende de copy, as oportunidades vão começar.
9. Participe de eventos presenciais
Estar ativo na internet é essencial para fazer networking e atrair clientes de copy, mas sabe o que também faz uma diferença enorme? Participar de eventos presenciais.
A internet é uma ferramenta poderosa, que tem ajudado muitos profissionais a crescerem, mas os eventos presenciais oferecem algo que o online nunca vai substituir: o contato direto. É nesses eventos que você pode criar conexões, conhecer gente nova, trocar experiência e conseguir clientes.
Imagina estar em um lugar cheio de empresários, empreendedores e profissionais que podem precisar dos seus serviços. Esses momentos são oportunidades incríveis para apresentar o que você faz e até fechar negócios.
10. Marketing boca a boca
Por fim, eu não poderia encerrar esse artigo, sem antes falar do marketing boca a boca. Se tem uma estratégia que nunca sai de moda, é o bom e velho boca a boca. Sabe por quê? Porque nada gera mais confiança do que alguém recomendando seus serviços para outra pessoa.
No início da sua carreira como copywriter, é importante impressionar seus primeiros clientes. Faça um trabalho incrível, entregue resultados e, principalmente, crie um bom relacionamento. Clientes satisfeitos são os melhores divulgadores do seu trabalho. Eles vão falar de você para colegas, amigos e até parceiros de negócios.
Você também pode pedir que os clientes indiquem seu trabalho diretamente. Uma simples pergunta como “Conhece alguém que também precisa de copy?” pode abrir portas. Além disso, não subestime a ajuda de amigos e familiares. Eles podem te recomendar para contatos que nem você sabia que precisavam de um copywriter.
Agora é com você!
Neste artigo, você aprendeu formas práticas para conquistar seus primeiros clientes. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
Tenho certeza de que essas dicas abriram sua mente e trouxeram clareza sobre os primeiros passos que você precisa dar para entrar nesse mercado. Mas seus estudos não podem parar por aqui!
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