As 3 principais redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) usadas para negócios pararam de funcionar no dia 04/out/2021. Como resultado, o apagão causou prejuízos para muitos empresários e profissionais que dependem dessas redes para movimentar as suas vendas. Saiba o que fazer para não se tornar dependente de redes sociais em seu negócio.
Para esclarecer, dessa vez a culpa não era do seu roteador ou da sua internet (aposto que você checou para saber se estava tudo funcionando corretamente!). Os aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, tanto para se distrair quanto para fazer negócios (Facebook, Instagram e WhatsApp), ficaram de uma vez só, cerca de 7 horas, fora do ar!
Consequentemente, o prejuízo dessa queda não foi sentido apenas pelo Mark Zuckerberg, que caiu no ranking dos mais ricos do mundo ao perder quase US$6 bilhões em apenas um dia. Além disso, o prejuízo foi sentido por milhares de empresas ao redor do mundo que dependem das redes para gerenciar seus negócios.
Estima-se que ao redor do mundo, as três redes juntas possuem 3,5 bilhões de usuários. E boa parte desses usam as redes em seus negócios locais.
Além disso, muitas pessoas ficaram ansiosas e algumas até desesperadas, já que as redes sociais passaram a ser ainda mais usadas devido à pandemia e ao isolamento social. Para alguns usuários, essas redes se tornaram até um vício e uma válvula de escape.
O apagão das redes sociais
O apagão que ocorreu nas redes da Meta (empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp), se tornou uma evidência de nossa dependência. Ou seja, uma dependência não apenas para os usuários que as buscam para se entreter, mas também para os empresários que usam as redes para fechar negócios.
Em primeiro lugar, temos que lembrar que Mark Zuckerberg tem posicionado suas redes cada vez mais como um canal de atendimento para negócios. Dessa forma, o foco não é ser somente uma rede social e sim, um canal de comunicação e atendimento ao cliente.
Entretanto, não é um canal livre de falhas. Como foi visto no dia 04 de outubro de 2021, momento em que Facebook, Instagram e WhatsApp simultaneamente saíram do ar e deixaram muitos negócios sem o seu principal canal de comunicação com clientes.
Em seguida, um comunicado oficial do Facebook foi emitido, se desculpando pelo ocorrido:
“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços”.
To the huge community of people and businesses around the world who depend on us: we're sorry. We’ve been working hard to restore access to our apps and services and are happy to report they are coming back online now. Thank you for bearing with us.
— Meta (@Meta) October 4, 2021
Contudo, as redes sociais já foram restabelecidas e já podemos utilizá-las normalmente, mas a pergunta que fica é:
Seu negócio está preparado para sobreviver à queda das redes sociais ou de aplicativos?
Restaurantes, serviços de entrega, consultórios, clínicas entre tantos outros negócios tem se tornado cada vez mais dependentes de plataformas de comunicação como WhatsApp, por exemplo. Só que, o que devemos fazer quando essas ficam fora do ar ou se um dia deixarem de existir?
Pensando nisso, preparamos algumas listas de cuidados que devemos ter em relação ao uso dessas redes em seu negócio.
Antes de tudo: seja independente das redes sociais
Sabemos que as redes sociais são a melhor forma de manter um relacionamento com os clientes. Além de ser um ótimo canal para realizar estratégias de marketing de conteúdo! Entretanto, o seu negócio não deve ser construído exclusivamente nas redes sociais.
Surpreendentemente, não é incomum vermos lojas que possuem apenas uma página no Facebook, uma conta no Instagram e não são encontradas de outra forma. Ser dependente dessas redes pode te levar à falência se essas deixarem de existir.
Você imaginava que Orkut um dia acabaria? Se você é das antigas com certeza usou muito essa rede. Mas se você é novo na Internet, é bem provável que nem saiba que ela tenha existido um dia.
Você precisa diversificar suas estratégias de marketing digital e não ser dependente das redes sociais!
Parece óbvio e até clichê, mas muitos negócios ainda não diversificam suas estratégias. A sua comunicação com os clientes não pode depender somente das redes. Mas como diversificar as estratégias de marketing digital? Se liga nessas dicas:
Tenha um site institucional ou um blog.
Estar na internet por meio do seu próprio site é estar aberto o tempo todo (24 horas do dia, 7 dias da semana). Estamos falando de uma fonte de comunicação direta com o seu cliente para tirar dúvidas, enviar uma solicitação, conhecer o seu produto ou o seu serviço ou até mesmo realizar compras em sua loja virtual.
Muitos investem seu tempo mantendo uma loja virtual apenas no Instagram. E quando ocorre falha na plataforma perdem oportunidades de vendas. Você deve usar o seu site como aliado de suas redes sociais!
Seus seguidores do Facebook e Instagram ou seus clientes do WhatsApp podem ser direcionados para um espaço exclusivo. Um local em que você fortalecerá o seu relacionamento e a sua imagem: seu site!
Além disso, ter um blog dentro do seu site pode ser uma boa estratégia para trabalhar o seu funil de vendas. Muitas empresas usam artigos de blog para educar a audiência. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo sempre trabalha os níveis de consciência do cliente!
Estar na internet com seu site ou seu blog ainda possui mais vantagens:
- Fortalecimento da marca;
- Aumento de credibilidade, confiabilidade e autoridade;
- Melhor relacionamento com clientes;
- Aumenta o alcance.
Para aumentar o seu alcance, não se esqueça também de se cadastrar no Google Meu Negócio.
Cadastro no Google Meu Negócio
Que tal usar uma ferramenta gratuita que permita gerenciar a forma como sua empresa local aparece nos produtos do Google, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa? Essa é a promessa do Google Meu Negócio.
Ao se cadastrar, você poderá manter um relacionamento direto com os seus clientes, interagindo, respondendo comentários e dúvidas. Pode inclusive postar fotos dos seus produtos, mostrar o seu serviço ou o seu estabelecimento físico. E o principal: você ser encontrado por novos clientes!
Tenha uma newsletter
Você já sabe que fazer marketing de conteúdo vai além das redes sociais e é uma ótima estratégia para diversificação do seu marketing. Você pode trabalhar com uma newsletter, um boletim informativo, como parte dessa estratégia. Esta pode ser encaminhado por e-mail aos clientes ou ser disponibilizado em seu site.
Mas fique atento: o cliente não quer receber apenas propaganda do seu produto ou do seu serviço ou saber de algum lançamento. Ter uma newsletter não é a mesma coisa que ter uma estratégia de e-mail marketing (mala direta).
O objetivo da newsletter é manter uma frequência de comunicação com seu cliente ou potencial cliente. Isso quer dizer que é preciso definir a periodicidade da sua newsletter. Você pode trabalhar com newsletter diária, semanal, quinzenal ou até mesmo mensal, por exemplo. O importante é ter clareza da persona que irá receber.
[Saiba tudo sobre definição de persona no treinamento Copywriting Express]
O maior erro que se pode cometer é usar a newsletter como desculpa para fazer spam. Encaminhe sua newsletter somente para as pessoas que se cadastraram para receber esse conteúdo.
Lembre-se, o seu objetivo é criar um relacionamento com quem recebe o seu conteúdo. Por isso, não utilize essa estratégia como uma alternativa ao anúncio. Ela deve oferecer um conteúdo útil e de valor, tal como tutoriais, dicas, reflexões, notícias entre outros conteúdos relacionados ao seu nicho.
Marketing de conteúdo não é sobre você, é sobre o seu cliente e as necessidades dele!
E para conhecer melhor o seu cliente e ter um bom relacionamento com ele, invista em sistemas de gestão CRM
Tenha um sistema de Gestão de Relacionamento com Cliente (CRM)
Ter um sistema de gestão CRM (Customer Relationship Management) lhe permitirá aumentar a satisfação do cliente e ainda a fidelização.
Imagina que você seja um restaurante delivery, por exemplo. Como saber todas as preferências de seus clientes, ter controle de todos os seus pedidos (o que comprou, quando comprou e o ticket médio) e como usar esses dados para se relacionar melhor com ele e o tornar um cliente fiel? Somente com um bom sistema de gestão!
Com o CRM você poderá gerenciar todos os pedidos, fazer marketing, criar ofertas personalizadas e o principal: cuidar do relacionamento e estreitar laços.
Você ainda pode trabalhar em conjunto com sistemas de comunicação, como e-mail, SMS (sem depender exclusivamente da sua lista de transmissão do WhatsApp!).
Não importa qual é o seu segmento, conhecer o cliente e se relacionar de forma assertiva com ele é fundamental.
Acima de tudo, se quiser tornar essa relação ainda mais íntima, invista em um aplicativo próprio!
Invista em um Aplicativo próprio
Você já saiu de casa sem o seu celular e voltou só para buscá-lo? O celular tem se tornado cada vez mais uma parte fundamental do dia a dia das pessoas, não é? Alguns dizem até que é uma extensão do próprio braço e que sem ele não consegue realizar as suas atividades diárias.
Vale a pena você estreitar o relacionamento com o cliente por meio de um aplicativo, já que o celular é tão utilizado! E você pode desenvolver o seu app vinculado ao sistema de gestão CRM.
Muitos estabelecimentos já estão desenvolvendo seus próprios aplicativos. Clínicas, restaurantes, consultórios, lojas, entre tantos outros, já perceberam as vantagens de ter o seu próprio app. Vantagens tais como:
- Melhor engajamento dos clientes com a empresa;
- Fidelização dos clientes;
- Gestão e controle de informações que permitam promoções exclusivas e direcionamento de campanhas de marketing e remarketing;
- Aumento de vendas;
- Construção de comunidade e fortalecimento da marca;
- Comunicação direta por meio de notificações do aplicativo, divulgando lançamentos e promoções.
Uma empresa que pensa no futuro não deve depender apenas de uma única estratégia de marketing. Precisa trabalhar seu marketing de conteúdo em diversas frentes para poder aumentar as suas vendas.
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Agora é com você, bora não ser dependente exclusivamente das redes sociais.
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