Está na dúvida se ainda vale a pena ter um perfil no LinkedIn? Neste artigo, vou responder essa pergunta e mostrar como essa rede social pode impulsionar sua carreira.
Ainda vale a pena ter um perfil no LinkedIn?
Quando eu falo a palavra “rede social”, quais são as primeiras plataformas que vêm à sua cabeça? Acredito que você tenha pensado no YouTube, Instagram, TikTok e talvez até no Facebook. Pensamos nessas redes porque elas fazem parte do nosso dia a dia. Mas e o LinkedIn? Onde ele fica nessa história toda? Será que ainda vale a pena criar um perfil nessa rede social?
Sendo bem sincero, vale e muito! Cada rede social tem um objetivo específico, e o LinkedIn não é diferente. Ele não é apenas um “Facebook profissional”, como muitos imaginam. A proposta da plataforma é conectar profissionais e empresas. Enquanto outras redes são mais voltadas para entretenimento, o LinkedIn busca ser um espaço para crescimento profissional, networking e negócios.
Muita gente acha que o LinkedIn só serve para procurar emprego, mas essa é uma visão muito limitada da rede. Na verdade, a plataforma pode ser muito útil para fortalecer sua marca, divulgar seu trabalho, entre outras coisas. Empresas de todos os tamanhos e setores estão presentes lá e só falta você.
Se você ainda não tem um perfil ou se criou e deixou de lado, talvez seja a hora de olhar para essa rede com mais atenção. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, ter um bom perfil no LinkedIn pode abrir portas que você nem imagina.
O que você ganha ao criar um perfil no LinkedIn?
Agora que você já sabe que ainda vale a pena ter um perfil no LinkedIn, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto? Mas afinal, no que exatamente essa rede social pode fazer diferença na sua carreira?
Se você ainda está com dúvidas, eu vou te mostrar os motivos que comprovam como o LinkedIn pode ser uma ferramenta essencial para você.
Então, se você quer entender melhor como essa plataforma pode te ajudar, confira os pontos a seguir:
1. Mostrar suas qualificações profissionais
Como o LinkedIn é uma plataforma voltada para a área profissional, você terá um espaço dedicado para destacar sua trajetória. Então, você terá um espaço para informar sua formação acadêmica, experiências profissionais e até mesmo projetos que tenha participado.
Se alguém pesquisar seu nome no Google, é bem provável que seu perfil apareça entre os primeiros resultados. E sabe o que isso significa? Mais visibilidade para você e mais chances de ser encontrado por recrutadores, clientes e parceiros profissionais.
Outro ponto importante é que seu perfil no LinkedIn pode passar muito mais credibilidade do que um currículo, por exemplo. Afinal, ali estão não apenas suas informações profissionais, mas também suas interações e conteúdos que você publica.
2. Aprender com outros profissionais
Assim como em outras redes sociais, onde você pode adicionar alguém como amigo, e no LinkedIn isso não é diferente. Você pode seguir perfis de profissionais da sua área para aprender com o conteúdo que eles compartilham.
Por exemplo, se a sua área de atuação é medicina, você pode seguir médicos renomados e outros profissionais da saúde, se trabalha com marketing, pode seguir especialistas da área. Independente da sua área, sempre haverá pessoas compartilhando um conteúdo interessante.
A grande diferença entre o LinkedIn e outras redes sociais é que, enquanto no Instagram e no TikTok o foco é voltado para entretenimento, no LinkedIn o conteúdo é mais segmentado e voltado para área profissional.
3. Fortalecer sua marca pessoal
O LinkedIn é um dos melhores lugares para fortalecer sua marca pessoal. Então, se você é sua própria marca, pode criar conteúdos que mostrem sua experiência, conhecimentos e diferenciais. Dessa forma, mais pessoas irão conhecer o seu trabalho e perceber que você é uma referência na sua área.
Agora, se você tem uma empresa ou vende um produto, o LinkedIn também é uma excelente plataforma para destacar sua marca e deixá-la ainda mais conhecida. Você pode compartilhar os diferenciais dos seus produtos, mostrar resultados e contar histórias de clientes satisfeitos.
Antes de criar seus conteúdos, eu recomendo que você pesquise os perfis dos seus concorrentes. Afinal, os conteúdos que funcionam no Instagram e TikTok, não funcionam da mesma forma no LinkedIn. Cada plataforma tem sua característica própria e se você entender isso, vai conseguir se diferenciar e alcançar um ótimo espaço na plataforma.
4. Expandir seu networking profissional
Uma das maiores vantagens do LinkedIn em relação a outras plataformas, é a possibilidade de fazer networking. No LinkedIn, você pode encontrar colegas de profissão, ou até mesmo profissionais de áreas semelhantes à sua. Este é o ambiente ideal para trocar experiências e aprender com quem já tem mais tempo de mercado.
Vamos imaginar que você trabalha como social media. No LinkedIn, você pode se conectar com editores de vídeo, copywriters, designers e outros profissionais que podem agregar valor ao seu trabalho. Essa rede de contatos pode ser essencial para futuras parcerias, indicação de clientes e até mesmo para fechar novos negócios.
Então, aproveite o LinkedIn para expandir seu networking e se conectar com pessoas que podem agregar muito na sua carreira profissional. E como fazer isso? É muito simples, basta comentar, compartilhar e interagir com publicações de outros perfis relacionados ao seu nicho. Assim, dá início para uma interação e quem sabe, o perfil que você está interagindo, pode participar de algum projeto com você no futuro?
5. Acompanhar tendências e novidades do mercado
Assim que você criar seu perfil no LinkedIn, a primeira coisa que eu sugiro é: comece a seguir os perfis famosos do seu nicho. Sabe aqueles perfis que sempre trazem novidades, e compartilham conteúdos relacionados ao seu nicho ? Então, acompanhe o que eles estão postando, veja os temas mais comentados e entenda o que está em alta no seu segmento.
Se esses perfis são referência, pode ter certeza que muitas pessoas seguem eles para se manterem atualizados. Mas aí vem a grande sacada: por que só acompanhar o conteúdo deles se você também pode compartilhar novidades?
Ah, e você não precisa ser um expert para isso, viu. Se você está acompanhando tendências, lendo sobre sua área e vendo o que está rolando no mercado, já pode começar a compartilhar essas informações. Com o tempo, as pessoas vão perceber que o seu perfil também é uma fonte de novidades e vão querer te acompanhar. O LinkedIn não é só um lugar para fazer networking, mas também uma excelente plataforma para se atualizar e ganhar relevância no seu nicho.
6. Compartilhar suas conquistas
O LinkedIn é um local para compartilhar suas conquistas e mostrar sua evolução profissional. Diferente do que mencionei no primeiro tópico, onde você pode preencher seu perfil com suas qualificações e experiências profissionais, agora estou falando sobre algo mais dinâmico: postar no seu feed sempre que alcançar um novo marco em sua carreira.
Vamos imaginar que você trabalha com culinária e acabou de ganhar um prêmio regional. Esse é o tipo de conquista que merece ser compartilhado! Além de ser um reconhecimento do seu esforço, também faz com que seu público enxergue ainda mais valor no seu trabalho. Quem já acompanha você ficará orgulhoso, e quem ainda não te conhece pode se interessar pelo seu perfil.
E isso vale para qualquer área. Se você fechou um contrato importante, foi promovido, participou de um evento relevante ou conquistou algo significativo na sua carreira, compartilhe. Isso não é ostentação, é prova de que seu trabalho tem valor. E no LinkedIn, esse tipo de conteúdo pode abrir ainda mais portas para novas oportunidades.
7. Buscar uma oportunidade profissional
Uma das grandes vantagens do LinkedIn é a possibilidade de buscar novas oportunidades profissionais. Muitas empresas utilizam a plataforma para divulgar processos seletivos e buscar profissionais para ocupar suas equipes. Então, se você está em busca de um novo desafio profissional, estar no LinkedIn pode te ajudar nisso.
Além disso, o LinkedIn não é apenas uma ferramenta para procurar emprego, mas também para ser encontrado. Assim que você criar um perfil bem estruturado e compartilhar conteúdos sobre sua área de atuação, você aumenta as chances de ser notado. Muita pessoas já conseguiram oportunidades por terem um perfil ativo na plataforma.
8. Fazer sociedade
Conforme você for ganhando mais visibilidade na plataforma, as oportunidades começam a aparecer naturalmente. O LinkedIn é uma plataforma voltada para negócios, e nela você pode encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você. Além de expandir seu networking, você pode fechar parcerias e quem sabe, até encontrar um sócio para um novo projeto.
E acredite, isso acontece mais do que você imagina! Muitas parcerias e sociedades começam com uma simples conversa no LinkedIn. Então, não se surpreenda se, em algum momento, alguém te abordar com uma proposta de colaboração.
Mas enquanto isso não acontece, que tal dar o primeiro passo? Em vez de esperar ser encontrado, você pode abordar algumas pessoas. No entanto, tome cuidado para não mandar mensagens para as pessoas de forma aleatória. A melhor coisa é construir conexão, interagir com o conteúdo delas e quando menos você perceber, a conversa vai rolar e o convite vai acontecer.
9. Recrutar profissionais para seu projeto
Muita gente usa o LinkedIn para buscar uma oportunidade profissional, mas você já pensou que também pode fazer o contrário e buscar profissionais para o seu próprio projeto? Se você tem uma ideia em andamento ou precisa montar uma equipe, essa pode ser a melhor rede social para encontrar as pessoas certas.
Então, crie um conteúdo detalhando exatamente o que você precisa. Especifique as competências que o profissional deve ter, explique o que ele fará no projeto e deixe claro os requisitos mais importantes. Quanto mais informações você der, menor será a chance de receber mensagens de pessoas que não têm o perfil que você procura.
E pode ter certeza de uma coisa, você vai se surpreender com a quantidade de pessoas interessadas em fazer parte da sua empresa. Se você souber se posicionar e deixar claro o que está buscando, cedo ou tarde vai encontrar profissionais incríveis que podem agregar muito ao seu projeto.
10. Ser reconhecido como autoridade
E por fim, mas não menos importante, ter um perfil no LinkedIn pode te ajudar a ser reconhecido como autoridade na sua área. Só o fato de você estar presente na plataforma já faz com que as pessoas te enxerguem de forma diferente. Mas por que isso acontece?
O motivo é mais simples do que você imagina: a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no Instagram, TikTok e outras redes sociais focadas em entretenimento. Quando alguém cria um perfil no LinkedIn, é visto como alguém que está levando a carreira a sério, que quer crescer e se destacar no mercado. Mas, claro, não basta só criar um perfil e esperar o reconhecimento.
O grande diferencial é na criação de bons conteúdos. Se você começar a compartilhar bons conteúdos, mais pessoas vão notar seu perfil. Aos poucos, você se tornará referência para quem busca aprender e acompanhar bons perfis. Então, capriche no que você posta, interaja com outros profissionais e continue ativo na plataforma. Quando menos esperar, seu nome será lembrado e você será visto como uma verdadeira autoridade.
Agora é com você!
Neste artigo, você viu que ainda vale, e muito, a pena criar um perfil no LinkedIn. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, que tal criar o seu hoje mesmo? E se já tem, aproveite para revisar e otimizar suas informações para que ele se destaque.
Não sabe por onde começar? Não tem problema. Para te ajudar a dar esse passo com mais confiança, temos um conteúdo exclusivo que vai ensinar o passo a passo de como criar um perfil profissional no LinkedIn da maneira certa.
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