Quer saber quanto ganha um youtuber famoso? Neste artigo, você vai descobrir como eles conseguem faturar tanto no YouTube.
Quanto ganha um youtuber famoso?
Poucos youtubers, têm a coragem de revelar abertamente quanto eles realmente ganham. Tentar adivinhar quanto eles ganham é tempo perdido.
Porque a quantidade de dinheiro que um youtuber ganha, não é muito fácil de calcular. A grande maioria deles tem múltiplas formas de monetização, desde anúncios até parcerias com produtos e por aí vai…
Mas, se você está curioso para saber quanto um youtuber famoso ganha, vou compartilhar com você um vídeo revelador.
O Peter, do canal Ei Nerd, gravou um vídeo onde revela quanto ganha não só o Ei Nerd, mas também nos seus outros canais: Nerds de Negócios, Peter Aqui e TV Cifras.
Esse é um exemplo bastante raro, pois poucos youtubers têm a coragem de revelar seus ganhos de forma tão transparente.
Caso você não tenha assistido a esse vídeo, recomendo que assista para ver na prática como funciona a monetização de um canal de sucesso.
Antes de assistir ao vídeo, leia o artigo até o final, pois existem muitos outros assuntos importantes que eu preciso abordar aqui.
Podemos fazer esse combinado? Eu vou confiar em você, hein! O vídeo é esse aí abaixo, assista ele daqui a pouquinho!
Quanto se ganha no YouTube por visualização?
O ganho de visualizações é calculado com base em dois fatores: o CPM (custo por mil impressões) e o RPM (receita por mil impressões):
– CPM (Custo por mil impressões)
O CPM representa o custo que os anunciantes pagam, por cada mil visualizações de anúncios em um vídeo. Esse valor pode variar dependendo do nicho do canal, da localização geográfica dos espectadores, da época do ano e de outros fatores.
Nichos altamente competitivos, como tecnologia ou finanças, costumam ter esse valor muito maior.
– RPM (Receita por mil impressões)
O RPM é um indicador que mostra quanto em dinheiro o youtuber ganhará a cada mil visualizações. Para calcular o RPM, você divide a receita total gerada no canal, pelo número total de visualizações e depois multiplica por 1.000.
Esse cálculo dará a você, uma visão mais precisa de quanto está ganhando por cada mil visualizações.
Por exemplo, se um canal ganha 200 dólares em um mês e obtém 50.000 visualizações, o RPM será calculado assim:
RPM = (200 dólares/50.000 visualizações) x 1.000 = 4 dólares
Baseado neste exemplo, o youtuber ganha 4 dólares para cada mil visualizações.
O que influencia a renda de um youtuber
A renda de um youtuber pode variar para outro youtuber. Canais com menos visualizações, podem ganhar mais dinheiro do que outros.
Estes são os critérios que influenciam quanto um youtuber poderá ganhar:
Nicho do canal
O nicho do canal influencia diretamente na renda de um youtuber. Canais focados em nichos mais específicos, como tecnologia, finanças, saúde, geralmente atraem mais anunciantes dispostos a pagar mais por anúncios, devido ao público alvo ser mais qualificado.
Canais de entretenimento ou vlog, por exemplo, embora tenham um público mais amplo, os anunciantes costumam pagar menos. Porque esses dois tipos de canais são mais amplos e não nichados.
Quantidade de visualizações
Mais visualizações, significam mais oportunidades para exibir anúncios, resultando em mais receita. Mas não é apenas o número bruto de visualizações que importa, a qualidade dessas visualizações também é levado em conta.
O tempo de exibição, ou watchtime, é um indicador que influenciará diretamente na renda de um youtuber.
Quanto mais tempo as pessoas passam assistindo seus vídeos, maior a probabilidade de verem mais anúncios, o que aumentará a receita do vídeo.
Vídeos com alto watchtime, são mais favorecidos pelo algoritmo do YouTube, aparecendo com mais frequência nas recomendações.
Porque um vídeo que faz as pessoas ficarem mais tempo assistindo, a plataforma enxerga como positivo e passa a recomendar mais o vídeo.
País de origem dos espectadores
Anunciantes em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros países de primeiro mundo, geralmente os anunciantes pagam mais por anúncio.
Isso acontece porque o poder aquisitivo desses mercados é maior, levando os anunciantes a investir mais em campanhas publicitárias.
Os criadores que têm uma audiência vinda desses países, podem obter um CPM (custo por mil impressões) mais alto, resultando em maior receita para cada mil visualizações.
Como monetizar um canal no YouTube
Não sei se você sabe, mas antigamente, para monetizar um canal no YouTube, não era preciso cumprir nenhum critério. Bastava criar um canal e vinculá-lo com o Google AdSense e já iniciava com a monetização liberada.
As mudanças começaram a chegar em 2017. A partir desse ano, o YouTube começou a implementar critérios ainda mais rigorosos, para que a monetização possa ser liberada ao criador de conteúdo.
Agora vou apresentar a você, os critérios que são necessário cumprir, para ter seu canal monetizado:
Ser maior de 18 anos
O primeiro requisito para monetizar um canal no YouTube, é ser maior de 18 anos. Essa regra existe, porque a monetização envolve questões contratuais e financeiras que exige ser maior de idade.
Mas, se você tem menos de 18 anos, ainda é possível monetizar seu canal. Porém, você precisa da ajuda de um responsável.
Um dos seus pais precisará criar uma conta no Google AdSense, eles serão responsáveis em gerenciar seus ganhos e cumprir todas as obrigações legais associadas a monetização.
Ter 1.000 inscritos
Este critério foi estabelecido pelo YouTube, garantindo que todos os canais monetizados tenham uma base mínima de seguidores, para poder começar a ganhar dinheiro com vídeos.
Se você ainda não atingiu essa meta, poste vídeos de qualidade com frequência. Isso ajudará a aumentar seu número de inscritos mais rápido.
Ter mais de 4.000 horas assistidas nos últimos 365 dias
Além de ter 1.000 inscritos, você precisa atingir outra métrica, acumular 4.000 horas de tempo de exibição nos últimos 12 meses.
Atingir 4.000 horas pode parecer uma tarefa difícil, eu até concordo com você. Mas pensa só comigo, ao atingir essa marca, significa que seu canal tem a capacidade de atrair a atenção de um público grande.
Mas lembre-se, é preciso atingir essa marca todos os anos, se não atingir no próximo ano, você corre o risco de ter a monetização suspensa do seu canal.
Ter uma conta AdSense
O AdSense é a plataforma que permite, você receber pagamentos pelos anúncios exibidos em seus vídeos.
Não é possível monetizar um canal no YouTube, se você não tiver uma conta no Google AdSense vinculada ao seu canal. Além de receber pagamentos, através da plataforma, você terá acesso a relatórios detalhados sobre sua receita.
Cumprir todas as políticas e diretrizes do YouTube
Para monetizar seu canal no YouTube, não basta atingir os requisitos de 1.000 inscritos e 4.000 horas de tempo de exibição. É preciso também, cumprir todas as políticas e diretrizes do YouTube, discurso de ódio ou violência, entre outros assuntos, são totalmente proibidos no YouTube.
Mesmo que você tenha cumprido todos os requisitos numéricos, se violar qualquer uma das políticas e diretrizes da plataforma, seu canal não será aprovado para monetização.
Avaliação do canal
Após cumprir todas as métricas necessárias, seu canal passará por uma avaliação. Esse processo é realizado pela equipe do YouTube, verificando se o seu canal atende a todos os critérios, para que a monetização possa ser liberada.
Durante a avaliação, os revisores examinam detalhadamente seu canal por inteiro. Esse processo pode levar alguns dias, ou até algumas semanas. Sendo aprovada, você receberá uma sinalização do YouTube. Caso não seja aprovada, a plataforma irá informar o motivo que a monetização não foi liberada.
E a monetização do Shorts?
Os requisitos de monetização do YouTube Shorts é igual aos vídeos tradicionais, mas diferente num único ponto.
Será preciso atingir a marca de 10 milhões de visualizações públicas de shorts nos últimos 90 dias.
Outras formas de monetização além do AdSense
Não sei se você sabe, mas o AdSense não é a única forma de monetizar um canal no YouTube, existem várias outras maneiras que um criador poderá ganhar dinheiro.
Estão são as principais formas de monetização:
1. Patrocínios
As marcas estão dispostas a pagar um bom valor, para os criadores de conteúdo promover seus produtos em vídeos.
2. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados permite que os criadores de conteúdo ganhem comissões, promovendo produtos de terceiros. Quando um inscrito clica no seu link de afiliado e faz a compra, você receberá uma comissão por cada venda.
3. Venda de produtos
Se preferir, você pode vender seus próprios produtos. Camisetas, ebooks, cursos online, canecas, são alguns produtos que você poderá vender.
4. Lives
Durante as lives, você poderá receber doações dos seus seguidores. O YouTube criou um recurso chamado super chat, que destaca as mensagens dos seus seguidores no chat da live.
Quanto mais o seguidor pagar, por mais tempo a mensagem ficará destacada no chat.
5. Seja membro
O recurso de “ser membro” permite que os inscritos se inscrevam como membros do canal, pagando uma taxa por isso.
Quem tornar-se membro do seu canal, receberá uma variedade de benefícios exclusivos, escolhidos por você.
Agora é com você
Neste artigo, você aprendeu como funciona a monetização do YouTube, viu que um youtuber famoso não vive apenas do AdSense, os grandes criadores tem vários tipos de ganhos.
Bora monetizar seu canal também? Para finalizar esse artigo com chave de ouro, eu quero indicar a você um curso completo sobre SEO. Assim que você dominar essa técnica, as visualizações do seu canal vão disparar, isso ajudará a faturar mais no YouTube.
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