Anúncio Perfeito no Mercado Livre

Como Criar Um Anúncio Perfeito no Mercado Livre

Quer fazer um anúncio perfeito no Mercado Livre? Neste artigo, vou te ensinar como fazer seu anúncio chamar atenção.

Passo a passo para criar um anúncio perfeito no Mercado Livre

Já sei, você criou ou está pensando em criar uma conta no Mercado Livre e não faz a menor ideia de como criar um bom anúncio? Olha, antes de mais nada, é importante ficar claro que você precisa surpreender. Criar um anúncio no Mercado Livre é fácil. Mas criar um anúncio que vende de verdade… aí já é outra história.

Um anúncio perfeito não é só cadastrar o produto e esperar que as vendas aconteçam. Ele precisa chamar atenção, gerar confiança e levar o cliente a finalizar a compra sem pensar duas vezes. Pequenos detalhes fazem toda a diferença, e é isso que separa os vendedores que vendem bem daqueles que ficam meses sem ver um pedido.

Então, chegou a hora de colocar a mão na massa. Vou te mostrar um passo a passo, para criar um anúncio que realmente converta em vendas. Se seguir cada um desses passos, você vai ter muito mais chances de atrair clientes e vender mais:

1. Pesquisa de mercado

Antes de criar seu anúncio no Mercado Livre, sugiro que você esqueça temporariamente que é um vendedor, e adote uma postura de cliente. Combinado?

Então, você vai fazer o seguinte: acesse o Mercado Livre e faça uma busca pelo produto que você pretende vender. Não faça uma pesquisa rápida, viu. Clique nos cinco primeiros anúncios que aparecem no topo da lista.

Leia cada detalhe, observe como os títulos são formulados, que tipo de fotos são utilizadas, como as descrições e as fichas técnicas foram feitas. O objetivo é observar absolutamente tudo! Essa pesquisa inicial é importante para que você compreenda os pontos fortes e as falhas dos anúncios dos seus concorrentes.

Após isso, pegue um papel e caneta e anote tudo que chamou a sua atenção, tanto positivamente quanto negativamente. Essas anotações serão a base para você construir um anúncio superior ao deles.

2. Título do anúncio

Após ter feito a pesquisa de mercado, agora as coisas ficaram um pouco mais fáceis, né? Com as informações coletadas, você já tem uma boa noção do que seus concorrentes estão fazendo. Então, chegou a hora de criar o título do seu anúncio. Lembra dos títulos que você viu nos anúncios dos seus concorrentes? É hora de fazer ainda melhor.

Quando for escrever seu título, tente ser ainda mais específico. Se você notou que seus concorrentes deixaram um detalhe de lado, aproveite essa oportunidade. Por exemplo, se eles não mencionaram o tamanho do produto no título, você pode adicionar esse detalhe no título.

No entanto, o mais importante é adicionar boas palavras-chave. Quanto mais relevante e forte for a palavra-chave, mais a plataforma ranqueará seu anúncio.

Agora você entende como a pesquisa inicial é importante nesse processo? Compreendendo como os consumidores pesquisam os produtos, você estará mais do que preparado para criar títulos que não apenas chamem atenção, mas que também sejam otimizados para as buscas.

3. Adicione boas imagens

O próximo passo na criação do seu anúncio é a escolha das imagens. A imagem é o primeiro ponto de contato do anúncio com seu público. Elas são responsáveis em chamar a atenção e destacar seu produto no meio da concorrência. Para isso, é preciso que as fotos tenham um fundo branco, para garantir que o foco fique totalmente no produto.

Além disso, que tal adicionar informações importantes diretamente nas imagens? Isso vai fazer uma diferença e tanto. Mesmo que seu anúncio seja bem escrito e detalhado, muita gente não vai ler tudo por preguiça ou por falta de tempo. Então, para evitar dúvidas, insira informações essenciais nas imagens de forma objetiva. Dessa forma, o cliente já bate o olho e encontra o tudo que precisa saber.

Outro ponto que preciso chamar a sua atenção: nada de usar as mesmas imagens dos seus concorrentes, viu. Muitos vendedores pegam fotos padrão dos fornecedores ou de outros anúncios, e acaba deixando tudo muito repetitivo. Para sair na frente, adicione fotos diferentes, para passar mais credibilidade e profissionalismo.

4. Vídeo curto

Vamos imaginar que você está diante de dois anúncios do mesmo produto. Ambos têm boas imagens e todos os dois anúncios foram feitos no capricho. Mas tem uma diferença: um deles tem um vídeo que mostra o produto nos mínimos detalhes, enquanto o outro não. E aí, qual deles você escolheria? Provavelmente o que tem imagens, certo? Afinal, um anúncio no vídeo pode ajudar e muito na decisão de compra.

Baseado nisso, que tal criar um vídeo para o seu anúncio? O Mercado Livre permite que você adicione um vídeo curto, e isso pode ser o seu grande diferencial. Por mais que suas fotos sejam bem tiradas, elas não conseguem mostrar o produto em ação. Já um vídeo bem feito, ajudará seu cliente a visualizar melhor o que está comprando.

Mas não adianta fazer qualquer vídeo. O ideal é caprichar para que ele realmente agregue valor ao seu anúncio. Mostre o produto em diferentes ângulos e destaque seus detalhes.

Mas, se você não vê necessidade de adicionar um vídeo no seu anúncio, sem problemas. Mas vale lembrar que adicionar um vídeo em seu anúncio, pode ranquear melhor seu anúncio dentro da plataforma.

5. Característica do produto e descrição

Chegamos a um ponto muito importante do seu anúncio. É aqui que o cliente decide se vai comprar de você ou não. O Mercado Livre disponibiliza dois espaços para você detalhar seu produto: um para as características técnicas e outro para a descrição. Saber usar esses dois campos da melhor forma pode fazer toda a diferença nas suas vendas.

Nas características do produto, você vai preencher informações específicas do seu produto. Como, por exemplo, altura, peso, tamanho e outros detalhes técnicos. Se for um livro, terá um campo para informar o número de páginas. Este espaço ajudará seus clientes a terem informações específicas do seu produto.

Já na descrição, você pode ir além dos detalhes técnicos e trazer informações complementares sobre o produto. Neste espaço, você tem a liberdade de escrever o que quiser. Uma coisa interessante que você pode fazer, é criar um FAQ dentro da descrição, respondendo as principais dúvidas dos clientes.

Perguntas como “Esse produto tem garantia?”, “Qual o prazo de envio? Perguntas como essas podem ser esclarecidas ali mesmo. Embora o Mercado Livre disponibilize um campo para tirar dúvidas, se você já responder às principais dúvidas, poderá acelerar o processo. Além disso, evitará que você tenha que responder perguntas repetidas.

6. Preço competitivo

Quando as pessoas compram algo pela internet, elas analisam várias coisas antes de tomar uma decisão, o preço costuma ser um dos pontos mais importantes. Se elas encontrarem um preço interessante, a chance de passarem o cartão de crédito aumenta e muito. Por isso, ter um preço competitivo pode fazer toda a diferença para se destacar no Mercado Livre, especialmente se você está começando e ainda precisa conquistar seus primeiros clientes.

Uma estratégia interessante é vender seus produtos, a um preço um pouco abaixo do mercado. Isso pode ajudar a atrair as primeiras vendas mais rapidamente. Não sei se você sabe, ao completar 10 vendas na plataforma, sua reputação começa a ser exibida no Mercado Livre. Então, além de aumentar suas vendas, você também estará construindo a sua credibilidade.

Outro ponto positivo dessa estratégia, é que ao conseguir suas primeiras vendas, os clientes podem deixar avaliações sobre seu produto e atendimento. Quanto mais avaliações positivas, maior a confiança dos próximos compradores e melhor será o seu ranqueamento na plataforma. O Mercado Livre valoriza vendedores bem avaliados e costuma recomendar esses perfis para mais pessoas, aumentando ainda mais suas chances de vender.

Com o tempo, conforme sua reputação cresce e você já não é mais um perfil novo, será possível ajustar os preços para um valor mais próximo do mercado sem prejudicar suas vendas. Afinal, agora você já tem experiência e credibilidade, isso vai garantir que novos clientes continuem comprando. Porque agora, você é visto como um vendedor confiável e isso faz toda a diferença.

7. Prazo de envio

Assim como o preço, o prazo de entrega é uma coisa que as pessoas levam em conta. Afinal, ninguém quer esperar um tempão para receber um produto, né? Quanto mais rápido for o envio, maior será a chance de fechar uma venda. Muitas vezes, o cliente até paga um pouco mais caro se souber que o pedido vai chegar rapidamente. Por isso, oferecer um prazo competitivo pode ser um diferencial para se destacar no Mercado Livre.

Percebeu como esse tópico está diretamente ligado ao anterior? Lembra quando falei sobre a importância de atingir um número mínimo de vendas para desbloquear algumas funcionalidades na plataforma? Pois é, isso também se aplica nas opções de envio. O Mercado Livre tem modalidades como FLEX e FULL, que permitem entregas mais rápidas e eficientes.

No entanto, essas opções não estão disponíveis para todos logo de cara. Para ter acesso a elas, é preciso construir uma boa posição na plataforma. O Mercado Livre tem investido pesado no Brasil e está sempre expandindo suas operações para tornar as entregas ainda mais rápidas. Por isso, quanto melhor for sua avaliação como vendedor, maiores serão as chances de ter acesso a essas opções.

Então, procure sempre cumprir os critérios exigidos para melhorar seu perfil e desbloquear essas vantagens. Um bom prazo de envio pode ser um fator decisivo para fechar mais vendas e fidelizar clientes. Afinal, quem recebe rápido e tem uma boa experiência tende a comprar novamente e deixar avaliações positivas.

8. Atendimento ao cliente

Você pode seguir todos os passos anteriores, mas se falhar aqui, pode colocar tudo a perder. É como um time de futebol que joga bem o jogo inteiro, leva a partida para os pênaltis e, na última cobrança, erra o chute decisivo e acaba perdendo o jogo. Muitos vendedores ignoram esse detalhe e acabam perdendo vendas sem nem perceberem.

Por mais que seu anúncio esteja impecável, sempre vai ter alguém que deixará uma pergunta. Pode ser algo que já está na descrição ou até uma dúvida nova. E tudo bem, isso faz parte do jogo. O que você precisa garantir é que a resposta chegue rápido. Se demorar demais, o cliente pode perder o interesse e comprar de outra pessoa. Na internet, ninguém gosta de esperar.

Por isso, torne o hábito acessar seu anúncio ao longo do dia para responder às dúvidas rapidamente. O ideal é conferir de manhã, à tarde e à noite, garantindo que nenhum cliente fique sem resposta. Esse pequeno esforço pode fazer uma grande diferença nas suas vendas.

9. Garantia e devolução

Se você costuma comprar pela internet, já deve saber que existe uma lei que garante ao consumidor o direito de devolver um produto em até 7 dias, caso ele não fique satisfeito. Algumas empresas inclusive, vão além, oferecendo um prazo ainda maior para devolução, com o objetivo de tornar a compra mais segura para o cliente. No entanto, muitas pessoas desconhecem essa regra.

Por isso, um detalhe que não pode faltar no seu anúncio é a informação sobre a devolução. Deixe isso bem claro para o cliente, destacando que, caso ele não fique satisfeito, poderá solicitar a devolução dentro do prazo estabelecido. Isso evita dúvidas e transmite confiança, fazendo com que o cliente se sinta mais seguro para realizar a compra.

Além da devolução, é fundamental informar a garantia do produto. Explique quais são as condições caso ele chegue com defeito ou apresente algum problema. Deixar essas informações acessíveis faz com que o cliente veja que você é um vendedor confiável e transparente.

Talvez você tenha achado isso um pouco óbvio o que falei. Mas porque isso é tão importante? Porque você nunca sabe quem está comprando. Alguns clientes compram frequentemente e já conhecem essas regras, mas outros podem não ter ideia de que possuem esse direito.

10. Opiniões do produto

Uma coisa que aprendi no meu primeiro emprego foi uma frase que nunca mais esqueci: “Quem não chora, não mama.” Essa foi uma lição que ouvi de uma colega muito querida na época em que eu era estagiário, e ela faz todo sentido até hoje. Mas o que isso tem a ver com o seu anúncio no Mercado Livre? Se você não pedir feedback dos clientes, dificilmente eles vão lembrar de deixar uma avaliação.

Na empolgação de receber o produto, muitos se esquecem de avaliar a compra. Mas, se você der um empurrãozinho, as chances de conseguir avaliações positivas aumentam e muito. Um jeito simples de fazer isso é enviando um bilhete de agradecimento junto com a encomenda. Pode ser algo curto, como: “Obrigado por confiar em nossa empresa. Sua avaliação é muito importante. Se puder, deixe a sua avaliação no Mercado Livre”. Esse pequeno gesto, pode fazer toda a diferença.

Se preferir, também dá para pedir a avaliação de forma mais sutil dentro do próprio anúncio. Você pode mencionar algo como: “Após receber seu pedido, avalie sua experiência! Seu feedback me ajuda a continuar oferecendo o melhor atendimento.” O importante é deixar claro para o cliente, que a opinião dele é importante.

Agora é com você!

Neste artigo, você aprendeu o passo a passo para criar um anúncio perfeito no Mercado Livre. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.

Se tem uma coisa que diferencia os grandes vendedores dos demais, é que eles nunca param de aprender. O Mercado Livre está sempre evoluindo, e você precisa continuar acompanhando novas estratégias para estar um passo à frente dos seus concorrentes.

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para você que quer ir além, e quer realmente se tornar um vendedor de sucesso. Nele, você terá acesso a um conteúdo muito mais profundo que o deste artigo.

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