Quer descobrir o melhor nicho no YouTube para você? Neste artigo, você vai aprender 10 passos para ajudar na sua decisão.
Por que escolher o nicho certo no YouTube é tão importante?
Escolher o nicho certo no YouTube é uma das decisões mais importantes para quem está começando. O nicho é quem determina o público que você vai atrair, o tipo de conteúdo que você vai criar e até as oportunidades de monetização que podem surgir no futuro.
Imagine investir tempo e energia criando vídeos, mas infelizmente o tema não agrada o público. Ou ao contrário, você escolhe um nicho pensando apenas na grana, mas ele não desperte o seu interesse, e com o tempo você vai perdendo a vontade em gravar vídeos. Complicado, né?
Mas, com tantas opções disponíveis, como saber qual é o melhor para você? Sim, essa é uma daquelas perguntas que valem um milhão de dólares. No entanto, existem estratégias que podem simplificar essa escolha e garantir que você comece com o pé direito.
Agora que você entendeu a importância de acertar na escolha, vou compartilhar com você os 10 passos para ajudar na sua decisão:
1. Identifique assuntos do seu interesse
A primeira coisa que você precisa fazer, é listar todos os assuntos que te interessam. Pegue um papel, ou abra o bloco de notas no celular, e anote tudo. Gosta de filmes? Futebol? Vídeo game? Então, escreva aí.
Talvez você curta música, tecnologia ou até culinária, não importa o que seja, o importante é colocar tudo na lista.
Sabe por quê? Porque o nicho no YouTube que você escolher tem que ser algo que você realmente goste. Porque criar conteúdo sobre algo que você gosta, vai tornar o processo mais leve e até divertido. Afinal, ninguém quer falar sobre um assunto que dá preguiça, né?
Quando você gosta de um tema, isso transparece nos vídeos. As pessoas percebem sua empolgação e acabam se conectando ainda mais com você. Então, nada de subestimar essa etapa, hein? Liste tudo, sem filtro, porque o primeiro passo para escolher seu nicho no YouTube começa aqui.
2. Quais assuntos você tem mais conhecimento
Agora que você já listou todos os assuntos que te interessam, chegou a hora de filtrar. Então, pergunte a si mesmo: “quais desses temas eu realmente tenho conhecimento?” pergunte também: “quais desses eu já gosto de estudar ou me informar mais?”
Essa etapa é bem importante, porque ter o domínio do nicho no YouTube que você escolher, fará toda a diferença. Sabe, por quê? Se você domina o assunto que está falando, fica muito mais fácil gerar autoridade.
No entanto, você não precisa ser um especialista, mas é importante ter conhecimento o suficiente para criar vídeos. Então, pegue sua lista e marque os assuntos onde você se sente mais confortável para falar, ensinar ou até mesmo opinar. Esse filtro vai te ajudar a focar nos temas certos.
3. Existe um público significativo para esse nicho?
Depois de fazer o filtro na sua lista, agora é hora de analisar o público de cada nicho que você selecionou. Afinal, não adianta escolher um tema super específico, se quase ninguém está interessado nele, concorda?
Então, pense o seguinte: se na sua lista tem um nicho que não tem um público tão ativo, será que vai valer a pena apostar nele? Algo muito segmentado pode até ser interessante, mas talvez não gere os resultados que você espera.
O objetivo é encontrar um equilíbrio: um nicho que você goste e que também tenha pessoas suficientes para manter o seu canal de pé. Isso não significa que você precisa agradar todo mundo, até porque isso é impossível. Mas o público precisa ser significativo o suficiente para justificar o tempo e esforço que você vai investir nos vídeos.
4. É possível ganhar dinheiro com esse nicho?
Agora vamos analisar algo importante: será que o nicho que você está pensando tem potencial para ganhar dinheiro? Não é todo nicho que permite monetizar de várias formas, isso é algo que você precisa levar em conta antes de investir tempo e energia no canal.
Quer um exemplo? Se o seu nicho no YouTube for voltado para o público infantil ou adolescente, pode ser mais difícil vender produtos para esse público. Afinal, esse público ainda não trabalha e não tem poder de compra.
Por isso, avalie se o público do nicho que você está pensando é capaz de adquirir o que você oferece. Se perceber que um nicho da sua lista não tem potencial financeiro, talvez seja hora de eliminá-lo da sua lista.
5. Analise a concorrência
Chegou hora de fazer uma pesquisa sobre os concorrentes que você está considerando. Esse passo é essencial para entender como funciona a dinâmica do nicho, e identificar oportunidades para o seu canal.
Comece pesquisando os concorrentes diretos, ou seja, aqueles canais menores que estão mais próximos de você. Esses canais geralmente mostram como é a realidade para quem está começando. Depois, analise os canais maiores, que já dominam o mercado, para entender como eles se posicionam e quais tipos de conteúdo eles fazem.
Essa análise vai te ajudar a ter uma visão mais clara sobre o nicho, permitirá identificar lacunas e até pensar no que você pode fazer de diferente. Afinal, conhecer bem a concorrência é uma das chaves para se destacar no YouTube.
6. Você consegue produzir bastante vídeos sobre o assunto?
Vamos ser um pouco realistas? Então, responda essa pergunta: você consegue criar uma boa quantidade de vídeos com o nicho que está considerando? Para crescer no YouTube, é fundamental publicar vídeos com consistência.
Por exemplo, se você está pensando em criar um canal de maquiagem, no começo pode ser difícil conseguir produtos de graça das marcas. Será que você vai conseguir comprar novas maquiagens com frequência para gravar vídeos?
Agora vamos imaginar, que seu nicho seja sobre viagens. Você tem condições de viajar regularmente para produzir novos conteúdos? Se o tipo de vídeo que você quer criar exige muito, será que não seria mais interessante removê-lo da sua lista?
Se perceber que alguns nichos exigem mais do que você pode oferecer no momento, não tem problema! Talvez seja melhor eliminar eles da sua lista e focar em algo mais prático para a sua realidade atual.
7. O que você fará de diferente dos outros canais?
Com vários nichos já eliminados da sua lista, agora é hora de analisarmos um ponto importante: o que você vai fazer de diferente dos outros canais para se destacar? Vamos combinar que, hoje em dia, só ter um bom nicho não basta. É preciso trazer algo diferente para impressionar o público.
Uma coisa interessante que você pode fazer, é se inspirar em canais gringos. Através deles, você pode encontrar ideias de conteúdos que ainda não foram feitos no Brasil. Isso pode ser o seu grande trunfo para conquistar um público que busca algo novo.
Se, ao analisar alguns nichos da sua lista, você perceber que não sabe como se diferenciar, talvez seja melhor eliminá-los. Afinal, competir diretamente com canais já consolidados, sem trazer nada de novo, pode dificultar muito o seu crescimento no YouTube.
8. Este nicho costuma ter tendências?
Outra coisa importante que você precisa levar em conta, são as tendências. Existem nichos que estão sempre em alta, cheios de novidades e temas frescos para você gravar vídeos.
Por outro lado, há nichos que não têm muitas tendências. Imagine escolher um nicho onde os assuntos são escassos e que não há quase nenhuma novidade. Pode ser bem mais difícil manter um canal ativo e interessante, concorda?
Então, aqui vai uma dica: faça uma pesquisa e veja se o nicho que você está considerando costuma gerar notícias novas com frequência. Dê uma olhada no YouTube, nas redes sociais e até em ferramentas como Google Trends. Se perceber que o nicho tem poucos assuntos, talvez seja melhor deixá-lo de lado.
9. As marcas gostam desse nicho?
Você sabia que algumas marcas gostam mais de certos nichos do que outros? Pois é, isso faz toda a diferença na hora de monetizar e atrair patrocínios para o seu canal.
Por exemplo, as marcas tendem a evitar nichos polêmicos, aqueles que geram muitas discussões negativas. Isso acontece, porque elas preferem associar seus produtos a temas mais neutros, que reúnam pessoas com interesses em comum, sem tretas.
Nichos como beleza, tecnologia, culinária e educação costumam ser mais atrativos para as marcas. Enquanto política, elas tendem a se afastar. Se o nicho que você está considerando não tem marcas interessadas, por ser muito polêmico, talvez seja a hora de reavaliar.
10. Esse nicho se sustenta a longo prazo?
Por fim, e não menos importante, você precisa saber se esse nicho se sustenta a longo prazo. Existem nichos que são apenas uma moda passageira, algo que está em alta hoje, mas que pode perder relevância rapidamente. Por outro lado, há nichos que permanecem firmes e fortes por longos anos.
Se na sua lista existem nichos que parecem ser tendências momentâneas, talvez seja hora de reconsiderar. Imagine investir tempo e esforço em um canal, e o interesse do público desaparecer em poucos meses. Não vale o risco, concorda?
Um bom nicho é aquele que continua relevante ao longo do tempo, mesmo com as mudanças do público. Para ter uma resposta mais concreta, faça uma pesquisa e descubra como o nicho que você está considerando tem reagido ao longo dos anos.
E o que fazer agora?
Depois de ter lido todos esses 10 passos, recomendo que você pegue sua lista de nichos e comece a eliminar aqueles que não fazem mais sentido para você. Talvez sua lista ainda tenha vários nichos que você goste, e isso não é um problema. Nada impede que no futuro, você crie mais de um canal.
Você sabia que os maiores youtubers do Brasil e do mundo, tem diversos canais? Sim, eles fazem isso para alcançar públicos diferentes e terem sempre uma novidade para apresentar ao público no YouTube. Se eles podem fazer isso, por que você não poderia?
O segredo agora é começar com um nicho, ganhar experiência, e depois expandir quando estiver pronto. O importante agora é dar o primeiro passo. Escolha o nicho que você se sente mais confiante para criar conteúdo hoje, de preferência ao nicho que você domina e que se encaixe nos passos que abordamos ao longo deste artigo.
Agora é com você!
Neste artigo, você aprendeu os 10 passos para descobrir o melhor nicho no YouTube para você. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
O conteúdo deste artigo abriu sua mente, mas seus estudos não podem parar por aqui. Se você quer tomar realmente a decisão certa e começar seu canal com tudo, mas continua com dúvidas, posso te ajudar nisso.
Preparamos um conteúdo exclusivo que vai te ajudar a escolher o nicho ideal. Nele, você vai ter acesso a um conteúdo ainda mais profundo para ajudar na sua decisão.
Então, clique aqui para acessar o conteúdo exclusivo.