Quer saber se é preciso fazer faculdade para trabalhar no Marketing Digital? Neste artigo, vou responder essa pergunta e tirar sua dúvida de uma vez por todas.
A evolução do mercado
Antes de começar a leitura, eu preciso esclarecer algo importante: eu não sou contra o ensino superior. Caso você não saiba, eu sou formado e pretendo em breve, fazer meu segundo curso superior.
Tenho total compreensão, que o ensino superior é um sonho e uma realização pessoal para muita gente. Então, vamos voltar ao assunto do artigo, se é preciso fazer faculdade para trabalhar no Marketing Digital?
Para responder essa pergunta, precisamos olhar o mercado de trabalho nos últimos anos. Antigamente, o mercado de marketing era bem diferente do que vemos hoje.
Com o avanço da internet e o aumento do consumo de conteúdos nas redes sociais, as empresas perceberam que estar online não era mais uma opção, mas uma necessidade.
Eu costumo dizer que, quem não começar a trabalhar com a internet hoje, amanhã vai ter que trabalhar para alguém que começou primeiro.
Antigamente, para ingressar em uma carreira de marketing, era comum fazer uma faculdade em áreas como Publicidade e Propaganda, Administração ou Design. Mas, com o Marketing Digital, as coisas mudaram um pouco…
Vantagens em fazer uma faculdade
Fazer uma faculdade oferece algumas vantagens que podem contribuir para o desenvolvimento da sua carreira no Marketing Digital.
Conheça agora as principais vantagens:
1. Networking
Durante o período acadêmico, você tem a oportunidade de construir relacionamentos com seus colegas, professores, entre outros profissionais.
Esses contatos podem abrir portas para parcerias, oportunidades de trabalho, sociedades entre outros projetos. Além disso, você tem a oportunidade de fazer networking com palestrantes que frequentemente palestram nas universidades.
2. Credibilidade no mercado
Ter um diploma é um sinal de qualificação. Em processos seletivos, especialmente em empresas grandes ou mais tradicionais, ter uma formação acadêmica transmite a imagem de um bom profissional.
Para algumas empresas, o diploma representa um diferencial que pode ajudar você a se candidatar às vagas de emprego mais requisitadas.
3. Maior salário
Depois de ralar duro, estudando longos anos na faculdade, finalmente, a recompensa chega. Ter um diploma de ensino superior pode abrir portas para salários mais altos.
Isso acontece porque, no mercado, um profissional formado é visto como alguém que investiu tempo e esforço para se especializar. Então, as empresas oferecem melhores remunerações para quem tem uma formação, reconhecendo esse diferencial.
Desvantagens em fazer uma faculdade
Nem tudo são flores, apesar de muitos benefícios, a faculdade também apresenta alguns desafios que precisamos levar em conta.
Conheça agora as principais desvantagens:
1. Alto custo
O investimento financeiro para ter um ensino superior é muito alto. Além das mensalidades, existem outros custos, como material, transporte, alimentação, entre outros.
Esse alto custo pode ser um grande desafio, para quem quer começar uma carreira, mas não tem condições para arcar altos custos.
2. Ritmo de ensino lento
O ambiente acadêmico segue um ritmo mais tradicional, com matérias introdutórias e um currículo que avança gradualmente.
Assim como o Marketing Digital que está em constante evolução, alguns cursos podem ficar desatualizados em alguns aspectos.
Muitos assuntos recentes acabam não sendo abordados, porque a grade curricular do curso é mais engessada.
3. Curso longo
Cursos de ensino superior geralmente levam de três a cinco anos para serem concluídos. Esse período pode ser considerado longo para quem deseja aprender e aplicar as habilidades, para começar no mercado.
Durante esse tempo, o mercado pode passar por várias mudanças, e o profissional formado pode se ver com um conhecimento que precisa ser atualizado logo após sair da faculdade.
Afinal, é preciso fazer faculdade para trabalhar no Marketing Digital?
A resposta para essa pergunta é: depende do seu objetivo. Se você almeja trabalhar em uma grande empresa de comunicação, ter uma formação acadêmica pode ser importante para alcançar certos cargos.
Por outro lado, você precisa ficar ciente, que algumas empresas não exigem mais o diploma de ensino superior para ocupar algumas posições no Marketing Digital. Embora a formação superior tenha suas vantagens, como vimos ao longo deste artigo, ela não é um pré-requisito para que você possa trabalhar nesta área.
No entanto, para outras áreas profissionais, a formação superior é indispensável. Não é possível ser médico, sem cursar uma faculdade de medicina, por exemplo.
O Marketing Digital é uma área que valoriza mais as habilidades e resultados, do que diplomas. Muitas empresas estão dispostas a contratar profissionais que demonstram conhecimento e tem um portfólio robusto com bons resultados.
Mas, se o seu objetivo é trabalhar por conta própria e quer construir uma carreira na internet, não será preciso fazer uma faculdade. Para contratar seus serviços, seus clientes não se preocuparão com sua escolaridade, mas se você tiver condições de ajudá-los a atingir os resultados que eles precisam.
Como trabalhar no Marketing Digital sem um diploma?
Se você decidiu que o caminho tradicional da faculdade não é para você, não se preocupe! No marketing digital, existem inúmeras maneiras para construir uma carreira de sucesso. Para isso, você precisa desenvolver uma habilidade, ganhar experiência e continuar se qualificando até ganhar espaço no mercado.
Agora, vou apresentar algumas estratégias para te ajudar a entrar e se destacar nesse mercado:
1. Mergulhe nos estudos
Escolha uma área que você deseja trabalhar e mergulhe nos estudos. Dedique um tempo do seu dia, para estudar por meio de cursos online, tutoriais, blogs, ebooks e vídeos no YouTube.
A internet está recheada de conteúdo que você pode acompanhar. Mas, se você quiser uma forcinha, nós da Cyber Class poderemos te dar uma força! Nossa plataforma está recheada de conteúdos, que ajudarão você a começar no Marketing Digital com o pé direito.
2. Coloque a cara na internet
Para se destacar no Marketing Digital, você precisa mostrar suas habilidades e de que forma, você pode fazer isso? Colocando a cara na internet!
Portanto, você pode criar um blog, um perfil no LinkedIn ou até mesmo um perfil no Instagram, por exemplo. Quanto mais conteúdo você criar, mais seu trabalho será conhecido.
3. Crie um bom portfólio
Um portfólio é o cartão de visitas para quem quer trabalhar no Marketing Digital. Em seu portfólio, você pode informar os projetos que já trabalhou, os clientes que já atendeu.
Além disso, você pode informar toda e qualquer informação que achar pertinente. O importante é demonstrar o impacto e os resultados reais que você já causou e pode gerar para seus futuros clientes.
Se possível, inclua métricas. Informe tudo aquilo que seu trabalho pode gerar de resultado para seus clientes, como aumento de seguidores, taxas de conversão ou alcance de publicações.
4. Acompanhe as tendências do mercado
O Marketing Digital está em constante evolução. Então, você precisa acompanhar blogs mais renomados da sua área, canais de YouTube, podcasts e redes sociais de especialistas para ficar por dentro de todas as novidades.
Isso te ajudará a entender melhor o que o mercado está buscando. Se porventura, você não se atualizar, corre risco de ficar para trás. Então, fique esperto!
5. Participe de grupos e comunidades
Junte-se a grupos e comunidades de Marketing digital, seja nas redes sociais e fóruns. Nestes locais, os profissionais compartilham experiências, tiram dúvidas e discutem as novidades do mercado.
Esses espaços são ótimos para networking e também podem te ajudar a conseguir oportunidades de trabalho. Além disso, participe de treinamentos presenciais, eles costumam agregar muito!
Agora é com você!
Neste artigo, você descobriu o que precisa para começar no Marketing Digital. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática e dar o primeiro passo na sua carreira!
Espero que o conteúdo tenha te deixado empolgado para começar. E se você está pensando em começar sendo um freelancer, posso te dar uma força nisso!
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