Você sabe como criar um funil de vendas no Instagram? Neste artigo, vou mostrar como esta estratégia pode converter seguidores em clientes.
O que é um funil de vendas?
Para te explicar o que é um funil de vendas, eu preciso te fazer uma pergunta importante. Você compraria um produto de alguém, que fica te empurrando o produto o tempo todo?
Eu não compraria, e acredito que você também não. As pessoas amam comprar, mas elas não gostam que alguém fique pressionando elas para fazer uma compra. No Instagram, isso infelizmente acontece e muito. Tenho certeza, que você já deve ter visto vários perfis cometendo esse erro. Essa estratégia, ao invés de agregar, acaba afastando as pessoas da marca.
Para aumentar suas vendas no Instagram, você precisa criar seus conteúdos de forma estratégica. E quando o funil de vendas entra em cena? O funil é uma estratégia que você pode usar para guiar seu público, desde o primeiro contato até o momento que ele se torna seu cliente.
Basicamente, o funil de vendas divide o processo de compra em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Cada etapa tem um objetivo específico e conteúdos próprios, que ajudarão o seguidor a avançar para a próxima etapa do funil
Etapas do funil de vendas no Instagram
Conforme falei anteriormente, um funil de vendas é composto por três etapas. Agora, vou explicar cada uma dessas etapas, para ficar ainda mais claro:
Topo do funil
Esta é a fase onde as pessoas chegam no seu perfil pela primeira vez. Este é o momento que você vai atrair novos seguidores e despertar a curiosidade deles. O objetivo desta etapa, é fazer as pessoas conhecerem sua marca, sem pressioná-las para compra.
Nesta etapa, você não vai vender nada. Combinado? Portanto, foque em fazer um conteúdo leve e informativo. Esses tipos de conteúdos são ideais para gerar uma boa primeira impressão.
Embora não exista um formato ideal de conteúdo para topo de funil, recomendo que você crie reels, porque eles costumam aparecer com facilidade na aba explorar e são mais compartilháveis.
Meio do funil
Avançando mais um pouco, finalmente, chegamos no meio do funil. No meio do funil, o seu foco deve ser o seguinte: manter o interesse das pessoas pelo seu perfil e desenvolver uma conexão ainda mais próxima com elas.
Nesta etapa, você deve mostrar que entende as necessidades deles e oferecer soluções. Esta é a fase para educar, dar suporte e esclarecer dúvidas, preparando o público para a última etapa.
Mas, para isso acontecer, o público precisa enxergar você como autoridade no assunto. Então, isso significa que seu conteúdo precisa ser mais profundo e interessante.
Fundo do funil
No fundo do funil, o seguidor está prestes a tomar uma decisão e você precisa ajudá-lo a fazer isso. Já que ele passou pelas etapas anteriores do funil, ele está mais propício para fazer a compra.
Então, você precisa apresentar sua oferta de forma clara e persuasiva, para que o seguidor se sinta pronto para comprar.
Neste momento, seus conteúdos precisam ser mais diretos, orientando as pessoas de forma clara, como ela conseguirá comprar seu produto. Quanto mais claro for seu CTA, maiores são as chances de você vender no Instagram.
Conteúdos de topo de funil
O topo do funil é onde começa a atração, ou seja, seu objetivo é atrair o maior número de pessoas para seu perfil. Para poder chamar a atenção das pessoas, estes são alguns exemplos de conteúdos que você poderá criar:
1. Conteúdo viral
Aproveite as tendências do Instagram, seja desafios ou novos filtros que estão em alta e crie um conteúdo adaptando ao seu nicho. Se você surfar na onda e aproveitar as tendências, você aumenta a chance do seu conteúdo atingir um grande número de pessoas.
2. Dica rápida
Postar um conteúdo de dicas rápidas, é uma ótima forma de agregar valor e atrair mais pessoas ao seu perfil. Esse tipo de conteúdo funciona bem para chamar atenção, pois entrega algo útil em pouco tempo, ideal para fazer você ganhar seguidores.
3. Memes e postagem de humor
As pessoas adoram memes, eles são responsáveis em fazer as pessoas darem boas risadas ao longo do dia. Por mais que seu perfil não seja relacionado ao humor, apostar nesse tipo de conteúdo pode ser uma ótima estratégia para quebrar o gelo. Se você fizer um reels de humor, por exemplo, certamente vai atrair um grande número de pessoas ao seu perfil.
Conteúdos de meio de funil
O meio do funil é o momento de aprofundar o relacionamento e construir confiança, com as pessoas que chegaram no seu perfil. Estes são os conteúdos que você poderá fazer:
1. Responder perguntas
Responder dúvidas frequentes do seu público, é uma excelente forma de engajar seu público e mostrar que você entende do assunto. Essas postagens ajudam a criar um senso de proximidade e, ao mesmo tempo, construir sua autoridade.
2. Mitos e verdades
Posts de “mitos e verdades” são perfeitos para esclarecer um assunto e derrubar crenças erradas. Com esse tipo de conteúdo, você conseguirá ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu nicho, reforçando sua imagem como especialista.
3. Listar erros comuns
Apontar erros comuns que seu público pode estar cometendo é uma forma prática de educar e agregar valor. Ao mostrar o que eles devem evitar, você ajuda seu público a ter resultados melhores e faz eles terem mais confiança no seu trabalho.
Conteúdos de fundo do funil
Os conteúdos de fundo de funil precisam ser mais diretos, afinal, o público já passou por todas as etapas do funil. Então, eles estão mais propícios a adquirir, aquilo que você tem a oferecer. Estes são alguns exemplos de conteúdos, que você pode fazer:
1. Ofertas especiais
Uma maneira de converter seguidores em clientes é oferecendo algo exclusivo a eles, como um desconto especial ou frete grátis. Esse tipo de incentivo funciona bem para dar aquele empurrãozinho e ajudar eles a realizar a compra.
2. Provas sociais
Mostre como seus clientes estão felizes com o que compraram. Para fazer isso, você pode compartilhar depoimentos ou avaliações positivas que recebeu, isso ajudará a quebrar as objeções daqueles que estão inseguros de efetivar a compra.
3. Postagem de escassez
Crie um senso de escassez, com posts informando que seus produtos estão prestes a acabar, ou que o produto está com estoque limitado. Fazer esse tipo de conteúdo, motivará as pessoas a agirem mais rapidamente. Afinal, tentar comprar um produto que está esgotado, é bastante frustrante.
“Qual conteúdo de funil devo postar primeiro?”
Se você chegou até aqui, tenho certeza que deve ter se perguntado: “qual conteúdo de funil devo postar primeiro?” Não se preocupe, essa não é uma dúvida sua, mas de muita gente. Foi por isso que eu resolvi trazer esse assunto, porque eu não quero que você saia deste artigo sem a resposta.
A resposta para essa pergunta é a seguinte: você deve publicar, mesclando os conteúdos de topo, meio e fundo. Porque todos os dias novas pessoas descobrem seu perfil, e cada uma delas está em uma etapa diferente no funil.
Fazendo isso, você cria uma experiência completa para todos os tipos de seguidores. Um novo seguidor, por exemplo, pode se identificar mais com um post de topo. Enquanto alguém que já te acompanha há um bom tempo pode estar pronto para um post de fundo.
Agora é com você!
Neste artigo, você aprendeu o que é um funil de vendas e conheceu as etapas para montar o seu funil de vendas no Instagram. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática e transformar seu perfil em uma máquina de vendas.
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