Está sem ideia de conteúdo para o Instagram? Neste artigo, você vai descobrir como criar uma gaveta de ideias, que nunca te deixará na mão.
Por que você precisa ter uma gaveta de ideias?
Alguma vez, aconteceu com você de ter que criar um conteúdo no Instagram e bater o desespero, por não saber o que postar?
Se isso aconteceu com você, fique tranquilo, pois acontece com todo mundo. Sim, não vá pensando que os grandes criadores de conteúdo estão imunes a isso. Isso acontece com tudo mundo, literalmente!
Por isso, ter uma gaveta de ideias poderá ser uma grande mão na roda. Sabe, por quê? Ter essa “gaveta” de ideias pronta, vai significar o seguinte: mesmo nos dias em que sua criatividade for embora e não mais voltar, você vai ter o que postar.
Você ainda terá uma série de locais para pegar ideias, para produzir um conteúdo bacana no Instagram de forma constante.
Saber onde recorrer, quando o “branco” chegar, é fundamental. Isso vai evitar a pressão e o desgaste de buscar criar algo novo do zero o tempo todo. Além de garantir que você nunca deixe seu perfil parado. Manter-se ativo é um dos segredos para crescer e engajar seu público no Instagram.
Como sempre ter novas ideias de conteúdo
Pronto, agora que você sabe sobre a importância de ter uma gaveta de conteúdo, um local onde poderá recorrer quando o bicho pegar, chegamos na parte principal do artigo.
A partir de agora, você encontrará os locais onde poderá sempre encontrar boas ideias de conteúdo:
1. Reciclar conteúdos antigos
Reciclar é uma estratégia inteligente que vai te economizar tempo e esforço. Mas, para que ela possa funcionar, essa estratégia precisa ser aplicada de forma correta.
A reciclagem de conteúdo funciona da seguinte forma: você vai revisitar algum conteúdo antigo que performou bem há meses atrás, e vai dar uma nova cara a ele.
Por exemplo, se você criou um post com dicas rápidas sobre determinado assunto, pode pegar o assunto deste conteúdo e transformar em um reels, explicando de forma mais detalhada.
Outra coisa que você pode fazer, é reaproveitar o assunto de carrosséis antigos e transformá-los em uma sequência de stories. O objetivo da reciclagem, é pegar um conteúdo antigo seu que performou bem, e transformá-lo em outro, com uma nova roupagem.
2. Concorrentes
Observar o que os concorrentes estão fazendo é uma excelente maneira de se manter atualizado. Analise quais conteúdos eles recebem mais interação e pense como você pode criar algo semelhante, mas com o seu toque pessoal.
Dê uma olhada nos carrosséis, reels e todos os outros conteúdos. O objetivo é fazer uma análise detalhada, para poder visualizar os tipos de conteúdos que seus concorrentes estão publicando no Instagram.
Fazendo isso, você conseguirá entender, quais conteúdos o público do seu nicho está consumindo. Além disso, fique atento nos comentários que seus concorrentes recebem, lá pode ser uma boa fonte de inspiração também.
3. Tendências do momento
As tendências são uma fonte de ideias praticamente inesgotáveis. Portanto, acompanhe o que está em alta no Instagram e procure adaptar ao seu nicho.
Observe os reels mais populares de pessoas fora do seu nicho. Fazendo isso, você conseguirá entender o que está bombando no Instagram neste momento.
Adaptar seu conteúdo a alguma tendência, aumenta as chances do seu conteúdo ser descoberto por outras pessoas.
4. Transforme as perguntas frequentes em conteúdo
As perguntas e dúvidas que os seguidores compartilham com você, são uma verdadeira mina de ouro. Cada pergunta que você recebe é uma oportunidade de criar um post. Afinal, se uma pessoa tem uma dúvida, certamente ela pode ser dos seus outros seguidores também.
Além de criar posts com respostas sobre uma dúvida específica, você pode criar carrosséis para explicar de forma detalhada, fazer um reels ou até mesmo uma live.
Ter o hábito de responder às principais dúvidas do seu público nos seus conteúdos, aumentará sua autoridade e mostrará que você realmente entende do assunto.
5. Experiências pessoais
Compartilhar suas experiências pessoais é uma ótima maneira de se conectar com o público. Mostrar suas histórias e vivências mostrará seu lado humano por trás do perfil, isso pode gerar identificação.
Nestes conteúdos, você pode falar sobre sua trajetória profissional, desafios que superou ou até mesmo sobre lições que aprendeu ao longo do caminho.
As pessoas se identificam com histórias reais, e ter essa transparência com o público, criará uma conexão forte e duradoura.
6. Buscar ideias em outras redes sociais
Outras redes como TikTok, Pinterest e até mesmo o YouTube, estão cheias de conteúdo que você pode se inspirar.
Mesmo que cada plataforma tenha um público e um formato de conteúdo diferente, essas plataformas podem trazer ideias que você pode adaptar no Instagram.
Por exemplo, ao encontrar uma trend no TikTok, você pode adaptar esse conteúdo para o formato de stories ou reels. Essa diversificação de conteúdo, faz seu perfil se destacar e mantém seu conteúdo interessante e atualizado.
Além disso, você pode pegar ideias do que está em alta nas outras plataformas e criar algo semelhante no Instagram. Fazendo isso, você conseguirá sempre manter seu público na expectativa pelos seus conteúdos.
7. Notícias
Ficar por dentro das notícias relacionadas ao seu nicho, é outro local para pegar ideias de conteúdo. A cada atualização ou novidade da sua área, você tem a oportunidade de criar um conteúdo relevante, para deixar seu público informado em primeira mão.
Por exemplo, se seu perfil do Instagram for relacionado ao direito previdenciário, poderá abordar a mudança nas leis.
Fazendo conteúdos informativos, eventualmente, você acabará mostrando que seu perfil é atualizado e confiável.
Esse tipo de post é ótimo para manter o seu perfil atualizado e engajar seguidores que querem acompanhar as novidades do seu nicho.
8. Experiências do dia a dia
As experiências do dia a dia, podem ser uma fonte de inspiração de conteúdo. Momentos da sua rotina podem ser transformados em temas de conteúdo.
Desde aprendizados, até situações específicas do seu cotidiano, essas pequenas histórias tornam seu perfil mais humano e próximo dos seguidores.
Portanto, não tenha receio de compartilhar algo aparentemente trivial, pois cada detalhe compartilhado do seu dia, gera uma sensação de proximidade com o público.
9. Inteligência artificial
Ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT, podem ajudar você na hora de gerar ideias de conteúdo.
Você pode usar a inteligência artificial para buscar sugestões de assuntos dos mais diversos temas, relacionados ao seu nicho.
Use e abuse da inteligência artificial, porque ela pode dar aquele empurrãozinho que você tanto precisa, nos dias que tiver um branco e não tenha a menor ideia do que postar.
Além disso, use a inteligência artificial para automatizar parte do processo da sua criação de conteúdo.
10. Podcast
Podcasts são uma excelente fonte de informação, mas também podem ser úteis para você criar seus próprios conteúdos.
Ficar atento no que anda rolando nos podcasts relacionados ao seu nicho, pode gerar várias ideias para seus próprios posts.
Você pode pegar algo polêmico que foi comentado em algum podcast e dar sua opinião sobre o assunto. Desta forma, você mostra que sempre está atualizado e tem algo de valor a oferecer para seus seguidores.
Além disso, se você participar de algum podcast, poderá postar alguns cortes em seu perfil. E aí, gostou da ideia?
Agora é com você!
Neste artigo, você conheceu os principais locais que você pode buscar referências, quando estiver sem ideias de conteúdo para o Instagram. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática, bora?
Agora que você está com a cabeça cheia de novas possibilidades, está mais do que pronto para começar a transformar essas ideias em conteúdos.
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