Quer arrasar em suas lives no YouTube? Descubra neste artigo técnicas que ajudarão você a realizar transmissões de sucesso!
Como fazer uma live de sucesso no YouTube
Logo no início desse artigo, eu preciso fazer uma pergunta sincera: “Você está satisfeito com o desempenho das suas lives no YouTube?”
Se as coisas não estão indo como esperado, é normal desanimar e até desacreditar das lives. Mas eu preciso te falar uma parada importante: fazer uma live no YouTube, é uma maneira incrível de se conectar diretamente com seu público.
Mas, tem um porém: para fazer uma live top, requer muito mais do que apenas pressionar o botão “ao vivo” e sair falando.
Se suas lives no YouTube não estão bombando como você gostaria, é bem provável que você esteja falhando no planejamento.
Então, se liga só: a seguir, vou te mostrar o passo a passo de tudo que você precisa fazer para garantir que sua live próxima live no YouTube seja um verdadeiro sucesso:
1. Definição o objetivo
Antes de iniciar suas lives no YouTube, será preciso ter clareza do objetivo que sua live terá. O que você quer alcançar com essa live? É para ensinar algo, entreter, informar, interagir com o público ou talvez promover um produto?
O seu objetivo é quem vai direcionar tudo na sua live, desde o formato até como você vai interagir com quem está assistindo.
2. Escolha do dia da live
A escolha do dia e do horário para sua live é importante para garantir que você possa alcançar o maior número de pessoas possíveis.
A forma mais eficiente de escolher o dia e horário da sua live, é pensando em seu público. Afinal, será preciso escolher um dia que maioria de seus seguidores estejam disponíveis.
Além disso, dê uma olhada no Analytics do YouTube. Ele pode ajudar você a entender quando seus inscritos estão mais ativos na plataforma.
Evite marcar sua live em datas de grandes eventos, ou quando os youtubers famosos do seu nicho costumam fazer live.
Você pode seguir todas as orientações ensinadas neste artigo, mas se escolher a data errada, sua live não atingirá o resultado que tanto espera.
3. Criação do roteiro
Sabe aquele papo de que é só ligar a câmera e sair falando na live? Isso é balela! Ter um roteiro detalhado é o segredo para manter sua live organizada e dinâmica.
Um bom roteiro ajudará a evitar longos períodos de silêncio e manterá o engajamento do público do início ao fim da sua live.
Então, você pode organizar o conteúdo da sua live em blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas, durante toda a live, será preciso interagir com o público em algum momento.
Além disso, prepare pontos de discussão do cotidiano relacionado ao seu nicho. Tenha também em mãos qualquer material de apoio necessário, como slides e vídeos. Porque fazer uma live com você falando do início ao fim, sem ter nada dinâmico, poderá deixá-la cansativa.
4. Divulgue a live com antecedência
Quer ter bastante gente assistindo você no dia da live? Então, todo mundo precisa saber quando você vai estar ao vivo.
Assim como você tem seus compromissos pessoais, seu público também tem. Avisar seu público com antecedência, permitirá que eles possam se organizar para assistir você ao vivo.
Portanto, use suas redes sociais para divulgar sua live, lembre-se de reforçar o dia e horário que a live irá acontecer. Nas publicações destaque o tema e o que o público poderá esperar da live, isso poderá ajudar aumentar significativamente o número de participantes.
Além disso, crie um evento da live no YouTube e compartilhe o link com seu público, para que as pessoas possam ativar o lembrete e já se programar.
5. Avise sua família
Antes de iniciar sua live, será preciso informar sua família ou às pessoas com quem você convive sobre a live. Principalmente, se a live for feita na sua casa.
Ao contrário dos vídeos, que qualquer erro de gravação pode facilmente resolvido na edição, as lives não tem esse recurso. Tudo que for feito na live é feito ao vivo, não podendo ser desvisto nunca mais.
Imagine que você está explicando um assunto muito importante, até que sua mãe entra no seu quarto, ou qualquer outra coisa inesperada acontece.
Então, para garantir que não haverá interrupções inesperadas ou ruídos de fundo durante a transmissão, avisar sua família é fundamental.
Além disso, peça que mantenham a internet estável, evitando atividades que consomem muita banda larga, como downloads pesados ou streaming, porque isso pode comprometer a qualidade da sua transmissão.
6. Teste os equipamentos
Um dia antes da live acontecer, faça um teste completo dos equipamentos, para evitar qualquer gafe técnica ao vivo.
Verifique sua conexão de internet, a qualidade de áudio e vídeo, e se os programas estão todos funcionando corretamente.
Além disso, faça uma live teste privada. Nesta live teste, você poderá ajustar as luzes, som e câmera. Isso ajuda a identificar e corrigir qualquer problema, para evitar pagar mico diante do público.
7. Interaja com o público
A interação com o público é uma das principais chaves para uma live de sucesso no YouTube. Afinal, as pessoas assistem uma live para ter um contato mais próximo com o youtuber que elas tanto gostam.
Então, não esqueça de dar uma atenção aos comentários e perguntas recebidas no chat, isso vai manter todo mundo interagindo em sua live.
Por mais interessante que seja o conteúdo que você estiver entregando na live, reserve um tempinho para responder o público. Afinal, o público está na sua live para ter um contato com você, não esqueça disso.
Toda essa interação vai acabar criando uma conexão mais profunda entre você e seu público, isso vai incentivar que eles retornarem para suas futuras lives.
8. Fique de olho no cronograma
Seguir o plano definido para a live é fundamental. Então, mantenha-se fiel ao cronograma estipulado, para que a live venha ocorrer conforme seu planejamento.
Um dos erros mais cometidos para quem está começando a criar lives é se estender demais. Se você planejou um conteúdo de uma hora de duração, não fará o menor sentindo estender sua live para mais do que isso.
Respeitar o cronograma, ajudará a manter o foco e evitar que a live se estenda mais do que o necessário.
9. Finalize com um CTA
Nunca encerre sua live com um simples “tchau”. Sempre finalize sua live com uma chamada para ação clara, orientando o público do que você quer que eles façam.
Os pedidos podem ser os mais diversos, desde pedir para curtirem o vídeo, se inscrevam no canal, ou visitar seu site para ter mais informações sobre um assunto ou até mesmo comprar o seu produto.
Além disso, você pode incentivá-los a participar de uma discussão em outra plataforma ou inscrever-se em sua newsletter.
Um CTA eficiente é um recurso muito poderoso para converter seguidores e transformá-los em clientes fiéis.
10. Deixe a live privada
Depois que a live acabar, que tal deixar a live privada, e aí já pensou nisso? Eu sei que muitos inscritos não puderam participar da sua live, por conta dos mais diversos compromissos. Então, deixar a live disponível pode ser uma opção interessante, mas não é.
Sempre que disponibilizar a live, qual a razão para eles assistirem ao vivo, sendo que você disponibiliza sempre depois?
Deixar a live privada, deixará eles ainda mais ansiosos para participar ao vivo. Além disso, você poderá postar cortes dos melhores momentos da sua live, isso vai deixar o público ainda mais interessado em assistir suas próximas lives no YouTube.
11. Analise as métricas
Quando a live acabar, dedique um tempo para analisar as métricas fornecidas pelo YouTube. Além disso, observe indicadores como o número de visualizações, duração média da visualização, picos de audiência, e interações como curtidas e comentários. Essas informações são importantes para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado na sua próxima live.
Portanto, use esses dados para ajustar o conteúdo, a duração ou até mesmo o estilo de interação nas futuras transmissões. Essa análise ajudará a otimizar suas estratégias e aumentar o engajamento do público.
12. Planeje sua próxima live
Após analisar as métricas, agora você já sabe o que o público mais curtiu em sua live. Então, bora começar a planejar sua próxima live no YouTube?
Escolha um bom tema, defina os objetivos da live e pense em formas de inovar para manter seu público ainda mais interessado pela sua live.
Além disso, pense na ideia de criar uma regularidade de lives. Isso vai criando uma expectativa no público pelo assunto da sua próxima live e com o tempo o número de participantes só irá aumentar.
Agora é com você!
Neste artigo, você aprendeu tudo que precisa para arrasar nas suas lives no YouTube. Então, chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática.
Se você quer elevar o nível das suas transmissões, eu tenho um segredinho top para te contar. Tem um conteúdo exclusivo esperando por você que vai ensinar tudo sobre o OBS, o software queridinho de quem faz live. Com ele, você vai poder ajustar a qualidade do vídeo, áudio, e muito mais, deixando tudo com uma cara super profissional.
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