Quer aumentar o engajamento das suas lives no YouTube? Descubra dicas essenciais para conquistar seu público.
O que você deve fazer antes das suas lives no YouTube começar?
O sucesso das lives no YouTube acontecem antes mesmo delas começar. De nada adianta eu encher você de dicas se você não se prepara adequadamente para a live.
Por isso, vou apresentar algumas etapas que você precisa seguir para garantir que tudo corra bem:
Defina o objetivo da sua live
Antes de mais nada, é fundamental saber o que você deseja alcançar com sua live. Seja para ensinar algo, entreter ou vender, ter um objetivo claro em mente ajudará a nortear todo o seu conteúdo.
Escolha um tema relevante
O tema da sua live deve atender os interesses do seu público. Faça uma pesquisa sobre o tema mais pesquisado sobre seu nicho, ou pense na possibilidade de selecionar um assunto que seu público pergunta frequentemente.
Um tema bem escolhido vai chamar a atenção do público logo de cara. Além disso, é bem possível gerar muitas interações, perguntas e compartilhamentos, aumentando o alcance e relevância.
Escolha um bom dia e horário
Conhecer os hábitos da sua audiência pode fazer uma grande diferença. Escolha dias e horários em que seu público-alvo esteja mais disponível para participar.
Verifique se existe a agenda de eventos importantes no mesmo dia. Evite também fazer live na sexta-feira e em datas comemorativas. Porque as pessoas costumam ficar pouco na internet nesses dias.
Planeje o roteiro da live, mas seja flexível
Criar um roteiro detalhado para sua live é fundamental para garantir que todos os pontos importantes sejam falados.
No entanto, é importante ser um pouco flexível. Afinal, as lives costumam ser muito dinâmicas e alguns pontos podem não ser falados, mesmo estando no roteiro. Porque, em algum momento da live, será preciso responder a perguntas que forem surgindo.
Avise sua família
Se você fizer a live na sua casa, será preciso avisar sua família que, em determinado dia e horário, vai acontecer a live. Ao contrário dos vídeos, que você pode editar livremente. Nas lives, isso não é possível.
Imagine o constrangimento que poderá causar, se, enquanto você explica um assunto, alguém aparece. Além disso, peça para sua família não fazer barulho, enquanto a live estiver rolando.
Divulgue sua live com antecedência
Use todas as suas plataformas para divulgar sua live, dias ou até semanas antes. Crie também posts atrativos e teasers que despertem a curiosidade do seu público.
Além disso, lembre-se de enviar lembretes conforme a data se aproxima e no dia da live, será preciso caprichar na divulgação também.
Teste os equipamentos
Um dia antes da sua live, é importante testar todos os equipamentos que serão utilizados. Isso inclui câmera, microfone, iluminação e a conexão de internet.
Além disso, faça uma transmissão teste de forma privada, para garantir que tudo está funcionando perfeitamente. Isso ajuda a identificar problemas técnicos que podem ser solucionados com antecedência, evitando pagar mico enquanto a live estiver rolando.
Lembre-se, uma falha técnica pode afastar rapidamente as pessoas, por melhor que seja o conteúdo que será apresentado na live.
Como aumentar o engajamento das suas lives no YouTube
Agora que você já sabe tudo que precisa ser feito antes da live começar, há estratégias específicas durante a live que podem aumentar o seu engajamento.
Conheça as técnicas mais eficazes para manter seu público conectado e participativo do início ao fim da sua live:
Comece no horário exato
Não queira dar uma de estrelinha, combinando um horário e começando a live em outro. Respeitar o horário marcado para o início da sua live é fundamental para construir confiança com seu público.
Isso mostra profissionalismo e respeito com o público. Além disso, iniciar no horário ajuda a gerar uma impressão positiva e pode reduzir a taxa de desistência logo nos primeiros minutos da live.
Interaja com seu público
A interação é a chave para manter o público engajado em sua live. Faça questão de citar o nome de algumas pessoas, à medida que eles entram na live. Além disso, reserve um momento da live para pedir a opinião e responder perguntas.
Lembre-se, a diferença entre live e vídeo é a seguinte: os vídeos não são possíveis de interagir com o público ao vivo, já as lives sim. Portanto, se você vai fazer lives, interagir com o público é fundamental.
Responda perguntas ao vivo
Quer manter o público grudado na tela? Nada melhor do que responder umas perguntas em tempo real. Fazendo isso, você mostra que está ligado no chat, e valoriza a participação do público.
Essa é uma forma de deixar o público mais à vontade. Pensa comigo, quem não gostaria do seu youtuber favorito, respondesse você durante a live? Esse é o impacto que você causará no seu público, eles ficaram felizes ao saber que você respondeu eles.
Mantenha um ritmo dinâmico
Sabe aquela live que parece que não acaba mais? Então, não deixe isso acontecer com a sua! Sua live precisa ser dinâmica. Por isso, vá alternando entre diferentes assuntos, fale alguma curiosidade no meio do conteúdo, uma brincadeira aqui e ali…
O segredo é não deixar a energia da live cair. Mas tem uma coisa importante que preciso chamar sua atenção, a live não pode ser muito longa. Caso a live for muito longa, em algum momento as pessoas vão começar a abandonar ela.
Convide o público a dar a opinião sobre sua live
Enquanto a live estiver rolando, publique um post no Instagram sobre um assunto abordado na live. No finalzinho da legenda do post, faça essa pergunta: “E aí, o que vocês acharam da live?”
Na live, convide o público para ir no seu Instagram assim que a live acabar, para deixar a opinião. Isso não só aumenta o engajamento, como também te dá um feedback instantâneo do que o público achou da live.
Avise da data da próxima live
Você não pode deixar o seu público na mão. Antes de encerrar a live, já solte aquele spoiler: dizendo quando será a data da próxima live! Assim, todo mundo já marca na agenda, com bastante antecedência. Se ainda não tiver a data, fale que eles serão avisados com antecedência na sua rede social sobre a data.
Finalize com um CTA
Para fechar a live com chave de ouro, faça uma boa chamada para ação. Convide seu público a acessar seu site, adquirir seu produto ou baixar seu ebook gratuitamente.
Não existe uma chamada para ação ideal, na verdade, todas são válidas. O intuito é que assim que sua live acabar o público continue acompanhando você.
O que fazer quando a live acabar?
Se você acha que, após a live finalizar, você não terá nada para fazer, você está redondamente enganado.
Após a live acabar, você pode tanto ampliar o impacto do seu conteúdo quanto se conectar ainda mais com o público.
Estas são algumas das estratégias que você precisa fazer quando a live acabar:
Interaja com o público na postagem
Lembra que, antes da live encerrar, você convidou o público a comentar o seu post no Instagram? Após a live acabar, responda aos comentários e perguntas que aparecem nesta postagem para continuar a conversa com o público.
Isso mostra que você valoriza o feedback e a participação do público, além de manter o vínculo mesmo após a live ter finalizado.
Deixe a live offline
Nem todos conseguirão assistir à sua live no momento, por vários motivos. No entanto, eu recomendo que assim que a live encerrar, você deixe ela offline. Assim, você gera no público mais desejo pela sua live.
Afinal, para poder assistir, tem que ser ao vivo. Embora, esse assunto gera muitas interpretações, pense comigo o seguinte: para que assistir à live ao vivo, se você disponibiliza depois?
Poste cortes da live
Dias após sua live ter acabado, você poderá postar cortes de alguns assuntos importantes que foram abordados.
Quem assistiu à live ao vivo, vai poder relembrar dos pontos importantes abordados. Além disso, você vai chamar a atenção das pessoas que não puderem assistir.
Ao assistir aos cortes, eles ficaram ainda mais propícios a assistir sua próxima live, para não perder o conteúdo completo.
Analise as métricas da sua live
Dedique um tempo para analisar as métricas disponíveis geradas pelo YouTube. Verifique o número de visualizações, duração média da visualização, picos de audiência, interações como comentários e curtidas, além de qualquer dado demográfico fornecido pela plataforma.
Essas informações são valiosas para entender o que prendeu a atenção do público, como eles interagiram com seu conteúdo, e quais momentos tiveram maior ou menor engajamento.
Analisar as métricas da sua live é fundamental, para que, na sua próxima live, você seja ainda mais assertivo.
Liste os erros
Agora que você tem acesso às métricas da sua live, será preciso identificar os erros cometidos. Seja crítico e honesto ao avaliar a live. Identifique qualquer ponto que não saiu como planejado ou que poderia ter sido melhor executado.
Isso pode incluir problemas técnicos, momentos em que a live perdeu ritmo, ou partes do conteúdo que não engajaram tanto o público quanto esperado. Reconhecer esses erros é fundamental para melhorar suas futuras lives no YouTube.
Liste os acertos
Da mesma forma, é importante reconhecer o que funcionou bem. Como você tem acesso às métricas da sua live, será preciso identificar os acertos.
Talvez um tópico tenha gerado muita interação, ou sua maneira de apresentar manteve a audiência interessada.
Todos os acertos devem ser notados e considerados como pontos fortes a serem repetidos ou aprimorados nas próximas lives.
Planeje a próxima live
Com base nas análises anteriores, você está pronto para começar a planejar sua próxima live. Planeje minimizando os erros passados e maximizando os acertos. Se fizer isso, eu garanto que sua próxima live será muito melhor do que a primeira e assim vai ser sucessivamente.
Agora é com você
Neste artigo, você conheceu as melhores dicas para maximizar o engajamento das suas lives no YouTube. Chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu.
Se você deseja dar um passo a mais e melhorar ainda mais a qualidade das suas lives no YouTube, quero convidar você a acessar um conteúdo exclusivo que vai ensinar todos os passos para configurar uma live no OBS.
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Boa sorte e sucesso nas suas próximas lives!