Storytelling é uma ótima forma para elevar seu conteúdo de diferentes áreas. Além disso, é útil para criar novas táticas de engajamento, bem como para melhorar a sua narrativa em vídeos, textos e até mesmo posts do Instagram.
Mas você sabe o que é narrativa?
As narrativas não são apenas para contar histórias. Uma narrativa é uma forma de apresentar eventos conectados para contar um acontecimento.
Você pode usá-la de diversas maneiras, e sua construção serve para diversos tipos de texto.
Os elementos que formam uma narrativa são: conceito, a formação da ideia principal e o enredo. Ou seja, um começo, um meio e um fim.
As formas mais populares de narrativa
Se você gosta de ler, com certeza gosta de uma boa narrativa. A narrativa é mais conhecida na forma de escrita literária. Ela mostra que o enredo da história. Acima de tudo, esse enredo é evidenciado em forma de aventura ou romance de seus personagens principais.
E a narrativa está presente na escritas de livros, mas pode ser utilizada em roteiros, blogs e até mesmo em estratégias do marketing digital.
A forma mais popular é o Storytelling.
O que é storytelling
O storytelling é uma técnica de narrativa que aborda uma das formas mais antigas de se passar conhecimento. E até mesmo nos tempos bíblicos essa era a forma preferida para educar.
Hoje, é muito usado um diversas formas como literatura, educação, publicidade, cinema, e também por escritores e roteiristas.
O storytelling tem funções específicas, como informativa, persuasiva, estética e econômica. Mas a principal é o envolvimento.
A arte de contar historias é um ato de comunicação ativa. Isto porque ela envolve o espectador e produz nele uma emoção específica.
Isso faz com que o público se interesse pelo que lhe é apresentado.
Variações de storytelling
Você sabia que existem milhares de formas de se usar o storytelling? As principais formas são:
- Ficções: uso do storytelling para apresentar uma história ou situação ficcional. Usam personagens objetos e acontecimentos que não são reais.
- Marcas: aqui o objetivo é colocar a empresa e seus valores no centro de uma narrativa. Dessa forma seus empregados e investimentos se tornam mais relacionáveis.
- Jornadas pessoais: essa é uma forma de enfatizar a caminhada vital da empresa ou do produto.
- Consumo: aqui os personagens são criados para terem um envolvimento concreto com o produto. O objetivo é o tornar desejável aos olhos do público. Essa é uma forma muito comum de
A narrativa em comunicação
Escrever não é apenas colocar palavras em uma papel. Toda escrita precisa ser analisada e estruturada de forma estratégica. Você precisa pensar sobre sua aplicação para cada situação. Além disso precisa pensar no tempo disponível e também no público.
Isso quer dizer que as histórias não se limitam a apenas uma experiência estética ou artística. A narrativa vai ter como foco central a persuasão. Por isso que ela é uma forte aliada nas estratégias de marketing digital.
Na área de comunicação usamos a narrativa para que algo seja comum a um grupo. A ideia é se conectar e criar um relacionamento com esse grupo.
A narrativa de comunicação é importante para criar uma sintonia com a sua audiência e em grupos de interação. Seja um grupo de redes sociais, telegram ou outros.
Nesse sentido, o storytelling permite que tanto o narrador como a audiência possa viver uma experiência única. Além disso, a compreensão fica mais fácil para ambos.
Storytelling em marketing digital
Você sabia que pode conquistar um público comprador para seus produtos usando o storytelling? Sabe fazer isso?
O primeiro passo é coletar todo o tipo de informação sobre a empresa ou produto que está promovendo.
Você pode pesquisar como surgiu, quais foram as primeiras ideias e a história que marcou a jornada do projeto. Esse material será a base para um storytelling mais autêntico e engajante.
Dessa forma, você fará com que as pessoas se relacionem e acreditem no seu produto mais facilmente.
Redes sociais e storytelling
Redes sociais são redes de relacionamento. E a melhor forma de usar a narrativa nas redes sociais é com a escrita emocional.
Mas o seu desafio não será apenas a construção de um texto. Isso significa que o desafio é construir uma narrativa que se conecte ao seu público.
Nesse sentido, primeiro você precisa identificar quais são as emoções que você quer despertar com o conteúdo do seu post. Você sabe quais são as principais emoções?
As principais emoções positivas são: admiração, inspiração, diversão, esperança, alegria, serenidade e gratidão. Mas você também pode trabalhar com emoções negativas, tais como medo, culpa, ódio, estresse ou até mesmo frustração.
Por sinal, no marketing digital sempre é aconselhado a identificar os medos e desejos da sua persona. Isto porque são emoções que podem ser trabalhadas de forma estratégica para alavancar vendas!
Isso significa que em segundo lugar, você precisa saber com quem está falando. Você precisa conhecer em detalhes seu público ideal, a sua persona.
Todo o seu conteúdo deve estar alinhado com o seu objetivo. É isso que fará com que você se conecte com seu público. Ou seja, despertando o senso de comunidade.
Storytelling em roteiros de vídeo
Você sabe qual é o segredo para crescer no YouTube? É o tempo assistido, o watchtime. E um bom roteiro se baseia no watchtime. Nesse sentido, o objetivo é fazer com que as pessoas vejam seus vídeos do início ao fim, sem pular!
Não importa se é um roteiro de cinema ou até ao discurso de um presidente. Sempre devemos pensar em qual mensagem queremos transmitir neste roteiro.
Por isso, o storytelling é de extrema importância, já que seu principal objetivo é o envolvimento.
Você precisa analisar então:
- Como começar;
- Que mensagem quero passar;
- Como o público vai se conectar com o que estou contando.
Escreva seus conteúdos com a intenção de atrair o interesse do público e mantê-lo focado no que se tem a dizer.
Acima de tudo, lembre-se de sempre usar o storytelling como uma estratégia no seu roteiro, fazendo com que suas palavras se reconectem com as emoções humanas.
Desta forma, a audiência é impactada mais facilmente pelo conteúdo do vídeo e absorve a sua mensagem de forma natural, pois cria empatia pela narrativa.
Tipos de roteiros
Existem vários tipos de roteiros que podem ser trabalhados no YouTube. Nesse sentido, antes de tudo você precisa identificar o tipo de roteiro que quer escrever. Depois você precisará pensar na melhor forma de utilizar o storytelling.
O primeiro é o roteiro de texto direto, que é do tipo que será utilizado para leitura.
Mas nele, você não precisa ficar preso em todas as palavras. Aqui o storytelling irá depender da forma que você irá expressá-lo em seus vídeos.
Além disso, também existe o roteiro de duas colunas, e nele você poderá utilizar uma coluna com as suas falas e a outra com detalhes do vídeo, com ilustrações que devem ser apresentadas.
Nesse modelo, o storytelling se baseará em ambas colunas, trazendo emoções nos aspectos visuais e orais.
E temos também o roteiro de cinco colunas. Esse tipo de roteiro possui mais informações que o de duas colunas. Este, traz o número de cenas, o texto falado, indicação de fonte da fala, letterings e por fim a descrição de cenas.
Isto quer dizer que o storytelling aqui dependerá do texto ou fala emotiva. Além disso, depende também dos ganchos visuais que travarão a atenção do público.
A forma perfeita de usar Storytelling em vídeos
É certo que a primeira coisa que precisamos fazer é pensar em como estruturar o conteúdo. Isso quer dizer que você precisa pensar no que falar, para quem falar e o porquê quer falar sobre o assunto escolhido.
Após ter seu conteúdo estruturado, usaremos o storytelling, trazendo exemplos por meio de uma história emocional, que brinca com os medos e desejos do público.
Mas não se esqueça que você precisa trabalhar na construção de sua mensagem por meio de palavras e ganchos visuais também.
Além disso podemos apelar para instintos básicos. Estes que são responsáveis pelo comportamento, emoções e motivação.
Por isso, seu público responderá positivamente se você recorrer a esses instintos nas suas falas.
Storytelling é sobre a busca por maior legitimidade, é sobre olhar nos olhos do seu público, envolvendo-os.
O seu público estará emocionalmente envolvido com seus conteúdos quando você dominar a arte de storytelling. Ou seja, estarão dispostos a responder ao seu conteúdo.
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