Reserva de Emergência Guardar dinheiro

Reserva de Emergência: como ter esse superpoder em 2024

Porque a tal reserva de emergência, ou colchão financeiro como muitos chamam, é tão importante assim?

Não precisamos ser videntes e nem ler o futuro para saber que em algum momento um perrengue vai acontecer. O pneu do carro fura, o cachorro precisa ir ao veterinário, a torneira da pia começa a vazar e quando você percebe, já era!

Você já imaginou estar preparado para todos esses imprevistos antes que eles aconteçam? Seria como ter o super poder de prever o futuro! Vamos lá, vou te explicar.

A Reserva de Emergência

Tenho certeza que você já ouviu inúmeras vezes que, é sempre bom ter um dinheirinho guardado para ter mais tranquilidade na vida, isso vai te ajudar a passar por momentos como pneus furados no caminho.

Mas vá com calma! A reserva não é pra você pedir lanche na hora da preguiça de cozinhar e nem comprar aquela roupa no cartão de crédito, pelo contrário…

Sua reserva de emergência deve ser utilizada como um escudo protetor, infalível (ou quase) contra dívidas e sustos do dia a dia. Ela deve ser utilizada apenas em momentos de emergência, evitando que você entre na bola de neve dos empréstimos!

Além disso, ela também pode te oferecer suporte em alguns momentos específicos da vida, como por exemplo durante uma transição de carreira.

Ok, já entendi que é pra usar esse dinheiro apenas na hora do aperto. Mas como vou saber de quanto eu preciso para a minha reserva de emergência?

Quanto ter de Reserva de Emergência

Para estar protegido nos momentos de necessidade não basta poupar um ou dois meses de salário, você vai precisar de um pouco mais do que isso.

O recomendado é de seis a doze meses do seu custo de vida mensal, para garantir que caso você perca o emprego ou seu negócio não fature como o planejado, você conseguirá se manter sem maiores problemas ao longo desses meses.

Quando a tempestade passar, respire fundo e volte a poupar para recuperar as forças da sua reserva de emergência.

Como saber qual é o seu custo de vida

Para calcular seu custo de vida, você vai precisar de um aplicativo de anotações, bloco de notas do celular, Google Cocs ou até mesmo papel e caneta para os mais tradicionais.

Anote quanto foi o seu salário assim que receber, já com descontos se você for CLT.

Depois anote todos os gastos fixos que você sabe que irão chegar até o fim do mês mesmo que os alienígenas invadam a terra, como conta de água, conta de luz, internet, aluguel, condomínio e tudo que você encontrar de fixo no seu orçamento.

Agora que você já sabe o gasto fixo, precisa descobrir o variável, aquele que nem todo mês é igual.

E para isso basta anotar tudo que gastou no dia durante o mês e não se esqueça de anotar também a forma de pagamento (crédito, débito, pix, dinheiro, etc.).

Quando finalmente o fim do mês chegar, basta somar tudo o que saiu.

TCHANAM!

Você acaba de descobrir seu custo de vida, agora é só multiplicar esse valor por seis ou por doze e você saberá de quanto precisa para a sua reserva de emergência.

No começo pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada, mas no final das contas você não vai nem perceber que está anotando pois fará parte dos seus hábitos ter controle da sua vida financeira.

Agora que você já descobriu de quanto precisa, tem mais uma coisinha que eu queria te falar…

Onde guardar a Reserva de Emergência

Não devemos guardar a reserva de emergência, ok?

E nesse momento você deve estar com uma interrogação na testa, sem entender nada lendo essa frase e pensando:

“Mas você acabou de dizer que eu preciso de uma reserva de emergência, e agora diz que não devo guardar a reserva?”

Calma lá !

Realmente, não devemos guardar a reserva de emergência ou qualquer dinheiro que nos sobre, mas sim investir !

Quando investimos nosso precioso dinheiro, é como se colocássemos ele para trabalhar por nós! Assim, ao longo do tempo ele rende e nós atingimos nossas metas muito mais fácil.

Se você apenas guardar o dinheiro, ele ficará lá, de férias no seu lugar e sem te ajudar a conquistar seus objetivos.

Como esse dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento, você precisará investir em algum ativo com liquidez diária ou imediata.

Isso quer dizer que, se você precisar usar seu dinheiro e pedir o resgate do investimento ele estará disponível na sua conta em 24 horas, o que chamamos de D+1, ou no caso de resgate em feriados nacionais e sextas-feiras ele cairá no próximo dia útil.

A liquidez imediata é encontrada em contas correntes remuneradas, elas são encontradas em bancos digitais e o resgate pode ser feito a qualquer momento 24 horas por dia.

Além disso, procure por riscos baixos, mesmo que isso afete sua rentabilidade.

Já ouviu aquela máxima? Melhor um pássaro na mão do que dois voando, então, com a sua reserva é assim também.

Ela precisa render um pouquinho para te ajudar, porém com o menor risco possível. Já pensou precisar da reserva e ela não estar mais lá?!

É por isso que investimentos como CDBs, Tesouro Selic e contas digitais remuneradas são algumas das opções mais indicadas para esse caso.

Fique atento ! Alguns CDBs não possuem liquidez diária e podem acabar prendendo seu dinheiro por mais tempo do que você deseja, por isso é muito importante que você pesquise sobre antes de sair investindo seu dinheiro por aí.

Talvez você tenha achado esse negócio de reserva de emergência e investir muito trabalhoso e pense em desistir. Então aqui vão mais alguns motivos pra ter uma reserva de emergência

1- Fugir das dívidas

Quando não estamos financeiramente preparados para um imprevisto é quase que automático pegarmos um empréstimo, seja com o banco, um amigo ou até mesmo um familiar.

E quando nos deparamos com uma dívida podemos acabar entrando em outras na hora do desespero de quitar a primeira, começando assim uma bola de neve de juros.

Além da dívida, você corre o sério risco de ficar inadimplente, ou seja, não conseguir pagar o que deve e aí a coisa fica feia!

Se você nunca contraiu uma dívida, com certeza conhece alguém próximo que já passou por isso, e sabe bem do que estamos falando.

A questão é que esse tipo de situação não afeta apenas o nosso bolso ou o nosso dia a dia, mas também o nosso psicológico, podendo levar a problemas mais graves.

[Saiba mais: 10 Passos para sair das dívidas de uma vez por todas]

Então corre que ainda dá tempo de construir a sua reserva de emergência e evitar todo esse transtorno.

A verdade é que imprevistos são totalmente previsíveis, nós apenas não sabemos quando irão acontecer e a reserva de emergência é o seu superpoder de prever o futuro.

2- Momentos difíceis

Tenho certeza que você já passou um perrengue daqueles difíceis de acreditar, como por exemplo perder o emprego, descobrir uma gravidez sem ter um ganho fixo, alguém da família precisa de um tratamento de saúde, o carro que você usa para trabalhar e levar os filhos na escola quebrou e você não tem dinheiro para o concerto, entre outros inúmeros acontecimentos que aparecem no nosso caminho.

Por isso sua reserva de emergência com no mínimo seis meses do seu custo de vida é tão importante.

Por isso é importante fazer um bom planejamento financeiro!

Passar por tudo isso tendo um amparo financeiro, por mínimo que seja, e sem entrar em dívidas, aí fica um pouco mais fácil!

3- Transição de carreira

Bom, que muitas pessoas trabalham com algo que não gosta e passam a vida reclamando do chefe chato ou que nunca recebem o reconhecimento que merecem você já sabe, e pode até ser que você seja uma dessas pessoas que está infeliz no emprego atual.

Então que tal poder se dedicar ao que gosta de fazer, ou até mesmo criar seu próprio negócio?

Seria como um sonho!

Ser seu próprio patrão e poder trabalhar com paixão por aquilo que faz pode ser uma realidade para quem tem uma reserva de emergência.

Afinal, sem salário fixo você vai precisar de dinheiro para cobrir seus custos de vida até seu negócio dar certo.

4- Autônomo: o famoso freela

Só quem tem o próprio negócio sabe e trabalha pra si mesmo sabe como é bom a liberdade de ser seu próprio patrão, porém existem algumas pedras no meio do caminho desses trabalhadores que conseguem realizar os próprios sonhos que só quem já viveu sabe.

O negócio é o seguinte, quando somos autônomos não temos a estabilidade financeira igual a de um trabalhador clt, ou seja, não temos um salário fixo e esse fato pode nos trazer alguns perrengues no caminho.

Vai que no mês seguinte o faturamento não é como o desejado, ou então algum material de trabalho dá defeito e você precisa repor.

E olha que esses são exemplos mais simples de tudo que pode acontecer na vida de um freela.

Por essas e outras é que a reserva de emergência pode ser a sua fada madrinha, garantindo que você irá manter seu negócio fluindo e que suas contas serão pagas sem maiores dores de cabeça.

5- Aprender a investir

Bom, você já entendeu que seu dinheiro pode trabalhar pra você e com isso suas metas podem ser alcançadas mais rápido.

Então porque não começar a entender esse universo dos investimentos começando pela reserva de emergência?!

Você pode pesquisar algumas opções mais conservadoras, ou seja, que tem menos riscos como o Tesouro Selic por exemplo.

Assim como você empresta dinheiro para o banco e paga juros, quando você começa a investir, quem recebe esses juros é você!

Parece interessante não é? Ver a bola de neve das dívidas se transformar na bola de neve mágica dos juros compostos.

Aqui vai uma dica bônus:

Para começar a poupar para sua reserva e investir uma das coisas mais importantes é a FREQUÊNCIA.

E para garantir o mesmo valor todos os meses você pode criar um boleto pessoal, com seu nome e data de vencimento.

Será sua conta mais importante a ser paga, por isso, assim que receber você já corre para pagar como faria com outras contas do dia a dia e pronto.

Você estará investindo todos os meses o mesmo valor e fazendo seu dinheiro trabalhar para você !

Agora que você ganhou o superpoder de prever o futuro e sabe o que te espera daqui pra frente, tá na hora de pôr a mão na massa e montar a sua reserva de emergência.

Perrengues? Nunca mais !

Já aproveita pra mandar esse conteúdo para aqueles amigos que vivem te pedindo um dinheirinho emprestado para pagar os boletos no final do mês e compartilhe seu super poder com mais pessoas!