sair das dívidas Carteira vazia e cartões de crédito

Como começar 2024 sem dívidas!

Conheça 4 passos que vão te ajudar a iniciar o ano com mais tranquilidade financeira e sem dívidas.

Nada melhor que começar um novo ano com o pé direito, não é mesmo ?

Sem preocupações financeiras, boletos atrasados ou aquele peso da fatura do cartão de crédito após os presentes de natal.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo que vai te ajudar a passar pelas festas de fim de ano e começar janeiro com segurança financeira e o mais importante SEM DÍVIDAS.

Mas antes de começar, preciso que me responda uma coisa.

Você sabe realmente o que significa estar endividado na prática?

Bom, estar endividado não quer dizer que você esteja com alguma parcela em atraso e é muito importante que saiba disso antes de conferir as dicas que separamos pra você.

Isso quer dizer que, quando temos parcelas para pagar, seja do cartão de crédito, de um carnê de loja, do carro ou da casa, entre outros exemplos, você já fez uma dívida.

Quando deixamos de pagar essa parcela e passamos a dever aquele valor em atraso ficamos inadimplentes.

Então fique atento!

Não é porque você está com as contas em dia que não possui dívidas a pagar.

Agora que você já sabe o que significa estar endividado, vamos começar com as dicas para não se meter em “furadas” nesse final de ano.

Planejamento financeiro 

Com toda certeza esse é um dos pontos chave para se manter longe de novas parcelas.

Digamos que, não só para evitar dívidas mas também para alcançar metas financeiras pessoais como aquela viagem com a família ou um jantar com amigos.

Não importa o que seja, se envolve dinheiro e é algo que você deseja ou precisa é uma meta financeira. Esse planejamento precisa ser feito com calma e você pode usá-lo de diversas maneiras, inclusive para planejar o seu ano todo !

Ficou interessado em como organizar suas finanças para 2024 né? 

Você pode conferir esse conteúdo aqui no blog Como fazer um planejamento financeiro rápido, fácil e prático, mas antes vamos terminar este aqui.

Como fazer um planejamento financeiro?

Fazer o planejamento para o final de ano é uma tarefa simples, porém exige um pouquinho de esforço. A primeira coisa a se fazer é definir se você irá presentear alguém, inclusive você e separar um dinheiro específico para isso.

Vamos supor que você tem R$400,00 reais para os presentes de natal e vai presentear 5 pessoas. Divida esse dinheiro por cinco e você saberá a quantia que  pode gastar com cada presente.

A segunda forma de fazer isso é definir se alguns presentes podem ser mais caros do que outros, por exemplo:

Você presenteia sua mãe e seu pai com presentes mais especiais e escolhe presentes mais simples para o restante da lista.

Nessa época do ano tudo o que mais queremos é uma boa ceia de natal com a família reunida e uma festa de ano novo para comemorar o início desse novo ciclo. Mas é preciso tomar cuidado, principalmente quando somos os anfitriões dessas festas.

Para garantir que tudo esteja perfeito e seja mais especial do que nunca sem pesar no bolso de ninguém, converse com todos os convidados e divida o valor do que será gasto nesse evento tão especial. Você também pode criar um grupo e sortear os pratos e bebidas que cada convidado irá levar.

Dessa maneira todos participam igualmente e ninguém sairá “com uma mão na frente e outra atrás” preocupado com o cartão de crédito no próximo mês.

Continuando nessa vibe dos cartões de crédito, vamos para a segunda dica dessa lista.

Evite parcelar tudo no cartão de crédito

Esse camarada chamado cartão de crédito pode sim ser seu maior aliado em muitos momentos, inclusive durante as festas de final de ano e viagens de férias no verão.

Mas tome cuidado com a EMPOLGAÇÃO! Usar a função crédito pode ser mais que interessante, principalmente quando temos planos de pontos, milhas e cashback.

E é agora que vem aquele “MAS”…

Se o uso do cartão, mesmo com esses benefícios que ele pode trazer não for planejado e as comprinhas forem feitas no impulso você poderá acabar com um baita problemão.

Então use a dica anterior para planejar o uso do seu queridinho cartão de crédito e fazer compras conscientes e inteligentes. Gaste apenas o valor que você definiu antes e nunca se esqueça de negociar!

A próxima dica vai para aqueles que já começaram a colocar os pés na jaca em 2021.

Negocie as dívidas que já foram feitas

A maioria das pessoas já têm algum tipo de dívida por menor que ela seja e lembrar disso no meio da ceia de natal é como encontrar um pedaço de carvão ao invés de doces e lembrancinhas nas meias de natal penduradas na janela.

Convenhamos que seria mágico iniciar 2024 sem nenhuma delas tirando seu sono já no primeiro dia do ano, né?! 

Ou pelo menos sabendo que tudo já está planejado e organizado para que elas não sejam mais um problema.

Pensando nisso, vamos te mostrar 2 estratégias para reduzir ou acabar de uma vez por todas com essas pedras no sapato.

Estratégia 1 –  Pague as dívidas de uma vez por todas por um precinho camarada

Vamos lá, se você possui dívidas grandes como empréstimos, cheque especial e fatura atrasada esse é o seu momento. Você pode negociar o valor total da dívida e quitá-la num preço bem mais acessível e próximo do original.

Se você tem mais de uma, vale a pena conferir qual delas tem os juros mais altos e pagar essa primeiro.

A regra é clara:

Quanto mais alta a taxa de juros mais rápido a dívida cresce.

Além disso, o SERASA realiza alguns feirões limpa nome durante o final do ano para ajudar pessoas endividadas ou inadimplentes a entrarem em contato com as instituições e resolverem esse problemão de forma fácil, rápida e totalmente online.

Estratégia 2 – Pague parcelas que cabem no seu bolso e tire o atraso das dívidas

Se pagar a dívida completa não cabe no seu orçamento nesse momento tenha calma, ainda existe uma alternativa que vai te tirar do sufoco. Nesse caso você deve entrar em contato com a instituição para a qual você deve e renegociar o valor das parcelas.

É importante tomar cuidado com essa negociação, afinal parcela mais baixa não significa dívida menor.

Preste atenção nos preços e na quantidade de parcelas, essa conversa precisa terminar em:

  • Número de parcelas igual ou menor do que o definido quando a dívida foi feita.
  • Valor das parcelas menor do que o original e que caiba no seu orçamento mensal.

Esse passo é muito importante para saber se estão “te passando a perna”  na hora de pagar o que deve.

Muitas vezes a parcela acaba ficando com um valor mais baixo, mas o número de parcelas aumenta e você paga mais do que devia antes.

Atenção: Só feche negócio se o valor final das parcelas realmente couber no seu bolso e você souber que vai conseguir pagar todo mês, caso contrário você corre sérios riscos de não conseguir mais negociações naquela instituição.

Agora que você já sabe quais são as opções para tirar a corda do pescoço, vamos para o nosso último passo.

Comece sua reserva de emergência

Tenho certeza absoluta que você já ouviu falar nessa tal reserva de emergência por aí e sim ela é uma das coisas mais importantes na vida de quem deseja sair do fundo do poço dos boletos de uma vez.

Acontece que a reserva de emergência como o próprio nome já diz vai te proteger de gastos inesperados em momentos críticos como por exemplo um filho doente ou um carro quebrado.

Essas emergências que aparecem no meio do caminho são completamente previsíveis, afinal você sabe lá no fundo que uma hora alguma coisa inesperada vai acontecer, só não sabe quando.

E quando a emergência aparecer você estará blindado contra dívidas inesperadas.

Sua reserva deve conter de seis a doze meses do seu custo de vida, que é o valor que você precisa para viver.

Ela deve ser usada apenas em casos de EMERGÊNCIA, por isso nada de delivery ou qualquer outro gasto com esse dinheiro hein!

Você pode investir esse dinheiro no tesouro direto, CDBs ou até mesmo nas contas digitais remuneradas, o importante é que a liquidez seja diária para que você possa resgatar esse dinheiro a qualquer momento e o risco do investimento deve ser baixo.

Estipule um valor mensal para adicionar a sua reserva, pode ser qualquer valor 10,20,30 reais, o que realmente importa é dar o primeiro passo em direção a liberdade e cumprir com esse compromisso como com qualquer outro boleto, você não vai se arrepender.

Não tem mais desculpas para não mudar sua vida financeira a partir de agora e sair das dívidas de uma vez por todas! 

Só você tem o poder de mudar o seu futuro e pra que isso aconteça basta ter um pouco de planejamento, disciplina e seguir as dicas que ver por aqui !

Quer mais dicas sobre como sair das dívidas? Então você precisa conhecer os 10 passos para sair das dívidas uma vez por toda!

E se precisar limpar seu nome no SERASA, clique aqui.